Rk Motors
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
Você sabia que a lataria do veículo é uma das partes que mais sofre com os efeitos do tempo? Conheça 9 dicas para preservar a pintura do seu carro!

9 dicas para preservar a pintura do seu carro

Publicado em 07/06/2021, por RK Motors

Você sabia que a lataria do veículo é uma das partes que mais sofre com os efeitos do tempo? Conheça 9 dicas para preservar a pintura do seu carro!

cuidados com a pintura do carro rk motors

 

Quem acaba de sair com o carro da concessionária, quer preservá-lo bonito por muito mais tempo. Tem motorista que até demora a remover os plásticos dos bancos, só para mostrar que o seu novo “xodó” é 0km! Os mesmos cuidados e carinhos valem para a pintura. Na hora de tratar da lataria - esta que mais sofre com as ações do tempo, todo cuidado é bem-vindo. Nada de cor desbotada, de manchas, e (Deus nos livre) uma ferrugem qualquer aparecer. Portanto, veja 9 dicas para preservar a pintura do seu carro e deixá-lo sempre com “cara de novo”.
 

Preserve a pintura

 

Não se trata de mania, mas sim de zelo. Deixe sempre por perto um borrifador de água e uma flanelinha. É preciso eliminar toda e qualquer manchinha de sujeira da lataria do carro, enquanto a “gordura” e o “detrito” ainda não secaram sobre a mesma. Esse pequeno cuidado evita que com o tempo, o proprietário precise procurar um funileiro para retocar a pintura.

 

A limpeza constante na lataria ajuda a preservar a cor original e claro, mantém o carro em dia por muito mais tempo, longe da funilaria.

 

Lave o carro adequadamente

 

Há quem tenha o carro e tenha preguiça de lavá-lo. Nem em um lava-rápido a pessoa leva, que é pra não gastar. Contudo, as despesas depois serão maiores. Principalmente se a lavagem não for realizada de forma adequada.

 

Para lavar o carro (e este deve ser um hábito recorrente), o ideal é utilizar produtos neutros, com pH baixo. E nada de utilizar jatos fortes de água, porque quanto mais forte for o jato de água, maior poderá ser o dano que o mesmo causa na pintura. 

 

A melhor lavagem da lataria é realizada sob baixa pressão, lavando de cima para baixo e de preferência na sombra.
 

Evite o sol

 

Isto porque o Sol ajuda a tirar o brilho do carro e muitos carros tendem a desbotar mais facilmente. A exposição prolongada afeta a pintura, então, nada de esquecer o veículo debaixo do Sol por muito tempo.
 

Utilize uma cera adequada

 

Quando se encera o carro, se aplica uma proteção prolongada, que ajuda a bloquear os raios UVA e UVB da radiação do Sol. Em geral, a cera de carnaúba costuma preservar por mais tempo o brilho, enquanto que a cera sintética tem maior duração.

 

O importante é aplicar uma boa camada desta e depois lustrar com carinho o carro, para protegê-lo. Alguns produtos permitem a aplicação até mesmo durante a lavagem - o que se torna mais prático.
 

Cuidado com as capas

 

Se o carro ficar muito tempo parado, uma capa é recomendada para protegê-lo. Do contrário, basta ter que tirá-la e colocá-la todos os dias para que o ato coloque em risco a pintura. Outro problema é a qualidade do tecido. Se o mesmo reter umidade, isso poderá estragar a lataria mais rápido gerando “bolhas” na superfície. Um pesadelo! 
 

Cuidado ao viajar

 

Dependendo do clima do lugar onde se estiver, basta uma maresia para estragar a pintura do veículo. Nestas situações, é preciso agilizar uma lavagem preventiva, a fim de remover qualquer substância ou efeito natural que possa prejudicar a pintura.
 

Evite riscos bobos

 

Existem atitudes que se tomam no dia a dia, em que se acredita zelar pelo carro, quando na verdade, podemos aumentar os riscos de danificar a pintura. Como por exemplo, quando utilizamos um pano qualquer para efetuar uma limpeza na lataria, sem atentar se o mesmo não está repleto de ciscos - ou mesmo que tenha um cisco escondido pelas dobras. Aquele cisco pode causar um baita estrago.

 

Tem muitos lava-rápidos que também utilizam equipamentos que se não forem bem manuseados, podem prejudicar a pintura. São riscos desnecessários, aos quais devemos prestar atenção para evitar surpresas desagradáveis.
 

Atente para uma manobra imperfeita

 

Às vezes o golpe de vista falha. Pensamos que é possível passar por um espaço, mas não é. Por isso, toda atenção precisa ser redobrada, pois uma pilastra pode passar despercebida e raspar toda pintura da lateral ou traseira do automóvel.

 

E acredite, é algo bem comum de acontecer. Ninguém está livre disso. O excesso de confiança faz com que cometamos as gafes mais complicadas e depois, não adianta chorar.
 

Cuidado com o local onde se guarda o veículo

 

Dependendo do lugar onde se guarda o carro, o mesmo pode gerar alguns riscos. Por exemplo, um estacionamento onde a vaga seja coberta, mas os muros sejam abertos, pode permitir a entrada de pássaros e ao mesmo tempo gatos, cachorros, que poderão entrar e passear por cima do veículo, fazendo até mesmo as suas necessidades sobre o mesmo e potencializando os impactos sobre a lataria.

 

Se o mesmo estacionamento não tiver vagas cobertas, o carro estará exposto às mudanças climáticas, como sol forte ou chuva em excesso (granizo principalmente). Este é outro fator que pode prejudicar a lataria do veículo.

 

O mesmo vale se as vagas forem muito próximas, estreitas e sem boa iluminação. Isso potencializará os riscos de um raspão e claro, um baita prejuízo. 

 

Se o carro fica estacionado na rua, mesmo, há o risco de um outro veículo esbarrar na lataria - o que implicaria em um raspão, amassado e possível retoque na funilaria. Ou ainda, que alguém por querer venha a riscar o carro de propósito, pelo prazer de gerar qualquer prejuízo a outrem.

 

Seja qual for a situação, vale a pena prestar bem a atenção na hora de escolher o local onde deixar o veículo. De repente, compensaria escolher outro estacionamento de confiança ou ainda, alugar uma garagem particular para ter mais tranquilidade. 

 

Todo cuidado é válido ao preservar a pintura do seu carro. Quanto mais bonito e conservado, maior será o seu valor de mercado e o gosto em utilizá-lo no dia a dia. Cuide com carinho do bem que você lutou tanto para conseguir.

 




LEIA MAIS: