Rk Motors
0
0
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
Técnica antiga, o polimento nunca sai de moda. Ele é capaz de restaurar o brilho dos componentes externos de sua moto.

Dúvidas sobre polimento em motos? Tire agora!

Publicado em 19/08/2021, por RK Motors

Técnica antiga, o polimento nunca sai de moda. Ele é capaz de restaurar o brilho dos componentes externos de sua moto.

 

moto brilhando polimento - rk motors

 

Com toda certeza, você prefere ter a sua moto sempre bonita e limpa, não é mesmo? Como se a pintura fosse nova, reluzente e brilhante para quem quiser ver.

 

É claro que, com o tempo, esse brilho acaba se perdendo, mas nem tudo está perdido. Felizmente, há um procedimento capaz de restaurar a beleza dos componentes externos da sua moto: o polimento.

 

Trata-se de uma técnica antiga, mas nunca fora de moda. E é sobre ela que vamos falar ao longo deste artigo.

 

Com esta leitura, você vai descobrir o que é o polimento, como ele funciona e se é possível realizá-lo em sua própria casa. Vamos lá, então?!

 

O polimento

 

Em primeiro lugar, vamos relembrar do que se trata o polimento. Estamos falando de um procedimento recomendado para pinturas que estejam manchadas, queimadas de sol, por árvores e pássaros, com riscos de pouca profundidade e para peças que já foram repintadas e que perderam o seu brilho.

 

Na prática, o polimento usa massas abrasivas, assim como politrizes, que giram em média a  2.000 rotações por minuto. Assim, o polimento é capaz de retirar um pouco do verniz da pintura, levando junto manchas e riscos.

 

Além disso, há casos em que os polidores usam lixa d'água fina, com o intuito de tirar substâncias que estejam no verniz.

 

Engana-se quem pensa que o polimento é um procedimento muito simples, como a cera. Trata-se de um procedimento que exige conhecimento e habilidade com a politriz, principalmente quando nos lembramos das quinas, dos frisos laterais e dos vincos dos veículos.

 

Um descuido pode ser o suficiente, então, para que se remova o verniz e até mesmo a tinta da peça, revelando o interior da lataria.

 

É possível polir a moto em casa?

 

Embora o polimento seja um procedimento complexo, é possível realizá-lo, de um modo mais simples, em casa. Com segurança, é claro, obtendo um bom resultado, embora não seja o mesmo que um polidor profissional lhe daria.

 

Abaixo, lhe apresentamos um breve passo a passo de como é possível realizar um polimento caseiro. Lembre-se, no entanto, que o melhor caminho, para maiores resultados, é optar por um polidor profissional.

 

Lave a moto

 

Comece o processo de polimento lavando a sua moto. O ideal, aliás, é que use um produto de limpeza multifacetado específico para moto. Sendo assim, procure no mercado aquele que lhe ofereça mais qualidade.

 

Compare, leia a respeito e peça dicas de pessoas conhecidas para fazer a melhor escolha.

 

Mas, voltando à limpeza, molhe a moto com a água e, em seguida, use o produto multifacetado que escolher. Passe-o na pintura, nos plásticos, nas borrachas, nos alumínios, nos cromados, na fibra de carbono e nos discos.

 

O produto deve remover, com rapidez, todo o tipo de sujeira que estiver em sua moto, deixando, então, o acabamento bem limpo, sem danificá-lo. Depois disso, volte a molhar a moto e use uma esponja macia, para que se retire o produto de limpeza que você escolheu.

 

Em seguida, então, deixe a sua moto secar à sombra (nada de deixar sob a luz do sol) ou seque-a usando um pano seco.

 

Faça o polimento e proteja a sua moto

 

Após limpar a sua moto, enfim chegou o momento de realizar o polimento. Nesse momento, então, você pode usar um renovador de silicone na pintura, assim como na pintura, na fibra de carbono e nos metais.

 

Isso vai garantir um acabamento mais brilhante à sua moto, bem como vai ajudar a prevenir o ressecamento e envelhecimento das borrachas.

 

Por fim, você deve proteger a sua moto e repelir a água. Nesse momento, então, use alguma cera de polimento na carenagem, no alumínio e na fibra de carbono de sua moto.

 

Não importa se a pintura é mate ou brilhante, o produto deve servir para ambos. Para encerrar, então, basta passar um pano limpo para melhorar o acabamento.

 

Polir o escapamento da moto

 

Algumas partes de sua moto precisam de uma atenção especial quando o assunto é polimento. Afinal, cada parte possui um material diferente, o que interfere em como deve ocorrer a limpeza e quaisquer outros procedimentos.

 

O escapamento, aliás, é uma parte que merece muita atenção. Desse modo, você garante o seu bom funcionamento, assim como mantém o seu bom visual.

 

Antes de realizar o polimento do escapamento de sua moto, espere-a esfriar. Lembre-se de que estamos falando de uma parte que se esquenta durante o uso do veículo, o que pode lhe provocar queimaduras.

 

Do mesmo modo, evite usar produtos abrasivos nesse processo. Isso porque eles podem provocar a corrosão do equipamento, prejudicando a sua eficiência, assim como as funções desse componente.

 

Opte, então, por produtos neutros, especialmente aqueles que sejam indicados para esse procedimento.

 

Além disso, use água para a limpeza externa do escapamento. Quando está morna, aliás, a água costuma remover a sujeira com mais facilidade.

 

Você também pode usar um pano e uma escova com cerdas macias para auxiliar na limpeza externa do escapamento, inclusive. Por fim, lembre-se de limpar, com frequência, o escapamento de sua moto.

 

Enfim, agora você já sabe bastante a respeito do polimento. Se quiser fazê-lo em sua própria casa, de um modo mais simples, já é capaz de executá-lo.

 

No entanto, se você busca por resultados melhores, então opte por um polidor profissional. Sem dúvida alguma, a sua moto vai ficar com um visual incrível!

 

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS:

• Canal do Youtube – Clique aqui!
• Instagram – instagram.com/rkmotors.com.br
• Facebook – facebook.com/rkmotors.com.br
• Canal do Telegram – Clique aqui!

 



LEIA MAIS: