Rk Motors
0
0
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
Do óleo do motor à calibragem dos pneus: a que você deve se atentar antes de realizar uma viagem com o seu veículo.

O que devo verificar no carro antes de uma viagem?

Publicado em 22/07/2021, por RK Motors

Do óleo do motor à calibragem dos pneus: a que você deve se atentar antes de realizar uma viagem com o seu veículo.

 

Foto De Casal Sentado Na Parte De Trás Do Carro

 

Está pensando em fazer uma viagem com o seu carro? Quer seja sozinho, quer seja em família, quer seja com amigos? Pois bem, então você deve prestar muita atenção com o seu carro!

 

Alguns cuidados são essenciais para garantir a segurança da viagem. Afinal, sem dúvida alguma você não pretende passar por um imprevisto na rodovia, não é mesmo?

 

Imagine como seria ruim se uma peça de seu carro deixasse de funcionar ao longo do trajeto. Ou se algum sistema do seu carro apresentasse falhas no meio da estrada. Além de tudo, isso é perigoso...

 

Sendo assim, continue com a gente e descubra o que verificar antes de fazer uma viagem. Anote tudo e arrume as suas malas!

 

O que devo verificar no carro antes de uma viagem?

 

1. Óleo e líquido de arrefecimento

 

Um item que você deve verificar antes de fazer uma viagem é o óleo do motor. Afinal, ele é responsável "apenas" pela lubrificação das peças que compõem o motor, bem como para evitar o desgaste delas.

 

Quando for verificar o nível do motor, no entanto, certifique-se de que está em um local nivelado. Assim sendo, tire a vareta de medição e, logo em seguida, use um pano para limpá-la.

 

Desse modo, coloque mais uma vez a vareta e verifique se o óleo está entre as marcações mínima e máxima do objeto. Caso esteja abaixo, então você deve complementar o óleo.

 

Tenha sempre o cuidado, no entanto, de não colocar mais óleo do que o limite previsto.

 

Atente-se também ao líquido de arrefecimento do motor do seu veículo. Lembre-se de que ele deve estar entre as marcações mínima e máxima do reservatório de expansão do carro.

 

Lembrando, no entanto, que carros mais modernos possuem sistemas isolados, o que evita a perda de grandes volumes desse líquido. Se acaso estiver faltando, então você deve complementar o líquido de arrefecimento.

 

O caminho é usar uma solução que conte com o mesmo aditivo, bem como com água destilada, seguindo a proporção que o manual do proprietário do seu carro indique. Por favor, não misture outros aditivos nem água da torneira.

 

2. Bateria e pneus

 

Outro item que você deve, com toda certeza, verificar antes de fazer uma viagem é uma bateria. Afinal, imagine como seria frustrante ficar na mão, durante o trajeto, por conta dela?

 

Pois bem, isso é algo que pode acontecer se acaso você usa uma bateria que esteja no fim de sua vida útil. A boa notícia é que a grande maioria dos carros revela se há algum problema ou alguma falha com a sua bateria.

 

Desse modo, então, são menores as chances de surpresas desagradáveis. Mas, se o seu carro não lhe diz isso, então você deve estar atento a alguns indícios de que a bateria está chegando ao fim.

 

Perceba, por exemplo, se há alguma dificuldade ao dar partida no motor. Problemas com a bateria são possíveis para isso. Uma ida à oficina para uma boa checagem, no entanto, é sempre a melhor opção.

 

Do mesmo modo, atente-se à calibragem dos pneus do seu carro. Lembre-se de realizá-la sempre pela manhã, antes do carro ser exposto ao carro, com os pneus ainda frios.

 

O ideal é que haja pelo menos um período de três horas de inatividade do veículo antes disso. Não se esqueça, no entanto, de seguir as orientações que estão no manual do proprietário, bem como em etiquetas que podem estar na carroceria do seu veículo.

 

Afinal, a pressão dos pneus varia segundo a quantidade de pessoas no carro. A calibragem nos pneus ainda pode, inclusive, reduzir o consumo de combustível do seu veículo.

 

3. Líquido do lavador do para-brisa

 

Com toda certeza, você sabe da importância de ter o para-brisa limpo durante a condução. Afinal, isso é condição essencial para uma boa visibilidade da via, o que previne contra acidentes.

 

Desse modo, você precisa ter o líquido para limpeza do para-brisa. Imagine precisar limpar o vidro ao longo da viagem e perceber que o lavador está seco? Isso, certamente, vai atrapalhar bastante a sua viagem.

 

O ideal, então, é que você abasteça o lavador com água filtrada e um aditivo próprio para essa limpeza. Além disso, não use, em hipótese alguma, soluções caseiras que envolvam, por exemplo, sabão ou detergente.

 

Isso pode acelerar o desgaste das palhetas, bem como atrapalhar a sua visibilidade nas vias. Estamos combinados?

 

Não se esqueça dos cuidados mensais

 

Esses cuidados que citamos acima são pontuais, ou seja, você deve fazer, especialmente, antes de uma viagem. No entanto, é preciso tomar outros cuidados a cada mês, ainda que você não vá fazer uma viagem.

 

Cheque, por exemplo, os freios. Não deixe que o nível de seu líquido esteja baixo, bem como verifique as pastilhas e os discos.

 

Do mesmo modo, muita atenção às correias dentada. Troque-as a cada 50 mil quilômetros para evitar travamento do motor e assegurar o sincronismo entre a árvore de manivelas e o eixo de comando de válvulas.

 

Além disso, observe o estado dos pneus. Atente-se ao desgaste no centro da roda, que indica necessidade de calibragem, bem como nas laterais e nos lados interno e externo.

 

Lembre-se de que cuidados como esses não são, nem de longe, meros gastos. Afinal, a atitude preventiva é um meio para evitar imprevistos que vão lhe custar muito mais dinheiro.

 

Sendo assim, mantenha as revisões em dia e não as atrase. Seu carro e o seu bolso vai agradecer! Ah, boa viagem!

 




LEIA MAIS: