Rk Motors
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
Fique por dentro de todas as curiosidades que envolvem o sistema de airbag do seu carro!

Saiba tudo sobre o funcionamento dos Airbags

Publicado em 14/11/2021, por RK Motors

Fique por dentro de todas as curiosidades que envolvem o sistema de airbag do seu carro!

 

sistema funcionamento dos Airbags - rk motors

 

Obrigatório no Brasil a partir de 2014, o Airbag é um dispositivo de segurança essencial para a preservação física dos passageiros de um veículo diante de um acidente ou colisão de trânsito.

 

Porém, você sabe como funciona o Airbag do seu veículo? Quando foi desenvolvido? Quais os principais tipos?

 

Neste artigo, a RK Motors traz para você as curiosidades sobre o sistema de Airbag do seu veículo.

 

Como surgiu o sistema de Airbags?

 

sistema funcionamento dos Airbags - rk motors

 

O sistema de Airbags surgiu no início da década de 1950. O inventor foi o esloveno Peter Florjancic, que foi um grande visionário, possuindo cerca de 400 invenções registradas dos mais diversos tipos de produtos.

 

Os primeiros testes realmente feitos visando um uso futuro em automóveis foi apenas em 1968, com versões funcionais e tipos de almofadas de segurança que pudessem ser usadas para diversos fins.

 

Já na década de 70, a Ford usou airbags para criar seus primeiros experimentos em seus veículos. A GM também passou a fazer testes, oferecendo inclusive as primeiras unidades para veículos do governo americano.

 

sistema funcionamento dos Airbags - rk motors

 

Em 1973 saíram os primeiros carros comerciais com Airbags. Foram eles o Oldsmobile Toronado, em seguida dos veículos Buick e os famosos Cadillacs – que ofereceram inclusive o airbag duplo como opcionais em seus carros.

 

Na década de 90, os Estados Unidos alteraram sua legislação, obrigando a todos os veículos a passarem a sair de fábrica com airbags – mais precisamente em 1998. No Brasil, esta legislação só veio 16 anos depois.

 

Quais são os tipos de airbags?

 

sistema funcionamento dos Airbags - rk motors

 

• Duplo frontal: é o tipo obrigatório e o mais comum, no qual as bolsas ficam dentro do volante e no painel em frente ao banco do carona. – protegendo assim o peito dos passageiros sentados na dianteira.

• Cortina: esse modelo sair da lateral superior do veículo e cobre a janela. O intuito é de proteger a cabeça do passageiro e evitar que cacos de vidro machuquem o ocupante.

• Lateral: esse é o tipo que fica na parte lateral da porta, protegendo o passageiro do impacto e da movimentação em caso de colisão.

• Central: este fica na parte central, geralmente no console, fazendo com que os passageiros não se choquem entre si em caso de colisão.

• Traseiro: este tipo de airbag é posicional nos contornos dos encostos do banco traseiro, fazendo com que haja uma proteção para a cabeça dos ocupantes dos bancos traseiros do veículo.

• Teto: este foi um tipo de airbag trazido pela fabricante Hyundai, fazendo com que proteja os ocupantes contra danos que ocorram no teto solar principalmente.

• Airbag de Cinto: esta é uma tecnologia recente que faz com que uma bolsa de ar que fica no cinto seja inflada, comprimindo mais o ocupante do veículo contra o banco em caso de acidente.

• Airbag de Joelho: este é um tipo instalado no painel do veículo, fazendo com que haja uma proteção para os joelhos e pernas do ocupante do veículo, pois pode haver contusões e machucados ao passageiro já que as pernas e braços ficam livres em caso de acidente. As bolsas frontais protetoras de joelhos ainda são pouco conhecidas no Brasil.

• No Capô: é um tipo que passa por alguns testes em algumas montadoras, na qual o intuito é proteger um pedestre em caso de acidente, principalmente para evitar o choque do mesmo com o para-brisa do veículo.

 

Como o airbag é acionado e como fica depois de uma colisão?

 

sistema funcionamento dos Airbags - rk motors

 

Em termos gerais, o Airbag é um sistema composto por diversos equipamentos. Dentre eles, os principais são a bolsa de ar e o insuflador. Além disso, existem diversos componentes como sensores e módulos que são responsáveis por medir a pressão certa a ser aplicada na hora de ser preciso detectar uma colisão e a imediata insuflação das bolsas de ar.

 

A parte eletrônica monitora toda a atividade do veículo e esses sensores enviam sinais para um módulo de controle, no qual analisa em tempo real as informações, como por exemplo: travar as portas do veículo ou os cintos de segurança, acionar ou não os airbags, etc.

 

No momento em que há uma colisão, os sensores informam ao módulo a situação e disparam a informação para o gerador de gás insuflador para que a bolsa de ar também seja acionada. O revestimento da bolsa de ar tem em média de 2 a 3mm de espessura, e assegura que não haja rompimento do material por algum tipo de material perfurante em caso de acionamento no momento de um acidente – protegendo assim o ocupante do respectivo assento.

 

sistema funcionamento dos Airbags - rk motors

 

Já com relação veículo, em caso de colisão e acionamento do sistema de airbag, todo o conjunto de dispositivos deve ser substituído. Ou seja, para reparação total deve incluir o volante, painéis, bolsas, módulo, sensores, cintos de segurança, cabos e chicotes. É por isso que muitas seguradoras decretam perda total em um veículo que tenha acionado o airbag - fazendo com que seja mais prático indenizar o proprietário do que o veículo passar por um longo período de reparos e certificações.

 

Uma grande curiosidade é que o sistema de airbag tem prazo de validade! Isso mesmo. Recomenda-se que kit seja trocado a cada 10 anos, mesmo que não se tenha sofrido nenhum tipo de colisão ou acidente com o veículo. Estas recomendações porém são feitas principalmente por marcas europeias – não existindo uma recomendação ainda explícita para que seja feito o mesmo em veículos nacionais atualmente.

 

Curtiu nosso artigo de hoje? Então acompanhe nosso portal e fique por dentro das principais novidades e curiosidades do mundo automotivo.

 

RK Motors – O seu guia automotivo!

 

ACOMPANHEM-NOS NAS REDES SOCIAIS:

• Canal do Youtube – Clique aqui!
• Instagram – instagram.com/rkmotors.com.br
• Facebook – facebook.com/rkmotors.com.br
• Canal do Telegram – Clique aqui!

 




LEIA MAIS: