Ter um carro não é apenas sair e se divertir por aí. Exige muita responsabilidade por parte do proprietário, tanto na hora de conduzir, como na hora de zelar pelo bem.
Assim, ter um carro não é apenas pagar as contas como seguro e IPVA e achar que o mesmo - por ser um 0km, não precisa de mais nada (se for usado exige um cuidado redobrado). Também não adianta investir em personalização, decalques, acessórios, se não tiver o mínimo de cuidado com o veículo. Ao menor descuido, surgirão problemas que se não forem resolvidos de forma correta, certamente implicará em mais gastos e menos diversão. Mais dores de cabeça do que prazer.
Por isso todo cuidado é pouco e a gente resolveu elencar alguns cuidados para você economizar ao máximo com seu carro, sem surpresas.
6 cuidados para você economizar com a manutenção do carro
Manutenção preventiva
Há quem ache desnecessário uma manutenção frequente no carro. Geralmente, a revisão deve ser feita a cada 6 meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados, dependendo de qual marca for atingida primeiro.
Trata-se de um cuidado importante, porque ajuda a zelar por cada componente do motor e verificar se alguma peça não está tendo desgaste. Isso previne o risco de o condutor sofrer um acidente durante um percurso ou ainda, diminui as chances de uma manutenção corretiva, que pode ser até 10 vezes mais cara que a preventiva.
Tanto um risco como o outro é que são desnecessários, não concorda? Então, fique atento às marcas que seu carro alcança e corra levá-lo a uma autorizada competente.
Faça o Balanceamento
Este item é importante, principalmente se você sentir que a carroceria ou o volante vibra muito durante o trajeto. Isso é sinal de que as rodas necessitam de um balanceamento urgente. Isso é mais comum de ocorrer a cada 10 mil quilômetros rodados.
Trata-se do equilíbrio de massa entre o pneu e a roda. E como é feito esse balanceamento? O procedimento consiste em adicionar contrapesos que possam compensar qualquer diferença dessa massa e portanto, sejam a causa dessa vibração.
E qual o risco que se corre se o balanceamento não for feito?
O menor de todos é a quebra de alguma peça importante - e cara, no seu carro. Isso porque sem o balanceamento, as rodas ficarão desregulares e com a instabilidade do veículo, as peças ficam mais suscetíveis a quebrarem ou no pior dos cenários, ocorrer um grave acidente na estrada.
Por isso é de suma importância verificar o balanceamento das rodas a cada 10 mil km rodados ou à menor vibração estranha que sentir no carro.
Alinhamento das rodas
Não, não é a mesma coisa que balancear. Alinhar as rodas é manter a posição das mesmas conforme a recomendação do fabricante. Se uma delas estiver fora de linha com relação às outras, os riscos de acidente ou prejuízo são grandes.
Ocorre que diariamente, a suspensão do veículo sofre impactos em razão dos desníveis e falhas do asfalto. São buracos, lombadas ou ainda, manobras mal executadas por parte do condutor e que acabam também forçando as rodas.
Desta forma, se o carro fica mal alinhado, isso pode gerar má distribuição de forças na direção do veículo, o que também sobrecarrega peças. Sem contar que a condução do motorista fica afetada, visto que o mesmo dependerá de muita força no braço para controlar o carro e “puxar” a direção para o lado desejado - e mais seguro.
Ou seja, o risco de um acidente é alto - sem contar o alto custo no mecânico que pode pegar o proprietário de surpresa.
Por isso, alinhar as rodas do carro é uma forma de proteger o veículo e o motorista, sendo parte importante da manutenção preventiva.
Regulagem da pressão dos pneus
Uma coisa básica, simples e sem custo que pode ser feita em qualquer posto de gasolina. Basta levar o carro para “calibrar” o ar dos pneus. E se precisar de ajuda, qualquer frentista ainda pode te dar uma mãozinha. Atenção quanto à medida certa que cada pneu deve receber de ar. Essa informação geralmente consta no manual do proprietário do carro.
A calibragem dos pneus pode ajudar ao motorista a economizar combustível e evitar gastos com manutenção das rodas, que são mais suscetíveis a problemas caso não estejam devidamente calibrados. A calibragem deve ser feita ao menos uma vez a cada 15 dias.
Cheque sempre o nível de óleo
Se você não deseja ter problemas com qualquer componente do motor, é bom adotar o hábito de checar o nível de óleo do motor pelo menos uma vez ao mês. É o óleo que mantém os componentes do motor lubrificados, evitando que haja algum desgaste de qualquer parte ou ainda um superaquecimento.
O óleo é importante também porque ajuda o carro a manter uma boa performance, sem gastar muito combustível.
Portanto, quando chegar o momento - geralmente a cada 5 mil quilômetros rodados - ou caso o nível tenha baixado, ou ainda, se o óleo estiver com uma cor muito escura, fique atento: é melhor trocá-lo.
E quanto ao óleo da caixa de câmbio?
Em carros automáticos, a orientação de especialistas é a troca de óleo da caixa de câmbio a cada 40 mil ou 60 mil quilômetros rodados. Já os carros com caixa de câmbio manual não precisam efetivar a troca de óleo.
Cuidado com as lâmpadas