Rk Motors
0
0
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
Saiba o que fazer para que o estofamento do seu caminhão lhe dê mais conforto e aprenda a limpá-lo, além dos tapetes!

Dicas sobre estofaria e tapeçaria para caminhões

Publicado em 04/09/2021, por RK Motors

Saiba o que fazer para que o estofamento do seu caminhão lhe dê mais conforto e aprenda a limpá-lo, além dos tapetes!

 

Dicas sobre estofaria e tapeçaria para caminhões - rk motors

 

Por acaso, você tem um caminhão, mas não sabe como cuidar do seu estofamento e tapeçaria? Pois bem, se acaso essa for a sua situação, nós temos uma boa notícia para você!

 

Ao longo deste texto, vamos falar sobre o assunto e ainda lhe dar algumas dicas para ajudar na limpeza e na conservação dos bancos e tapetes. Se você estiver atento a eles, com toda certeza vai ter mais conforto em seu veículo. Vamos lá?!

 

Dicas sobre estofaria e tapeçaria para caminhões

 

Apenas quem tem ou dirige um caminhão sabe de como é importante manter a limpeza da cabine em dia. Afinal, muitas vezes é preciso dormir nela, o que torna o conforto ainda mais desejável!

 

Nada melhor do que estar em um ambiente limpo e cheiroso, não é mesmo? Sem sujeira e o desconforto que são capazes de tirar qualquer pessoa do sério!

 

A seguir, nós lhe daremos algumas dicas valiosas para te ajudar a preservar tanto o estofamento quanto a tapeçaria do seu caminhão. Tenha muita atenção com elas!

 

Faça limpezas semanais

 

Um modo de evitar o acúmulo da sujeira e danos no estofamento e na tapeçaria do seu caminhão é realizando limpezas semanais. Afinal, a manutenção sempre previne contra danos maiores, não é mesmo?

 

Um bom caminho, então, é começar fazendo a aspiração nos estofados, de modo a remover poeira e até mesmo outras partículas que podem danificar a superfície do seu banco com o tempo. Vale lembrar ainda que essas partículas acabam servindo de moradia para microorganismos que podem lhe trazer problemas de saúde e agravar alergias, por exemplo.

 

Para além da aspiração, tanto nos estofados quanto nos tapetes, também é possível realizar uma lavagem a vapor nos bancos. Quem tem uma máquina pode fazer isso em casa, mas também há profissionais especializados nesse serviço.

 

Portanto, saiba que a limpeza periódica evita limpezas mais longas e mais agressivas, o que preserva o estofado do seu caminhão!

 

Não use qualquer produto

 

Você deve saber que há uma série de produtos, assim como misturas caseiras, que as pessoas costumam usar para fazer a limpeza do estofado de caminhões. No entanto, nem todos eles são ideais para isso.

 

Saiba que há produtos específicos para cada tipo de estofado. Eles, portanto, são capazes de realizar uma limpeza mais eficiente e ágil, além de não provocar quaisquer danos.

 

Quando um produto não possui uma composição que se adeque ao tipo de estofado, ele pode acabar danificando o material com o passar do tempo. É por isso, aliás, que você deve estar bem atento ao tipo de estofado do seu caminhão para que possa comprar os produtos ideais para ele.

 

Uma boa dica, então, é fugir de produtos químicos para a limpeza do estofado. Não recorra a esses mesmo se alguém lhe sugerir, certo?

 

Evite a exposição ao sol

 

Nem todo mundo sabe, mas o sol é um inimigo dos estofados, inclusive os estofados de caminhões. Quando há uma exposição a altas temperaturas todos os dias, o estofado vai se desgastando pouco a pouco.

 

Isso acontece, aliás, independentemente do material que compõe os bancos do seu caminhão. Quer seja couro ou outro material, com o tempo as altas temperaturas vão danificar o estofado.

 

Por isso, então, é uma boa ideia usar um protetor no para-brisas, assim como boas películas nos vidros. Desse modo, então, você reduz a temperatura interna do caminhão e evita o contato dos raios ultravioletas com o estofado.

 

Além disso, saiba que esse cuidado também é importante para os tapetes. Afinal, eles também sofrem com o calor do sol.

 

Atenção aos tapetes do seu caminhão

 

Quando falamos em produtos para a limpeza dos tapetes, saiba que não há nada melhor do que a água. Sim, é o que há de mais eficiente para retirar as impurezas que ficam nos tapetes, sobretudo os de borracha.

 

Nesse caso, aliás, evite usar produtos abrasivos, como é o caso do silicone. Se acaso o tapete do seu caminhão for de carpete, então, opte por uma escova úmida para auxiliar na limpeza.

 

Além disso, não se esqueça de que o carpete demanda mais tempo para secar do que a borracha!

 

Todos esses cuidados que lhe sugerimos, com toda certeza, vão atuar em seu favor no dia a dia. Vai haver mais conforto para a condução e também para quando você precisar dormir na cabine.

 

Suas costas e seu corpo, de modo geral, vão agradecer pelo bom estado do estofado, em especial. E os cuidados com os tapetes, do mesmo modo, é essencial para manter o ambiente limpo e agradável!

 

Vale a pena restaurar estofados do caminhão?

 

Ao longo dos anos, é comum e até mesmo normal que os estofados de um caminhão acabem se rasgando ou se desgastando. Isso ocorre, aliás, se acaso o condutor tiver cuidados com o seu caminhão, já que tudo possui uma vida útil, não é?

 

Isso não quer dizer, no entanto, que devemos dispensar os cuidados com o estofamento. Quando bem cuidado, ele dura muito mais tempo e oferece conforto ao longo de sua vida útil!

 

Mas, voltando ao assunto, saiba que nem sempre é preciso trocar um estofado do seu caminhão, quando ele está com a capa rasgada e com a espuma um pouco cansada. Muitas vezes, a solução pode ser mais simples do que você imagina, tendo como solução ir a uma estofaria ou tapeçaria da sua região. Pequenos e médios reparos saem mais em conta do que uma troca completa por um ítem novo.

 

Bancos de couro, aliás, podem receber alguns produtos que atuam em sua conservação, desde que haja aplicações periódicas. Lembre-se ainda de que o bom estado dos estofados atua em seu favor em caso de venda do seu caminhão. Quando ele não está em um bom estado, no entanto, a tendência é de desvalorização.

 

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS:

• Canal do Youtube – Clique aqui!
• Instagram – instagram.com/rkmotors.com.br
• Facebook – facebook.com/rkmotors.com.br
• Canal do Telegram – Clique aqui!

 




LEIA MAIS: