Rk Motors
0
0
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
Descubra como identificar sinais de adulteração no combustível do seu veículo e saiba o que de ruim ele oferece a você.

Como identificar um combustível ruim? E quais são os riscos para o seu veículo?

Publicado em 25/06/2021, por RK Motors

Descubra como identificar sinais de adulteração no combustível do seu veículo e saiba o que de ruim ele oferece a você.

Abastecendo o carro - RK Motors

 

Qualquer pessoa no mundo sabe que o uso de combustível adulterado é ruim para a saúde de qualquer veículo. No entanto, nem todo mundo consegue identificar a qualidade do combustível que está usando.

 

Saber como identificar se há alguma adulteração é essencial para consumir, sempre, o melhor combustível. Afinal, ninguém quer ser passado para trás, não é mesmo?

 

Ao longo deste texto, nós vamos lhe ensinar como identificar sinais de que há alguma adulteração no combustível do seu veículo. Além disso, você vai descobrir quais são os principais riscos que essa prática lhe oferece. Vamos lá?

 

Saiba como identificar um combustível ruim

 

Consumo em alta

 

Se acaso você notar que o seu carro vem consumindo mais combustível do que o normal, ligue o sinal de alerta.

 

Trata-se de um indício que o combustível em questão tenha sido adulterado. Desse modo, atente-se os postos de combustíveis onde abastecer.

 

Se frequenta mais de um, observe se há alguma diferença no consumo entre eles e até mesmo procure saber o que amigos e familiares têm notado. É claro que perceber isso é mais fácil se você tem uma rotina mais estável do uso do seu veículo.

 

Desempenho baixo do veículo

 

Todo proprietário de um veículo, qualquer seja ele, certamente o conhece bem. Conhece as suas limitações, sabe lidar do melhor modo e até mesmo consegue identificar quando algo está errado.

 

Desse modo, fique atento ao desempenho do seu veículo. Perceba se a performance se mantém ou se caiu de uns tempos para cá. Se acaso ela estiver aquém, um dos motivos pode ser o combustível adulterado.

 

Fique de olho, aliás, se o seu veículo vem "tossindo" ou "engasgando". Estamos falando daquelas falhas que dão a impressão de que o motor vai morrer, sabe?

 

Mais uma vez, temos sinais de que você pode estar usando um combustível adulterado.

 

Para ter certeza sobre o desempenho do seu veículo, no entanto, faça revisões regulares. Esse é o melhor modo de garantir o funcionamento correto de todos os seus componentes.

 

Atenção à luz de alerta do motor

 

Não é segredo para ninguém que o painel de um veículo é uma espécie de termômetro. Afinal dele, podemos saber se algo não está funcionando como deveria.

 

Isso vale, inclusive, para nos alertar sobre a qualidade do combustível em uso. Fique tranquilo, porque vamos lhe explicar.

 

Quando surge a luz com o ícone de um motor no painel, é provável que esteja ocorrendo algum problema no sistema de injeção eletrônica. Uma das razões para isso, por sua vez, é o uso de combustível adulterado.

 

Vale lembrar que o sistema de injeção eletrônico substitui os antigos carburadores e melhora o desempenho dos automóveis. Ele atua alimentando o combustível e evitando a poluição nas cidades.

 

Faz isso, aliás, com equilíbrio, já que possui um chip eletrônico que analisa o desempenho do motor, ajustando a alimentação. O sistema de injeção eletrônica ainda calcula o percentual de mistura com o ar, podendo ter problemas ao lidar com etanol ou gasolina adulterados.

 

Lembre-se de que outros motivos podem implicar essa luz. Mas observe se ela não surgiu logo após você abastecer o seu carro.

 

Óleo contaminado? Sinal de combustível ruim

 

Já percebeu que o óleo estava contaminado ao deixar o cárter? Com características diferentes das que deveriam ter? Pois bem, uma das causas para isso é o uso de combustível adulterado.

 

Em geral, o etanol está com muita água ou a gasolina contém solventes. Sendo assim, muita atenção ao óleo que sai do cárter do seu veículo. Verifique se ele sai normalmente ou se está diferente.

 

Os riscos que o uso de combustível ruim oferece

 

A bomba de combustível pode entupir

 

O uso de combustível adulterado pode causar o entupimento da bomba de combustível do seu veículo. Isso pode acontecer porque um combustível adulterado contém resíduos que não passam perfeitamente pela bomba.

 

Além disso, isso acaba fazendo com que a ignição venha a falhar. Como resultado, o motorista precisa dar a partida mais vezes, gastando mais combustível para acionar o motor.

 

Combustível ruim prova problemas no sistema de alimentação

 

Você deve saber que os bicos injetores e as velas de ignição são as peças do sistema de alimentação que mais trabalham, de modo direto, com o combustível.

 

Sendo assim, acabam sendo elas também as que mais sofrem ao longo do uso. Se acaso você usa um combustível adulterado em seu veículo, vai ocorrer a queima inadequada do combustível. Desse modo, a sonda lambda e o catalisador podem sofrer danos.

 

Corrosão no sistema de alimentação

 

Combustíveis adulterados possui, em sua composição, alguns solventes corrosivos. Isso acaba causando, então, a corrosão do sistema de injeção eletrônica, sobre o qual já falamos ao longo deste texto.

 

Quando acontece essa corrosão, a mistura de ar e de combustível acaba ficando desregulada, provocando o aumento do gasto de combustível. Lembre-se, aliás, de que o não funcionamento do sistema de injeção eletrônica implica o não funcionamento do seu veículo. Ou seja, ele não vai andar. Além disso, o conserto vai lhe custar um investimento considerável.

 

Peças ressecadas

 

Outro risco que o uso de combustível adulterado leva ao seu veículo é o ressecamento de peças. Componentes tanto do motor quanto do sistema de alimentação, que possuem borracha e plástico em sua composição.

 

Dessa maneira, tem-se uma vida útil menor dessas peças. E, de modo consequente, um gasto logo à frente.

 

Veículo menos potente e poluição do ar

 

O motor do seu veículo vai ficando mais fraco, de acordo com o uso de combustíveis adulterados. Sendo assim, você vai precisar acelerar mais, o que provoca mais consumo do combustível.

 

Ou seja, estamos falando de mais gastos. Além disso, o combustível adulterado provoca mais poluição do ar. Ele produz mais detritos e é péssimo para o meio ambiente.

 

Vale ainda ressaltar que alguns dos elementos que estão em meio à fumaça são cancerígenos.

 

Vídeo




LEIA MAIS: