Rk Motors
0
0
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
Você liga o seu carro sem pisar no pedal de embreagem? Você pode estar diminuindo a vida útil do seu veículo!

Entenda por que devemos pisar na embreagem ao ligar o carro!

Publicado em 22/09/2021, por RK Motors

Você liga o seu carro sem pisar no pedal de embreagem? Você pode estar diminuindo a vida útil do seu veículo!

 

pessoa dirigindo - rk motors

 

Você já deve ter se deparado alguma vez na vida com alguém falando: pisa na embreagem quando for ligar o carro!

 

Mas afinal, será que é mito ou verdade essa questão de acionar o pedal de embreagem ao ligar o carro? É apenas para se prevenir do carro não avançar com a marcha engatada? Tem algo a ver com a mecânica do carro? Segurança? E se eu não acionar, prejudica o motor?

 

Isso e muito mais você confere na curiosidade da semana com este artigo da RK Motors!

 

Para quê serve a embreagem do meu carro?

 

A embreagem é um componente que faz parte do sistema de transmissão do veículo. Ela é responsável por transferir a força do motor para a caixa de câmbio, de modo que essa força chegue até as rodas do seu carro, diminuindo o impacto provocado.

 

É por causa embreagem que a troca de velocidades é feita de forma suave, diminuindo assim o desgaste entre a caixa de câmbio e o motor do veículo.

 

A embreagem fica localizada entre o volante do motor (volante de inércia) e a caixa de câmbio. Ela é composta por três peças principais: platô, disco, e o rolamento.

kit de embreagem - rk motors

Kit de embreagem comum de um veículo

 

A embreagem, diferente do que muitos pensam, está sempre acoplada ao volante do motor. No momento em que acionamos o pedal, o disco se desprende do volante para que possa ser feita a alteração de marcha/velocidade. O platô é o responsável por fazer esse movimento, que funciona como um pistão aliviando a pressão do disco na hora da troca de marcha. No instante em que soltamos nosso pé da embreagem, o platô volta a exercer essa pressão ao disco, acoplando-o novamente ao volante de inércia.

 

Afinal, eu devo pisar na embreagem ao ligar meu carro?

Pisar na embreagem - rk motors

 

Ao acionarmos a chave para ligar o nosso carro, o motor de partida sofre uma grande carga, pois ele movimenta os componentes internos do motor do automóvel, para fazer com que ele efetivamente pegue. Porém, além do peso do motor, também tem o do câmbio. Então, quando o motorista pisa na embreagem, faz com que o motor esteja desacoplado da caixa de marchas, aliviando assim o peso exercido em todo o sistema. Além do que a embreagem não fica prejudicada, pois a carga sofrida é extremamente pequena.

 

Também podemos citar que quando se liga o veículo pressionando a embreagem, isso ajuda a diminuir o peso arrastado pelo motor de partida, fazendo com que aumente a vida útil tanto do motor de partida quanto da bateria. Esses efeitos são sentidos principalmente em carros pré anos 2000. Já nos carros mais novos, os motores já são projetados para suportarem melhor todo o peso da partida em condições normais, porém ainda está sujeito a desgaste, mesmo que reduzido comparado a modelos mais antigos.

 

Outro grande motivo para se pisar no pedal de embreagem no momento de dar partida o mais comumente citado: a segurança. Quando o carro é deixado engatado quando desligado, caso o motorista não pressionar a embreagem no momento da partida, ele poderá dar um tranco e causar uma colisão em algum objeto, obstáculo ou até alguém que esteja próximo. É um fato muito comum de ser visto no dia a dia.

 

Dicas importantes ao ligar o seu carro!

dar a partida no carro - rk motors

 

Procure sempre manter o seu carro engatado marcha quando for mantê-lo desligado. Isso dá uma segurança maior contra possível movimentação do carro, principalmente quando deixado em lugares íngremes ou ruas enladeiradas. Esteja atento também em manter o freio de mão acionado.

 

Ao sentar para ligar o seu carro, pise sempre na embreagem antes de girar a chave. Isto cria uma memória muscular de sempre ter o cuidado automático de estar com o pé no pedal de embreagem antes de dar a partida. Se possível, já tire a marcha do veículo e ponha no “ponto morto”.

 

No momento de girar a chave, espere alguns segundos para os componentes eletrônicos do seu veículo reconhecerem e ficarem prontos para a perfeita partida do veículo. É neste momento em que o sistema computadorizado faz os primeiros testes e aciona a bomba de combustível e demais partes envolvidas no acionamento do veículo.

 

Ao dar partida, tenha sempre a paciência de esperar pelo menos de 30 segundos a 1 minuto o veículo funcionando. Mesmo com carros novos, especialistas recomendam de deixar um breve momento o veículo funcionando para o óleo circular e o motor chegar até uma temperatura ideal de giro, para só assim você poder sair com o seu veículo. Fazendo isso, você prolonga a vida útil do seu motor e evita desgastes prematuros.

 

E então, curtiu a dica de hoje? Temos certeza de que essa curiosidade vai ser de grande utilidade para você prevenir problemas no seu veículo e aumentar a vida útil do seu carango!

 

Fica ligado no nosso portal que toda semana teremos curiosidades do mundo automotivo para você acompanhar!

 

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS:

• Canal do Youtube – Clique aqui!
• Instagram – instagram.com/rkmotors.com.br
• Facebook – facebook.com/rkmotors.com.br
• Canal do Telegram – Clique aqui!

 




LEIA MAIS: