Rk Motors
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
Em um momento onde o combustível foi reajustado várias vezes no ano, com um aumento de mais de 20%, veja algumas dicas para economizar ao máximo e deixar o seu possante mais econômico!

7 dicas de cuidados com seu automóvel para economizar combustível

Publicado em 24/05/2021, por RK Motors

Em um momento onde o combustível foi reajustado várias vezes no ano, com um aumento de mais de 20%, veja algumas dicas para economizar ao máximo e deixar o seu possante mais econômico!

Economizar combustivel

Em um momento onde o combustível foi reajustado várias vezes no ano, com um aumento de mais de 20%, veja algumas dicas para economizar ao máximo e deixar o seu possante mais econômico!

Quem gosta ou precisa andar por aí guiando algum tipo de automóvel com frequência, está sempre de olho no preço dos combustíveis e, nos últimos tempos, cada vez mais preocupado com as altas consecutivas que eles vêm apresentando.

Muita gente precisa usar o carro todos os dias para ir e voltar do trabalho. Outros necessitam do carro para suas compras, suas obrigações diárias. E tem aqueles que precisam também para ir à Faculdade, à Academia, enfim, são pessoas que necessitam do veículo todos os dias.

A pergunta que se fazem é: como tornar o carro mais econômico? Será que é preciso trocar o veículo por um que consuma menos? Há mesmo a necessidade de trocar o carro? Não! Não é preciso chegar a esse ponto.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para diminuir o gasto com essa substância tão essencial e tão cara ultimamente.

Evite o ponto morto 

Há um mito de que descer ladeiras na “banguela”, como o ponto morto é popularmente chamado, ajuda a economizar combustível. Isso caiu por terra há anos, desde que os carburadores entraram em extinção. Sem contar que é bem perigoso.

Apesar de gastar pouco em relação ao consumo total, o gasto existe e pode ser facilmente evitado. Portanto, não deixe seu carro no ponto morto quando descer uma ladeira. Você está desperdiçando dinheiro.

Desligue o motor nos longos congestionamentos

Tem gente que insiste em acelerar o carro, mesmo diante de um trânsito enorme e com todos os veículos parados. Isso quando não buzina, grita, dá um show!

Espetáculos à parte, essas pessoas não sabem que estão jogando dinheiro fora. Isso mesmo!

Em um congestionamento onde o motorista sabe que ficará por mais de dois minutos com o carro parado, não há necessidade de manter o motor ligado, pois o mesmo consome o combustível. É isso mesmo que você leu: carro parado e ligado consome combustível, logo, é PREJUÍZO PARA O SEU BOLSO. Assim, o melhor a fazer é desligá-lo enquanto os carros não andam e tornar a ligá-lo à medida que o tráfego for fluindo normalmente.

Do contrário, seu carro corre o risco de se tornar a “alegria do posto” mais próximo. Deixe essa surpresa para o motorista do seu lado que gosta de dar “showzinho”.

Vá com calma 

Às vezes, pisar muito no acelerador só é conveniente mesmo para os donos de postos de gasolina. Isto porque o consumo em geral pode variar de carro, mas TODO CARRO, quando atinge velocidade superior a 100 KM/h, consome em torno de 25% a mais de combustível em comparação com o veículo que está andando a 90 km/h, por exemplo.

Tem gente que pisa fundo, acelera acreditando que o carro chegando mais rápido ao seu destino, gastou menos combustível. Ledo engano! Ele gastou mais, sem contar o risco de você ainda levar uma multa no meio do caminho ou chocar-se com outro veículo. Neste último cenário, tomara, o único prejuízo seja material. 

Desta forma, se o excesso de velocidade aumenta o consumo, verifique as desvantagens de ser o famoso “pé de chumbo” da família e pense até que ponto isto pode ser realmente vantajoso para o seu bolso. Além de perigoso, é claro.

Cuidado com o excesso de peso

O excesso de peso dentro do veículo também é um fator que contribui para um maior gasto de combustível. Por isso, experimente desapegar de coisas que não são realmente necessárias para determinadas viagens, mas nada de retirar estepe, extintor ou macaco, rs! Os equipamentos de segurança e manutenção do carro devem ser mantidos!

Evite levar equipamentos pesados, malas com itens desnecessários, coisas que geralmente a família coloca no bagageiro ou no porta-malas, que só fazem volume. O carro quando mais pesado, tende a forçar mais o motor e isso gasta combustível.

Evite gastos desnecessários. Seja um motorista consciente e inteligente.

Deixe as janelas abertas

Em dias muito quentes, o uso do ar condicionado é bem-vindo. Mas só nestes dias. Tem gente que nem bem o sol saiu e já liga o ar condicionado do carro, mantendo tudo fechado. Pois saiba que o ar condicionado é o responsável por um consumo de até 10% do combustível do seu carro.
O melhor a fazer é abrir as janelas do carro e deixar o vento natural entrar no veículo. Se tiver que ligar o ar, ligue um pouquinho e quando não estiver com tanto calor ou com o carro já em movimento, desligue e abra as janelas. 

Manutenção preventiva

Por favor, não dê uma de mecânico! Tem gente que acredita que pode cuidar do carro sozinho, checar todos os itens e depois crê que o carro está 100% em ordem. Estas pessoas são frequentemente surpreendidas durante uma viagem com uma pane no veículo ou com um gasto inesperado de combustível acima do normal.

Portanto, a manutenção preventiva é uma das formas mais garantidas de aumentar o potencial econômico do seu possante. Deixe quem entende dar uma olhadinha nele, confie e perceba o quão mais vantajoso será para o seu bolso. 

Não cante pneus, NUNCA!

Além de ser um hábito chato à beça para quem está dirigindo perto, cantar pneu representa também uma desvantagem econômica para o carro. Isso porque o motorista “espertinho”, que acredita que está “abafando” na rua, está na realidade esquentando ainda mais o motor e fazendo o mesmo puxar mais combustível. 

Logo, evite esquentar o motor, a menos naqueles dias que as temperaturas caem de forma abrupta e claro, custa fazer o carro pegar de primeira. Cantar pneus, dar arrancadas e frear de forma muito brusca são outras atitudes que devem ser banidas do dia a dia de quem se senta à frente do volante.

Agindo desta forma, é possível tornar qualquer carro mais econômico, e aproveitar melhor o seu custo benefício. 

E aí, gostou das nossas dicas? Se você tiver algum tema interessante, deixe nos comentários. Quem sabe não falamos sobre ele nos próximos posts!

Vídeo





LEIA MAIS: