Rk Motors
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
Confira nossas dicas de reparos mecânicos e dicas estéticas para valorizar seu carro. Essas, valorizam seu carro, e não tomam muito do seu tempo e do seu dinheiro para realizar.

9 dicas para valorizar seu carro na hora da venda

Publicado em 20/06/2021, por RK Motors

Confira nossas dicas de reparos mecânicos e dicas estéticas para valorizar seu carro. Essas, valorizam seu carro, e não tomam muito do seu tempo e do seu dinheiro para realizar.

9 dicas para valorizar seu carro

 

Normalmente a pessoa que compra um carro quer pegar e usar. E mostrar que está cuidado esteticamente e com a mecânica em dia gera mais confiança e certeza na negociação.

 

Não caia na tentação de vender seu carro com pressa, a não ser que precise com urgência, é claro. Vender seu carro para concessionárias, revendas ou para lojas de repasses é certeza que você irá receber menos do que seu carro vale, por que faz parte do negócio, eles compram para revender, é assim que funciona esse mercado.

 

Caso você queira vender seu carro para poder comprar outro, uma boa pedida é tentar fazer uma negociação com a própria loja ou concessionária que você quer comprar seu carro novo. Se seu carro estiver em boas condições e bem cuidado não aceite que paguem pouco pelo seu e que valorizem muito o que estão vendendo, isso é muito normal no mercado. Mas caso seu carro não estiver em boas condições, também não exija muito na valorização do mesmo. É uma questão de bom senso, que deve estar alinhada entre o comprador e o vendedor.

 

Confira nossas dicas que lhe ajudarão a preparar seu carro, anunciar e vender com rapidez e maior valorização.

 

1 - O básico

 

Manter seu carro com o óleo em dia e com os filtros trocados conforme seu prazo e a quilometragem rodado é o básico do básico, isso todo mundo já sabe, mas é sempre bom reforçar.  Algo que é geralmente esquecido ou até ignorado é a troca de correia dentada, se por uma infelicidade a correia vier a estourar com o carro em movimento o prejuízo vai ser grande.

 

Então mantenha sempre em dia a troca de óleo, troque os filtros (de ar, combustível e o de óleo) e troque a correia dentada no prazo definido ou na quilometragem percorrida indicada pela fabricante. Deixe sempre registrado essas trocas para você não se perder, através daqueles selos do óleo ou com o recibo do serviço anexado ao manual do proprietário. Mostrar para seu cliente ou comprador que você cuida do seu carro e que ele está com esses itens em dia lhe dará mais crédito.

 

2 – Pintura, lataria e a limpeza do carro

 

Apresentar um carro lavado ou no mínimo limpo é um item bem importante a ser considerado. Assim o comprador consegue ver bem os detalhes da pintura e da lataria, e vê também que é um veículo que aparentemente é bem cuidado. Não se gasta quase nada ao mandar dar uma lavada no seu carro, peça também para a empresa da lavação de carros para usar produtos para dar uma revitalizada nos plásticos e nas borrachas, pretinho nos pneus, e até quem sabe fazer um enceramento, para dar aquele talento na lataria, gerando um brilho. Caso tenha algum amassado que não seja grave, que possa ser resolvido com um martelinho de ouro, pense nessa opção também.

 

3 - Limpeza interna

 

Quem é que quer entrar em um carro e ver tudo sujo? Ainda mais se está pensando em comprar, acho que ninguém...  Mantenha seu carro limpo e se possível faça uma higienização interna. Caso não queira gastar muito, faça você mesmo uma limpeza básica, que irá causar outro impacto.

 

Passe um aspirador nos bancos e nos carpetes, lave os tapetes, passe um pano nos painéis e portas do seu carro e também passe um pano úmido nos bancos. Caso o banco do seu carro seja de tecido, e estiver manchado ou encarunchado a melhor dica é preparar uma solução caseira de 1 litro de água, ½ xícara de vinagre branco, ½ xícara de álcool, 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e 1 colher de sopa de amaciante. Misture tudo em um recipiente e transfira a solução para um borrifador. Borrife nos bancos, de uma escovada de leve, e depois passe um pano úmido. Para fechar, deixe seu carro com as portas e o porta-malas aberto no sol por um dia, para secar toda a umidade e até sair algum cheiro mais forte da limpeza.

 

4 - Pneus

 

Não precisa colocar pneus novos, até por que isso vai gerar um valor de investimento muito alto, e não vai ser muito considerado no valor final do seu carro. Troque apenas se estiverem carecas ou com desgaste muito irregular, pois isso afeta a direção e também causa impressão de desleixo. Pneus meia vida resolvem esse problema, que você acha em diversas borracharias, mas tente sempre colocar pneus da mesma marca, modelo e rodagem.

 

Manter o carro balanceado e alinhado também é um item quase obrigatório, pois isso também afeta a direção. Pneus em más condições e com rodas sem balanceamento a alinhamento fazem a direção tremer e puxar para o lado. Isso não causará uma boa impressão com seu comprador quando ele estiver fazendo um test drive, não é?

 

5 – Itens básicos para direção

 

Dê aquele confere nos itens básicos para direção. Veja se os freios estão bons, imagina se o cliente vai andar com o carro e na hora de frear dá aquele barulho de metal raspando, ou até pior, o carro não consegue frear com segurança em uma situação de grande necessidade? Vixxx!!!! Um jogo de pastilhas de freio e sua troca não sai por muito. Caso for trocar já dê uma olhada também como está a situação dos discos.

 

Veja se os faróis, lanternas e alertas estão com a luzes acendendo e funcionando corretamente. Esse é um item que por muito pouco você consegue resolver, caso tenha alguma luz queimada, ou algo do tipo. Aproveite e já veja também as luzes do painel.

 

Por fim, veja como está o limpador do para-brisa, se o motor do mesmo está funcionando, e como estão as palhetas. Barulho de palheta rangendo ninguém merece, veja se não estão ressecadas e muito usadas. Para trocar você também não gasta muito.

 

6 - Limpeza e higienização do sistema do ar interno ou do ar-condicionado

 

Imagina o comprador ligando o ar e começar a sair aquela poeirada? Ou saindo um cheiro ruim? É um risco que não vale a pena correr e não custa caro para resolver. Dê uma atenção a esse detalhe, várias empresas fazem esse serviço de limpeza e higienização do ar-condicionado para seu automóvel.

 

7 - Documentação em dia, manual e chave reserva

 

O documento do carro (CRVL) estar em dia e sem multas em aberto é um item obrigatório. Mas, as vezes por uma situação financeira difícil não conseguimos quitar, sugira um desconto do valor em aberto no valor total do carro.

 

Outro item muito considerado por quem compra um carro é ter a chave reserva e o manual do proprietário, se possível anexe todos os recibos dos serviços e manutenções junto ao manual, isso vale ouro.

 

8 – Avalie seu carro, prepare as fotos, faça vídeos e escreva uma boa descrição

 

Para fechar, pesquise o preço na tabela fipe do seu veículo, veja o valor do mercado que está sendo negociado na região, pesquise em sites de classificados, compare seu carro com os que estão sendo oferecidos no mercado e defina seu valor.

 

Uma imagem vale mais que mil palavras, já ouviu esse ditado? Bata várias fotos, da frente, laterais, traseira, de cima, motor, porta-malas e também fotos internas, inclusive não esqueça de bater uma foto do painel ligado, assim mostra como está a situação das luzes, alertas e quilometragem rodada. Bata fotos de preferência em lugares com boa iluminação e de preferência em dias de sol.

 

Tem pessoas que gostam de mais detalhes, e por vezes são muito desconfiadas. Faça um vídeo mostrando todo seu carro, mostre todos os detalhes internos e externos, como também do carro ligado, para ver como está o funcionamento do motor e para escutar para ver se não há barulhos estranhos, algo rangendo, etc... Aproveite para dar umas aceleradas de leve e registre isso, inclusive filme o escapamento para mostrar que não está saindo fumaça.

 

Faça também uma boa descrição do seu automóvel, falando sobre ele, situação do mesmo, histórico de rodagem e proprietários, e demais coisas que você achar interessante. Informação nunca é demais!

 

9 – Anuncie seu carro

 

Chegou a hora de botar para vender, e caso seja do seu interesse fazer a venda particular, você tem algumas opções de anúncios. Vamos la:

 

- Colocar um adesivo no vidro traseiro do seu carro, com a informações: Vende-se, nome do modelo, ano, se é completo ou básico, e seu número de telefone. Esse meio é visto de diversas formas, rodando pelas estradas, estacionado em locais permitidos, e até mesmo você pode deixar seu carro em algum local estratégico, com boa circulação de pessoas, ao verem o adesivo e seu carro em bom estado, suas chances de vender são ótimas.

 

- Anuncie em mídias sociais, sites, classificados online e portais exclusivos de compra e venda de veículos. Ótimos lugares para anunciar seu carro são: Grupos e Marketplace do Facebook, OLX, WebMotors, LitoralCar, Icarros, AutoLine, entre outros.

 

E aí, gostou das nossas dicas? Caso tenha outras sugestões deixe nos comentários abaixo. Até a próxima!

 

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS:

• Canal do Youtube – Clique aqui!
• Instagram – instagram.com/rkmotors.com.br
• Facebook – facebook.com/rkmotors.com.br
• Canal do Telegram – Clique aqui!

 

 

Vídeo





LEIA MAIS: