Com toda certeza, você prefere ter a sua moto sempre bonita e limpa, não é mesmo? Como se a pintura fosse nova, reluzente e brilhante para quem quiser ver.
É claro que, com o tempo, esse brilho acaba se perdendo, mas nem tudo está perdido. Felizmente, há um procedimento capaz de restaurar a beleza dos componentes externos da sua moto: o polimento.
Trata-se de uma técnica antiga, mas nunca fora de moda. E é sobre ela que vamos falar ao longo deste artigo.
Com esta leitura, você vai descobrir o que é o polimento, como ele funciona e se é possível realizá-lo em sua própria casa. Vamos lá, então?!
O polimento
Em primeiro lugar, vamos relembrar do que se trata o polimento. Estamos falando de um procedimento recomendado para pinturas que estejam manchadas, queimadas de sol, por árvores e pássaros, com riscos de pouca profundidade e para peças que já foram repintadas e que perderam o seu brilho.
Na prática, o polimento usa massas abrasivas, assim como politrizes, que giram em média a 2.000 rotações por minuto. Assim, o polimento é capaz de retirar um pouco do verniz da pintura, levando junto manchas e riscos.
Além disso, há casos em que os polidores usam lixa d'água fina, com o intuito de tirar substâncias que estejam no verniz.
Engana-se quem pensa que o polimento é um procedimento muito simples, como a cera. Trata-se de um procedimento que exige conhecimento e habilidade com a politriz, principalmente quando nos lembramos das quinas, dos frisos laterais e dos vincos dos veículos.
Um descuido pode ser o suficiente, então, para que se remova o verniz e até mesmo a tinta da peça, revelando o interior da lataria.
É possível polir a moto em casa?
Embora o polimento seja um procedimento complexo, é possível realizá-lo, de um modo mais simples, em casa. Com segurança, é claro, obtendo um bom resultado, embora não seja o mesmo que um polidor profissional lhe daria.
Abaixo, lhe apresentamos um breve passo a passo de como é possível realizar um polimento caseiro. Lembre-se, no entanto, que o melhor caminho, para maiores resultados, é optar por um polidor profissional.
Lave a moto
Comece o processo de polimento lavando a sua moto. O ideal, aliás, é que use um produto de limpeza multifacetado específico para moto. Sendo assim, procure no mercado aquele que lhe ofereça mais qualidade.
Compare, leia a respeito e peça dicas de pessoas conhecidas para fazer a melhor escolha.
Mas, voltando à limpeza, molhe a moto com a água e, em seguida, use o produto multifacetado que escolher. Passe-o na pintura, nos plásticos, nas borrachas, nos alumínios, nos cromados, na fibra de carbono e nos discos.
O produto deve remover, com rapidez, todo o tipo de sujeira que estiver em sua moto, deixando, então, o acabamento bem limpo, sem danificá-lo. Depois disso, volte a molhar a moto e use uma esponja macia, para que se retire o produto de limpeza que você escolheu.
Em seguida, então, deixe a sua moto secar à sombra (nada de deixar sob a luz do sol) ou seque-a usando um pano seco.
Faça o polimento e proteja a sua moto
Após limpar a sua moto, enfim chegou o momento de realizar o polimento. Nesse momento, então, você pode usar um renovador de silicone na pintura, assim como na pintura, na fibra de carbono e nos metais.
Isso vai garantir um acabamento mais brilhante à sua moto, bem como vai ajudar a prevenir o ressecamento e envelhecimento das borrachas.
Por fim, você deve proteger a sua moto e repelir a água. Nesse momento, então, use alguma cera de polimento na carenagem, no alumínio e na fibra de carbono de sua moto.
Não importa se a pintura é mate ou brilhante, o produto deve servir para ambos. Para encerrar, então, basta passar um pano limpo para melhorar o acabamento.
Polir o escapamento da moto
Algumas partes de sua moto precisam de uma atenção especial quando o assunto é polimento. Afinal, cada parte possui um material diferente, o que interfere em como deve ocorrer a limpeza e quaisquer outros procedimentos.
O escapamento, aliás, é uma parte que merece muita atenção. Desse modo, você garante o seu bom funcionamento, assim como mantém o seu bom visual.
Antes de realizar o polimento do escapamento de sua moto, espere-a esfriar. Lembre-se de que estamos falando de uma parte que se esquenta durante o uso do veículo, o que pode lhe provocar queimaduras.
Do mesmo modo, evite usar produtos abrasivos nesse processo. Isso porque eles podem provocar a corrosão do equipamento, prejudicando a sua eficiência, assim como as funções desse componente.
Opte, então, por produtos neutros, especialmente aqueles que sejam indicados para esse procedimento.
Além disso, use água para a limpeza externa do escapamento. Quando está morna, aliás, a água costuma remover a sujeira com mais facilidade.
Você também pode usar um pano e uma escova com cerdas macias para auxiliar na limpeza externa do escapamento, inclusive. Por fim, lembre-se de limpar, com frequência, o escapamento de sua moto.
Enfim, agora você já sabe bastante a respeito do polimento. Se quiser fazê-lo em sua própria casa, de um modo mais simples, já é capaz de executá-lo.
No entanto, se você busca por resultados melhores, então opte por um polidor profissional. Sem dúvida alguma, a sua moto vai ficar com um visual incrível!
NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS:
• Canal do Youtube – Clique aqui!
• Instagram – instagram.com/rkmotors.com.br
• Facebook – facebook.com/rkmotors.com.br
• Canal do Telegram – Clique aqui!