Rk Motors
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
Saiba quais as principais técnicas e procedimentos para diminuir o consumo de combustível!

Como reduzir em até 45% do consumo de combustível do seu veículo

Publicado em 23/10/2021, por RK Motors

Saiba quais as principais técnicas e procedimentos para diminuir o consumo de combustível!

 

Como reduzir em até 45% do consumo de combustível do seu veículo - RK Motors

 

Com o preço dos combustíveis cada vez mais altos em 2021 está cada vez mais difícil andar de carro no Brasil. Mesmo com os preços nas alturas e a perspectiva é de ainda mais aumentos nos próximos meses.

 

Porém, é possível adotar diversos procedimentos ao dirigir o seu veículo para economizar combustível – e sem a instalação de nenhum equipamento adicional.

 

Neste artigo, a RK Motors traz para você as principais técnicas e procedimentos para você adotar ao dirigir para economizar até 45% de combustível.

 

1 - Reduza a velocidade média

 

Como reduzir em até 45% do consumo de combustível do seu veículo - RK Motors

 

Um dos grandes vilões do alto consumo é a pressa ao conduzir o veículo. Quase sempre estamos atrasados para algum compromisso e tentamos acelerar mais para compensar este tempo perdido.

 

Especialistas afirmam que o consumo do veículo sobe drasticamente acima dos 80km/h, independente do tipo de veículo a combustão. Alguns testes mostram por exemplo que o consumo ao conduzir um veículo na estrada com 110km/h aumenta cerca de 25% a mais de combustível do que quem está dirigindo a 80 por hora.

 

Além disso, a mudança brusca de aceleração no pedal contribui na maior proporção para o aumento do consumo do veículo. A revista Mobiauto, por exemplo, fez um teste de consumo em 2020 com uma Duster 1.6 CVT onde conseguiram provar que apenas a mudança na condução do veículo reduziu em quase 50% o consumo de combustível!

 

O ideal é procurar sempre conduzir seu veículo na cidade com o motor entre 1.500 e 2.000rpm. Nem sempre é possível mas buscando educar seu modo de condução é possível reduzir o consumo gradativamente.

 

2 - Desligue o ar-condicionado em alguns horários

 

Como reduzir em até 45% do consumo de combustível do seu veículo - RK Motors

 

Se você mora em cidades com o clima mais ameno ou dirige em horários logo cedo do dia ou em outros com sombra é possível desligar um pouco o ar-condicionado do veículo.

 

Estudos mostram que usar o ar-condicionado ligado ao dirigir pode representar 10% do consumo total de combustível!

 

Portanto, desligar um pouco o ar-condicionado e andar com as janelas abertas pode economizar bastante o consumo do seu veículo. E claro, não vá dirigir a mais de 80km/h em uma rodovia com os vidros abertos: a economia do ar-condicionado desligado será perdida com o arrasto provocado pela circulação de vento dentro do seu carro.

 

3 - Retire qualquer peso desnecessário

 

Como reduzir em até 45% do consumo de combustível do seu veículo - RK Motors

 

Muitas pessoas usam o veículo quase como uma dispensa. Guardam diversos objetos que não cabem em casa. Testes já mostraram que um excesso de 48kg de objetos no seu veículo pode representar 2% da conta do consumo do seu veículo. Pode parecer pouco mas este peso em conjunto com os outros aspectos mostrados aqui neste artigo podem aumentar significativamente o consumo de combustível.

 

Mas lembre-se de reduzir o peso com prudência: não vá retirar nenhum item de emergência como estepe, macaco ou outras ferramentas a fim de ter economia!

 

4 - Mantenha os pneus do seu veículo calibrados

 

Como reduzir em até 45% do consumo de combustível do seu veículo - RK Motors

 

Esta é uma conduta que sempre sabemos que devemos fazer, mas deixamos a desejar. Manter a calibragem ideal para seu veículo conforme apontado no manual do carro é indispensável para reduzir o consumo do seu veículo.

 

Como nem sempre temos paciência para descer do carro e monitorar semanalmente a calibragem dos pneus do veículo, você pode procurar abastecer em algum posto que o calibrador já seja próximo à bomba de combustível. Vários postos de combustível oferecem esta possibilidade com a finalidade de atrair mais clientes.

 

Quase sempre quando você pedir para calibrar o seu veículo, o frentista irá checar alguns outros itens, além de frequentemente até limpar o para-brisa do seu veículo. Dessa forma, além de verificar constantemente a calibragem dos pneus, você ainda ganha uma checagem gratuita de outros itens, como nível da água do radiador, palhetas do limpador, entre outros.

 

5 - Faça a manutenção preventiva do seu veículo

 

Como reduzir em até 45% do consumo de combustível do seu veículo - RK Motors

 

Cuide da manutenção preventiva do seu veículo. Um bom funcionamento do motor e dos diversos outros componentes do veículo é indispensável para manter o consumo do seu veículo a níveis semelhantes aos testados pela montadora ao fabricar o seu carro.

 

Esteja sempre atento às trocas de filtros de ar e óleo do motor, além de manter o veículo com os pneus sempre em bom estado de conservação, e com o alinhamento e balanceamento em dia.

 

Por incrível que pareça, é a soma destes pequenos procedimentos que aumentam em grandes porcentagens o consumo do seu veículo. Procure aplicar no seu dia a dia as condutas apresentadas anteriormente e veja na prática o consumo do seu veículo reduzir a níveis que você nunca imaginou!

 

Curtiu nosso artigo de hoje? Então acompanhe nosso portal e fique por dentro das principais novidades e curiosidades do mundo automotivo. Além disso, no portal RK Motors você pode encontrar os principais prestadores de serviços automotivos da sua região!

 

RK Motors – O seu guia automotivo!

 

ACOMPANHEM-NOS NAS REDES SOCIAIS:

• Canal do Youtube – Clique aqui!
• Instagram – instagram.com/rkmotors.com.br
• Facebook – facebook.com/rkmotors.com.br
• Canal do Telegram – Clique aqui!

 




LEIA MAIS: