Rk Motors
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
Saiba todos os detalhes sobre as principais formas de proteger a pintura do seu carro!

O que é Cristalização, Espelhamento e Vitrificação de pintura?

Publicado em 16/10/2021, por RK Motors

Saiba todos os detalhes sobre as principais formas de proteger a pintura do seu carro!

 

Cristalização, Espelhamento e Vitrificação de pintura automotiva - rk motors

 

O brasileiro, apaixonado por carros, não deixa de lado seu amor por cuidar e embelezar seu carango: é quase uma religião, principalmente para o público masculino.

 

Quando seu carro já não está mais com o aspecto igual ao de sair da concessionária, é preciso ficar atento ao visual da pintura para poder preservar a vida útil do seu veículo. Para isso diversos procedimentos poderão ser feitos para retomar aquela aparência de carro 0km.

 

Neste artigo, a RK Motors traz para você todos os detalhes sobre o procedimento de Cristalização, Espelhamento e Vitrificação de pintura.

 

Quais as melhores formas de proteger a pintura do seu carro?

 

Cristalização, Espelhamento e Vitrificação de pintura automotiva - rk motors

 

A pintura dos veículos possui uma pequena e fina camada superficial de verniz por cima da cor da pintura que normalmente vemos. Geralmente é uma camada tão fina que chega a ser em alguns casos da espessura de um fio de cabelo.

 

Com o decorrer do desgaste, seja natural ou até acidental, o verniz vai sendo removido. Todo cuidado é pouco para poder conservar ao máximo o verniz da pintura e evitar que seja removida toda a camada. Caso chegue a camada de tinta do veículo infelizmente quase sempre o procedimento não é outro: é preciso repintar o local danificado.

 

Um dos procedimentos onde é preciso mais estar atento é na lavagem do veículo. É muito comum proprietários de veículos e até lava-jatos negligenciando este procedimento, o que faz com que manchas, riscos e até queimados possam aparecer na pintura do veículo.

 

Cristalização, Espelhamento e Vitrificação de pintura automotiva - rk motors

 

Alguns produtos são fundamentais para a hora da lavagem do seu veículo, como o uso de shampoo específico para lavagem automotiva. Além disso, é bom sempre usar pano de micro-fibra, para evitar arranhões e dano à pintura, juntamente com uma boa lavadora a jato para remover resíduos de poeira, lama e outras substâncias a fim de melhorar o resultado final da lavagem e posteriormente o procedimento de polimento ou revitalização de pintura.

 

Para quem vai iniciar o procedimento específico para revitalização de pintura outros materiais são necessários. Procure um profissional especializado da área para avaliar a pintura do seu veículo e fazer o procedimento correto, sem danificar ou prejudicar futuramente seu carro.

 

Qual a diferença de Cristalização, Espelhamento e Vitrificação?

 

Cristalização, Espelhamento e Vitrificação de pintura automotiva - rk motors

 

Espelhamento

 

O espelhamento é um procedimento específico patenteado pela empresa 3M, que usa seus produtos e com indicação, certificação e processos próprios da marca. Dessa forma é possível manter uma padronização do serviço para os diversos tipos de carros e feito pelos mais variados profissionais, sejam eles treinados ou habilitados para fazer o espelhamento na pintura de veículos.

 

Cristalização

 

A cristalização é basicamente a última fase de um processo de revitalização ou de espelhamento de pintura, sendo aplicados produtos para manter o brilho conseguido através do procedimento de polimento. Para chegar a esta fase é preciso que a pintura esteja totalmente lisa e sem imperfeições, nivelada após diversos procedimentos que vão desde a lavagem, o desengorduramento inicial da pintura, etapas de lixamento com diversas gramaturas e as primeiras fases de polimento com produtos que farão a pintura “abrir” novamente.

 

É nessa fase que a pintura está sem proteção nenhuma além do verniz de fábrica, pois após todo o lixamento e abertura do verniz novamente ela está totalmente como se tivesse saído novo da concessionária, porém sem nenhuma camada de proteção. Essa nova camada que se chama cristalização poderá ser feita após avaliação do profissional, e sendo aconselhado refazê-la em específico a cada 4 ou 6 meses.

 

Vitrificação

 

Já a vitrificação é uma camada final, opcional e feita após todos os processos de revitalização de pintura. Consiste na aplicação de um produto a base de resina formada por sílica. Este procedimento após a pintura lisa, nivelada e devidamente revitalizada fará com que o veículo volte totalmente ao aspecto de novo – e muitas vezes até mais brilhoso do que um veículo 0k que ainda não passou por nenhum procedimento estético na pintura.

 

Essa nova película formada é capaz de trazer resultados surpreendentes para a pintura do veículo, como um brilho mais intenso, proteção adicional como se fosse uma nova camada de verniz, além de trazer um alto grau de repelência a água – protegendo assim a pintura contra resíduos ou até lama e poeira. Diversas marcas que oferecem este procedimento dão garantia após a aplicação de seus produtos – muitas vezes podendo chegar até três anos!

 

Afinal, qual dos três devo fazer no meu carro?

 

Cristalização, Espelhamento e Vitrificação de pintura automotiva - rk motors

 

O ideal é levar seu veículo em um profissional especializado e com experiência de mercado para avaliar a pintura do seu carro. Ele será capaz de examinar os mais diversos aspectos da pintura, dando um diagnóstico da situação atual e do melhor procedimento a ser feito.

 

Para fazer uma revitalização mais profissional na pintura do seu veículo é preciso ter consciência de não procurar economia em um primeiro momento. Além de um bom profissional é preciso ficar atento a todos os produtos usados para fazer todo o processo.

 

Por fim, se possível, procure fazer o procedimento mais completo possível. Indicamos que faça com um profissional que faça desde os procedimentos iniciais de aplicar desengordurante na pintura até o processo de vitrificação. Será um procedimento que, mesmo com seus valores partindo quase sempre dos R$ 250,00, fará com que seu veículo retome o seu aspecto de novo e aumente em vários anos tanto a proteção como o aspecto de novo. Além disso, este procedimento manterá a conservação e valorização do seu veículo no que se refere ao aspecto visual da pintura, podendo recuperar facilmente este valor ao revender seu veículo com este diferencial em relação aos outros usados à venda no mercado.

 

Curtiu nosso artigo de hoje? Então acompanhe nosso portal e fique por dentro das principais novidades e curiosidades do mundo automotivo.

 

RK Motors – o seu guia automotivo!

 

ACOMPANHEM-NOS NAS REDES SOCIAIS:

• Canal do Youtube – Clique aqui!
• Instagram – instagram.com/rkmotors.com.br
• Facebook – facebook.com/rkmotors.com.br
• Canal do Telegram – Clique aqui!

 




LEIA MAIS: