Rk Motors
0
0
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
Economizar combustível é possível e cada vez mais necessário no preço; afinal, os preços estão lá em cima. Saiba como fazer isso!

Combustível caro? Confira nossas dicas para economizar

Publicado em 28/07/2021, por RK Motors

Economizar combustível é possível e cada vez mais necessário no preço; afinal, os preços estão lá em cima. Saiba como fazer isso!

 

combustivel caro? dicas para economizar - rk motors

 

Donos e donas de carros de todo o Brasil têm sofrido bastante sempre que precisam abastecer os seus veículos. Afinal, o preço dos combustíveis está nas alturas.

 

Exatamente por isso, muita gente tem revisto seu dia a dia para tentar economizar. Há quem esteja voltando ao transporte público, outros que optam por aplicativos de mobilidade urbana e até mesmo quem vem tirando a bicicleta da garagem.

 

No entanto, algumas ações simples são capazes de garantir uma economia de combustível para o seu carro. É claro que isso não vai aliviar o peso dos preços, mas vai lhe permitir gastar um pouco menos com o abastecimento.

 

Quer saber quais são elas? Então, continue com a gente!

 

Saiba como economizar combustível

 

Atenção às marchas e à manutenção

 

Não é segredo para ninguém a necessidade de trocar as marchas corretamente. Afinal, o mau uso delas pode provocar incidentes durante a direção.

 

No entanto, nem todo mundo sabe que a troca correta das marchas ajuda a economizar combustível. Pois bem, sendo assim, sempre troque a marcha do seu carro na rotação correta, pois isso vai manter o giro do motor compatível à marcha escolhida.

 

Do mesmo modo, a manutenção regular do veículo é uma aliada na economia de combustível. Quando ela está em dia, o motor não consome mais combustível do que precisa e ainda prolonga a sua vida útil.

 

Por isso, você sempre deve estar atento às inspeções em seu carro. Atente-se, então, à troca dos filtros de ar, por exemplo. Da mesma maneira, muita atenção à troca de óleo e à substituição das velas.

 

Evite peso e esteja atento à pressão dos pneus

 

Você costuma levar muito peso em seu carro? Quer seja em malas, quer seja em outros objetos? Pois bem, saiba que o peso elevado influencia no consumo de combustível do seu veículo.

 

Sempre que o motor precisa fazer mais força para colocar em movimento o seu carro, ele vai precisar usar mais combustível. Desse modo, leve apenas o que precisa em seu veículo.

 

É claro que, em viagens ou ao voltar de compras, não é possível deixar de carregar um peso, mas, quando não houver necessidade, evite.

 

Da mesma forma, verificar a pressão dos pneus é uma ação que contribui para diminuir o consumo e combustível do seu veículo. Assim, você ainda circula pela cidade com os pneus em suas melhores condições, o que também previne contra acidentes.

 

Lembre-se de que, quando murchos, os pneus acabam influenciando bastante o desempenho do seu carro, já que há mais atrito com a via.

 

Faça alinhamento e balanceamento com regularidade

 

Com toda certeza, você sabe que é importante manter tanto o alinhamento quanto o balanceamento do seu carro em dia, não é mesmo? Afinal, assim a direção se torna mais segura.

 

No entanto, o alinhamento e o balanceamento ajudam a economizar combustível. O alinhamento, como você deve saber, promove o comportamento ideal do veículo, aumentando a vida útil dos pneus, já que eles vão sofrer um desgaste menor.

 

Já o balanceamento, por sua vez, atua assegurando que o peso do pneu fique balanceado. Assim, então, evita trepidação durante a direção.

 

Os dois processos, além disso, evitam o aumento do atrito dos pneus no solo. Desse modo, não permite que o carro perca desempenho.

 

Nada de acelerar ou frear de modo brusco

 

Sabemos que há dois tipos de direção, correto? A defensiva e a corretiva.

 

A direção defensiva é aquela que se antecede a eventuais problemas que podem surgir durante a condução do veículo. Estamos falando das condições adversas de via, de tempo, de passageiro, de trânsito e mais.

 

Por outro lado, a direção corretiva é aquela que não se antecede a eventuais problemas, mas que precisa agir de última hora se acaso surge algum imprevisto. Pois bem, qualquer pessoa sabe dizer que a direção ideal é a defensiva. Afinal, ela previne acidentes e permite um trânsito mais seguro.

 

No entanto, essa direção também ajuda os condutores a economizar no combustível. Uma troca de marchas suave provoca menos desgaste ao motor, assim como a força ideal do pé no acelerador não permite que se desperdice combustível.

 

Sendo assim, o que não faltam são motivos para dirigir corretamente, não é mesmo? Afinal, o bolso dói!

 

Velocidade constante é importante

 

Imaginamos que você sabe que o consumo de combustível varia de acordo com a via em que o seu carro está, não é mesmo? Por exemplo, em rodovias, ele tende a ser menor do que em vias urbanas, com trânsito.

 

Mas por que isso?

 

Pois bem, o consumo de combustível é maior quando não há velocidade constante. Ou seja, quando é preciso parar ou reduzir o tempo todo.

 

Isso acontece, sobretudo, nas vias das cidades, devido ao trânsito, aos quebra-molas e demais motivos.

 

Em rodovias, no entanto, a tendência é de haver uma maior constância na velocidade. Afinal, o trânsito costuma ser mais limpo, permitindo aos condutores um melhor desenvolvimento de seus veículos.

 

Lembre-se, então, de que acelerar e frear o carro acabam exigindo mais do motor e, de forma consequente, consumindo mais combustível.

 

Não acelere com o carro parado

 

Acelerar o carro quando ele não estiver em movimento vai consumir combustível. Desse modo, evite fazer isso quando, por exemplo, estiver no semáforo, aguardando pelo sinal verde.

 

Da mesma maneira, sempre esteja atento ao tráfego à sua frente. Ou seja, se acaso o movimento dos carros for diminuindo ou parar, vá desacelerando o seu veículo antes de frear.

 

Isso porque, sem acelerar, mas com o carro engrenado, a injeção eletrônica vai acabar enviando menos combustível ao motor.

 

Vídeo




LEIA MAIS: