Rk Motors
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
Saiba todos os detalhes sobre essa prática que divide opiniões de especialistas em carros!

Rodízio de pneus: saiba o que dizem os especialistas

Publicado em 07/10/2021, por RK Motors

Saiba todos os detalhes sobre essa prática que divide opiniões de especialistas em carros!

 

Rodízio de pneus - rk motors

 

Não há dúvidas que o brasileiro é apaixonado por carros. Principalmente o público masculino é aficionado por carros, mecânica, automobilismo, e tudo relacionado a carros.

 

Porém há um tema que mesmo com tanta gente estudando sobre o assunto parece que nunca se chega a um consenso: o rodízio de pneus do carro.

 

Neste artigo, a RK Motors traz para você todos os detalhes sobre o rodízio de pneus do carro, e o que dizem os especialistas sobre essa prática.

 

O que é o rodízio de pneus?

 

Rodízio de pneus - rk motors

 

O procedimento de rodízio de pneus é basicamente uma troca da posição dos pneus para assegurar que a borracha sofra desgaste semelhante em durante toda a sua vida útil.

 

Existem vários modos de fazer o rodízio dos pneus. Os mais conhecidos são o rodízio de 4 pneus, fazendo o procedimento normal, assimétrico e o unidirecional.

 

Rodízio de pneus - rk motors

 

O rodízio de pneus é uma prática comum no meio automotivo. Sua justificativa é quase sempre a de fazer com que haja o desgaste uniforme do pneu, melhorando assim seu desempenho, sua dirigibilidade e sua vida útil.

 

Quase sempre o prazo indicado para fazer o rodízio de pneus é o que está no manual do veículo, variando de carro pra carro e pelo tipo de pneu usado. Geralmente varia entre 5 e 10 mil quilômetros.

 

Quais os cuidados necessários para se fazer o rodízio dos pneus?

 

Rodízio de pneus - rk motors

 

Mesmo optando por fazer o rodízio de pneus, o procedimento deve ser feito com atenção a uma série de itens e manutenções do veículo, pois qualquer mudança no conjunto de sistemas pode afetar outros em forma de cadeia, comprometendo futuramente a vida útil de outras peças.

 

Um dos primeiros itens a ser observado é o estado dos pneus e rodas. Amassados e deformações nas rodas podem inviabilizar o rodízio dos pneus. Além disso, é preciso observar se existem bolhas ou ressecados nos pneus.

 

Outro item a ser analisado é a suspensão do veículo. É preciso estar atento a sinais de desgaste, folgas, buchas ressecadas, amortecedores, terminais, e outros itens para verificar o perfeito funcionamento do sistema. Por isso, é fundamental fazer uma boa revisão e verificar todos esses componentes antes de fazer o rodízio dos pneus.

 

Afinal, é realmente necessário fazer o rodízio dos pneus?

 

Rodízio de pneus - rk motors

 

O rodízio de pneus é um procedimento que ainda não existe um consenso entre os especialistas. Apesar de muitas montadoras e profissionais do ramo de automóveis sugerir e fazer este procedimento, ainda não existe uma palavra final sobre o tema.

 

A maioria das opiniões são embasadas apenas em conhecimento prático e de observações nos carros de clientes. Este conhecimento vai sendo passado de boca em boca, ou em cursos e especializações na área, e termina sendo difundido no meio automotivo.

 

Um exemplo é a Comissão Técnica de Segurança Veicular da SAE Brasil, que explica que muitas montadoras não recomendam o rodízio de pneus, principalmente de marcas esportivas ou de luxo.

 

Geralmente, as principais montadoras que não aconselham o procedimento são as importadas. Um exemplo delas é a alemã BMW, que sugere diretamente a troca por um novo, independente da quilometragem. A Renault também é outra marca que não aconselha fazer o rodízio, indicando a seus consumidores que façam a troca quando o pneu estiver comprometido, sem buscar outros meios para prolongar a sua vida útil.

 

Apesar disso, grande parte das oficinas e profissionais brasileiros recomendam a prática do rodízio de pneus. Talvez, pelas condições agravantes das nossas ruas e estradas, esse procedimento seja tão praticado. Em países europeus, com suas perfeitas estradas e rodovias, é muito difícil aparecer os problemas nos pneus que temos ao dirigir aqui no Brasil.

 

Portanto, o ideal é procurar seu especialista de confiança e ver qual a opinião dele sobre a prática. Lembre-se de pedir para ele checar e fazer uma avaliação completa em seu veículo, para não fazer um rodízio de pneus buscando a economia da borracha e terminar afetando negativamente todo o conjunto do sistema do veículo – trazendo assim um prejuízo muito maior a longo prazo no seu automóvel.

 

Curtiu a nossa matéria de hoje? Então acompanhe diariamente nosso portal e fique por dentro das principais notícias e curiosidades do mundo automotivo.

 

RK Motors – o seu guia automotivo!

 

ACOMPANHEM-NOS NAS REDES SOCIAIS:

• Canal do Youtube – Clique aqui!
• Instagram – instagram.com/rkmotors.com.br
• Facebook – facebook.com/rkmotors.com.br
• Canal do Telegram – Clique aqui!

 




LEIA MAIS: