Rk Motors
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
Descubra como escolher a melhor oficina para o seu veículo. Da estrutura ao orçamento, alguns fatores são essenciais ao contratar um serviço.

Como escolher uma boa oficina para seu carro?

Publicado em 15/06/2021, por RK Motors

Descubra como escolher a melhor oficina para o seu veículo. Da estrutura ao orçamento, alguns fatores são essenciais ao contratar um serviço.

mecanico na oficina mecanica rk motors

 

Pior do que precisar de uma oficina mecânica, é não encontrar uma boa opção para o conserto do seu carro. Dizem por aí, aliás, que confiança é chave para o bom relacionamento entre uma oficina e o dono de um veículo.

 

Saber procurar pela melhor opção, então, torna-se vital para qualquer pessoa. Não faltam oficinais por aí, mas nem todas elas vão entregar o melhor serviço possível. Podemos pensar que, como há hotéis de cinco estrelas e outros mais básicos, também há oficinas de alta e baixa qualidade.

 

É por isso que, ao longo deste texto, você vai descobrir o que deve pesquisar antes de contratar os serviços de uma oficina. O que comparar, o que perguntar e o que ponderar. Um passo a passo básico para quem não quer se frustrar, mas sair contente ao buscar o carro. Vamos lá?

 

Como escolher uma boa oficina?

 

Sem dúvida alguma, ao escolher uma oficina para levar o seu carro, há a necessidade de fazer uma boa pesquisa. O melhor lugar é aquele que reúne uma série de aspectos, desde a estrutura ao orçamento.

 

Reunimos algumas dessas questões ao longo dos tópicos abaixo. Muito cuidado e atenção!

 

Peça indicações e procure saber sobre a oficina

 

Ficar atento à reputação das oficinas é um primeiro passo para contratar bons serviços. Afinal, uma empresa que não tem boa fama no mercado certamente não vai lhe prestar bons serviços.

 

Um bom modo de avaliar a reputação de uma oficina, aliás, é ligando para o Procon e perguntando se há algum registro de reclamação. Outro modo é buscando avaliações sobre ela na internet, pelo Google ou nas redes sociais.

 

Além disso, o cliente pode procurar saber se a oficina possui o certificado do IQA (Instituto de Qualidade Automotiva), que indica confiança. Trata-se, aliás, de um documento criado pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e aprovado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

 

Lembre-se de que familiares, amigos e colegas também podem ter boas sugestões de oficinais mecânicas. Muitas vezes, essas indicações boca a boca são muito interessantes e podem revelar se uma oficina é boa ou não.

 

Procure saber sobre o que deixou seus conhecidos satisfeitos e o que deixou a desejar. Também atente-se aos elogios e reclamações recorrentes.

 

Estrutura e especialidades da oficina

 

Há grandes, médias e pequenas oficinas. Aquelas que contam com grandes esquipes de colaboradores e outras com um time menor.

 

Desse modo, observe bastante a estrutura de uma oficina antes de contratar os seus serviços. Busque saber quais equipamentos e ferramentas ela conta e se os seus profissionais possuem capacitação. Muitas vezes, o cliente encontra essas informações no site do estabelecimento ou por telefone.

 

Ainda assim, é possível observar uma série de características visitando o local e conversando com os funcionários. Busque, por exemplo, certificados nas paredes e tenha certeza sobre os treinamentos a que foram submetidos os profissionais.

 

Do mesmo modo, atente-se ao fato do seu carro ser importado ou nacional. Há oficinas que não trabalham com modelos importados ou não possuem know how para isso, então é importante verificar com atenção.

 

Se acaso o seu carro for importado, é bom que os profissionais tenham capacitação para o trabalho. Muitos consertos, inclusive, só são possíveis em lojas autorizadas.

 

Orçamento e garantia

 

Um orçamento bem feito é muito importante tanto para o cliente, quanto para a oficina. Afinal, é por meio dele que cada serviço é detalhado, não é mesmo?

 

Uma boa oficina sempre apresenta um orçamento capaz de sanar todas as dúvidas do cliente. Mais importante ainda é ter em mãos esse orçamento com antecipação, para que possa analisar cada investimento com atenção, evitando eventuais gastos desnecessários.

 

Além disso, recebendo esse orçamento com antecipação, é possível compará-lo com os orçamentos de outras oficinas. Ou seja, o cliente consegue identificar quem oferece os melhores preços e melhores condições.

 

Procure por mais de uma opção e veja qual delas lhe dá mais vantagens. Muitas vezes, a primeira que você conhecer não vai ser a ideal.

 

Esteja atento também com a garantia do serviço. Sempre que entregar um produto ou um serviço, a oficina precisa entregar ao cliente uma nota final que descreva o trabalho que foi feito.

 

Além disso, há a necessidade em apresentar o prazo de garantia. Lembre-se, no entanto, de que o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) obriga uma garantia legal de pelo menos três meses.

 

Peças novas?

 

Ao levar seu carro ao conserto, o cliente pode escolher se quer ou não peças originais. Quem diz isso, aliás, é o Idec, órgão que citamos logo acima.

 

No entanto, se acaso o cliente não informar o que prefere, a oficina deve usar peças originais. Aqui, já de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Desse modo, portanto, não se esqueça de avisar o que prefere. Deixe por escrito e procure saber o que vale mais a pena para o seu caso, se uma peça é original ou não.

 

Retirada da oficina

 

É sempre bom verificar o estado de seu carro antes de retirar da oficina. Observe se há manchas, amassados ou arranhões que, antes, não existiam.

 

Do mesmo modo, atente-se ao funcionamento dos componentes do veículo, como a quilometragem e o nível de combustível. Aproveite também para rodar com o veículo e testar se tudo está funcionando do melhor modo.

 

Verifique se não há ruídos ou sons estranhos enquanto usa o carro e, caso algo não esteja funcionando bem, volte logo à oficina para registrar. E é claro que não vai haver cobrança adicional nesse caso.

 

Agora, você já sabe como encontrar a oficina ideal para o conserto do seu carro. Pesquise com calma e atenção e só contrate o serviço que valha a pena para você. 

 

 

Já conhece a RK Motors? O seu guia automotivo! 

 

A RK Motors é um portal de pesquisa e informação dedicado ao setor automotivo e de utilidades para motoristas e viajantes. Somos apaixonados por tudo relacionado a carros, motos, caminhões, e todo o universo que os cerca.

 

Cadastre sua empresa agora GRATUITAMENTE

 

Aqui procuramos oferecer todos os dias o conteúdo de maior valor ao nosso público, levando informações que ajudem na tomada de decisões sobre compra de produtos ou prestação de serviços. Oferecemos para nosso público também dicas automotivas, notícias, matérias, roteiros de viagens e eventos que acontecem todos os meses em várias cidades do país. Além da pesquisa de empresas do setor automotivo, também temos a categoria de anúncios de postos de combustíveis, estacionamentos, restaurantes e hotéis.

 

TIPOS de ANÚNCIOS na RK Motors

 

• Anúncio em produtos ou serviços (Oficinas mecânicas, Auto centers, Auto elétricas, Autopeças, Borracharias, Chaveiros, Ferro velhos, Funilarias, Latoarias, Mecânica de caminhões, Mecânica de motos e muito mais categorias) *Grátis

• Anúncio em utilidades (Postos de combustíveis, Estacionamentos, Restaurantes e Hotéis) *Grátis

• Anúncio em banners (Escolha a posição na home do site e seu prazo de veiculação) *Pago

• Anuncie um texto (Matéria, notícia, dica, evento ou roteiro) *Pago

 

Cadastre sua empresa agora GRATUITAMENTE - AUMENTE SUA VISIBILIDADE E AS VENDAS DO SEU NEGÓCIO 

 

Conheça: ANUNCIE AQUI

 

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS:

• Canal do Youtube – Clique aqui!
• Instagram – instagram.com/rkmotors.com.br
• Facebook – facebook.com/rkmotors.com.br
• Canal do Telegram – Clique aqui!

 

Vídeo





LEIA MAIS: