Rk Motors
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
É preciso adotar alguns cuidados importantes ao zelar pela sua moto, se você realmente a quer por mais tempo com você - em vez de dividi-la sempre com o mecânico.

7 cuidados importantes com sua MOTO!

Publicado em 31/05/2021, por RK Motors

É preciso adotar alguns cuidados importantes ao zelar pela sua moto, se você realmente a quer por mais tempo com você - em vez de dividi-la sempre com o mecânico.

paisagem com motoqueiro

Quem tem uma moto sabe o quanto é difícil deixar de “rodar” por aí com ela. Seja para trabalho ou lazer, a moto já é um veículo bem popular no Brasil, seja pelas condições de compra e preço (bem mais baratas e acessíveis que um carro), pela agilidade que propõe ao usuário no dia a dia, pela praticidade em meio a grandes congestionamentos ou ainda pelos seus estilos, que agradam aos mais variados gostos.

Segundo um levantamento realizado pela unidade de veículos, imóveis e serviços do Mercado Livre, a intenção de compra aumentou em 40% em pleno ano de pandemia. A pesquisa foi realizada com base no comportamento dos usuários da plataforma, entre os meses de março a novembro de 2020.

Ainda conforme a pesquisa, a modelo mais desejada foi a “Honda CG 150 Titan”, seguida pelas motos “CG 125 Fan”, “Biz 125”, “XRE 300” e “CB 300”, pertencentes à marca “Asas da Liberdade”. Só as de 125 cilindradas lideram o topo com 86% das buscas no site.

Não dá pra negar que a moto está se tornando mais uma dentre as várias paixões do brasileiro. Contudo, não basta apenas comprar e sair rodando por aí sem qualquer cuidado, só para dizer que tem. É preciso zelar por ela, se você realmente a quer por mais tempo perto de você - em vez de dividi-la sempre com o mecânico.

A moto é um prazer único, do momento em que você dá a partida e se deixa levar por ela pela estrada a fora, até chegar ao seu destino. É uma sensação de liberdade sem igual e manter um zelo com a moto é fundamental para prolongar a sua vida útil e o prazer que ela te proporciona.

A seguir, veja 7 cuidados importantes para manter a sua moto sempre em dia por muito mais tempo!

1 - Troque o óleo

troca de oleo moto

As peças de um motor à combustão se movimentam muito próximas umas das outras, causando um atrito que pode acarretar em prejuízos. O melhor jeito de amenizar esse atrito antes de provocar a fundição do motor, é a correta lubrificação entre os componentes.

Por isso, a troca de óleo deve ser feita constantemente, nos prazos determinados e recomendados conforme o fabricante, não apenas com relação à data da troca, mas principalmente com o tipo de óleo mais adequado.

Estas informações geralmente se encontram no manual do proprietário.

2 - Calibre sempre os pneus

calibrar pneus da moto

É muito importante manter a precisão na pressão recomendada dos pneus. Eles colaboram para uma maior segurança do motoqueiro na pista, além de ajudar na economia de combustível. Caso o motoqueiro não disponha de compressor em casa, será necessário se dirigir a um posto de gasolina para realizar a calibragem correta dos pneus. 

Se o motoqueiro também utiliza pouco a sua moto, é bem provável que os pneus começem a rachar. Tal qual os fluidos que possuem prazo de validade. Essas rachaduras já servem como um indicativo de que está na hora de trocar os pneus da moto - urgente.  
 

3 - Limpe a moto ao menos uma vez por semana

lavação de moto

Quer manter a moto mais brilhante, viva e com as cores originais por muito mais tempo? É simples: basta manter uma limpeza frequente para que a poeira e a poluição não deteriorem a pintura, os componentes de plástico ou a borracha.

Com o tempo, tais componentes tendem a se tornar mais esbranquiçados e quebradiços. Sem contar que a ferrugem acaba tomando conta do chassi, se não for feita uma limpeza adequada com frequência.

Poeira, terra, insetos mortos, excrementos de animais, dentre outros, são alguns dos fatores que podem causar danos na sua moto.

E como lavar? Esta é uma pergunta que quase sempre fazem pra gente. Basta usar um pouco de água e xampu neutro. Apenas isso. Ah, e sempre opte por lavar e limpar a moto na sombra - em vez do Sol - e sempre com o motor frio.

4 - Cheque os cabos

cabos da moto

São 3 os cabos que precisam da sua atenção: os cabos da embreagem, dos freios e do acelerador.

Como esse componente faz parte dos principais sistemas da moto, é muito importante ficar de olho para o caso de surgir qualquer deterioração neles. É a sua vida e a do(a) garupa que estão em jogo!
 

5 - Lubrifique a corrente

lubrificar corrente da moto

A corrente é o principal elo entre as rodas e a caixa de câmbio. A manutenção periódica da corrente é uma forma de garantir a qualidade e a conservação desta, da moto e a segurança para o usuário.

E em casa, como posso fazer para mantê-la sempre limpa? Basta retirar qualquer sujeira que permaneça nela e lubrificá-la. Um produto bastante recomendado para isso é o famoso HD-40. Faça isso toda semana!

6 - Inspecione a moto diariamente

inspecionar a moto

Também é recomendado que sempre antes de utilizar a moto, todos os dias, se faça uma inspeção no veículo, para verificar se está tudo bem com todos os componentes. Assim, a menor alteração já serve de alerta para um futuro problema ou uma manutenção urgente que, se for adiada, pode implicar em prejuízos ou em um acidente.
 

7 - Faça a manutenção periódica

manutenção preventiva moto

É bem comum este item ser sempre adiado, principalmente quando a moto está “rodando” bem, sem apresentar nenhum problema.

É justamente aí que é necessário levá-la à autorizada mais próxima para dar aquele check up merecido, verificar se todos os componentes estão mesmo em dia e claro, anotar aquelas dicas imprescindíveis para aumentar o tempo de vida útil.

Isso ajuda a reduzir os riscos com qualquer peça que eventualmente precise ser trocada.

Muitas vezes falta tempo, em outras circunstâncias, disposição. Mas é fato que se você realmente quer ter uma moto por muito mais tempo, curti-la sem ter que levar sempre ao mecânico, quanto antes seguir essas recomendações, mais tempo terá para passear com ela e menos despesas com oficina no fim do mês.

Siga à risca e curta sua moto sem moderação!

Vídeo





LEIA MAIS: