Rk Motors
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
Tudo o que você precisa saber para prevenir problemas ou desgastes no seu carro!

TOP 10 dicas automotivas sobre manutenção preventiva

Publicado em 21/11/2021, por RK Motors

Tudo o que você precisa saber para prevenir problemas ou desgastes no seu carro!

 

dicas automotivas sobre manutenção preventiva - RK Motors

 

Ao contrário do que muitos pensam, a manutenção do carro não é tão complicada. O desconhecimento sobre o funcionamento do veículo provavelmente é o que mais dificulta a identificação do que precisa ser feito preventivamente.

 

Neste artigo, a RK Motors traz para você dicas sobre tudo o que você precisa saber para não ser pego de surpresa com problemas no seu veículo e evitar prejuízos financeiros.

 

1 - Faça a verificação periódica do óleo do motor e do câmbio.

 

dicas automotivas sobre manutenção preventiva - RK Motors

 

Estar com o óleo do motor em dia é fundamental para manter um bom desempenho e funcionamento do motor. Ele é o responsável por reduzir o atrito entre as peças, lubrificando o sistema e evitando desgaste excessivo das peças.

 

Geralmente os óleos de motor têm a validade de 5 ou 7 mil quilômetros (ou 6 meses de uso). Existem algumas marcas que oferecem a validade de até 10 mil km – sendo ideal para quem usa o veículo diariamente.

 

Já o óleo da caixa de marchas é preciso verificar o manual do veículo, já que o câmbio manual não necessita da substituição periódica como o do motor. Porém o câmbio automático é necessário uma atenção maior, sendo recomendado a checagem a cada 20 mil quilômetros e a troca antes de chegar aos 50 mil. Esteja sempre atento.

 

2 - Verifique sempre o sistema de arrefecimento do seu carro

 

dicas automotivas sobre manutenção preventiva - RK Motors

 

O sistema de arrefecimento é bastante negligenciado pelos proprietários. Ele é de fundamental importância para manter a temperatura ideal do motor.

 

Esse sistema possui diversos componentes que, atuando juntos, promovem um bom funcionamento do motor. São eles a bomba d’água, válvula termostática, radiador, ventoinha, reservatório de expansão de água, sensores de temperatura, líquido de arrefecimento, tubulações e mangueiras.

 

Peça pelo menos quinzenalmente ou mensalmente (a depender do uso do seu veículo) que o frentista do seu posto olhe o nível de água do radiador. É muito comum o veículo ser usado com a água baixa até chegar no ponto de o sensor do painel informar. Dessa forma, o veículo estará se desgastando de forma prematura e certamente trará uma dor de cabeça para você no futuro.

 

3 - Troque os filtros do veículo sempre na quilometragem recomendada

 

dicas automotivas sobre manutenção preventiva - RK Motors

 

Semelhante ao que mencionamos sobre o óleo do motor, os filtros do veículo são indispensáveis para o bom funcionamento do conjunto.

 

Existem basicamente três filtros que necessitam de troca mais constante. São eles o filtro de ar (que tem a função de impedir que impurezas cheguem no sistema de ar), o de combustível (que garante que o combustível chegue ao motor sem sujeiras), e o de óleo (que ajuda na lubrificação correta do motor).

 

O mais recomendado é trocar o filtro de ar a cada 10 mil, e os filtros de combustível e de óleo entre 10 mil e 15 mil km. Consulte o manual do veículo ou o seu mecânico de confiança para fazer o controle das trocas.

 

4 - Peça para o mecânico verificar as velas de ignição

 

dicas automotivas sobre manutenção preventiva - RK Motors

 

Peça sempre para o seu mecânico verificar as velas de ignição do seu veículo – principalmente se ele tiver fora da garantia.

 

As velas de ignição são responsáveis por produzir a faísca que faz a combustão iniciar o funcionamento do motor do seu veículo. Caso ela não esteja em boas condições, aumentará o consumo de combustível e prejudicará o funcionamento do sistema.

 

Em conjunto das velas, peça para o mecânico checar as velas e os cabos. Situações de oxidação, ressecamento ou rachaduras são sinais de necessidade de troca imediata da peça, sob o risco de reduzir o rendimento de potência ou até haver falhas no motor.

 

5 - Não esqueça de fazer a revisão dos freios

 

dicas automotivas sobre manutenção preventiva - RK Motors

 

Este é um dos itens mais importantes para a segurança do motorista e passageiros. O bom funcionamento do sistema de freios será o que fará diferença na hora que for preciso alguma frenagem mais brusca.

 

O conjunto de freios é composto basicamente pelo fluído de freio, servo freio, cilindro mestre, discos e tambores (ou discos), pastilhas, lonas e mangueiras, e canos.

 

É recomendado que as pastilhas sejam trocadas a cada 25 mil km juntamente com os discos (ou conforme orientação do fabricante). Os tambores e as lonas geralmente possuem uma duração de 50 mil km. Peça ajuda do seu mecânico de confiança para verificar o sistema de freios e possíveis problemas.

 

6 – Esteja atento a última troca de bateria

 

dicas automotivas sobre manutenção preventiva - RK Motors

 

É muito comum o veículo ter a perda de bateria devido a algo como luz acessa, som ligado, ou até fuga de corrente. Porém mais comum ainda é o veículo “ficar no prego” devido à falta de verificação do tempo da última troca.

 

Dependendo do fabricante, a bateria dura cerca de 2 anos - podendo variar para mais em caso de uso menos frequente do veículo. Portanto, ficar atento a troca anterior faz com que você saiba que está próximo da bateria perder sua carga e ser necessário, portanto, a troca.

 

7 – Peça para que seja verificado o sistema de suspensão a cada revisão

 

dicas automotivas sobre manutenção preventiva - RK Motors

 

A suspensão do veículo não é só responsável pelo conforto dos ocupantes. Ela é responsável pela redução de uma série de impactos em estruturas do veículo – principalmente decorrente das ruas e estradas brasileiras.

 

O conjunto de suspensão é composto basicamente pelos amortecedores e molas, braços oscilantes, pivô e barra estabilizadora. Caso você, ao conduzir o veículo, verificar algum tipo de barulho estranho, o ideal é ir até um autocenter e pedir para o mecânico dar uma olhada.

 

8- Faça a verificação de pneus e rodas

 

dicas automotivas sobre manutenção preventiva - RK Motors

 

Os pneus e rodas também são muito importantes para garantir a segurança do veículo. Más condições destes itens podem ocasionar acidentes graves.

 

Principalmente nas ruas e estradas brasileiras, que possuem muitos buracos e irregularidades, os veículos precisam de verificação periódica do conjunto de pneus e rodas no quesito alinhamento. Ele é o principal indicativo de problemas em um dos itens.

 

Peça sempre para seu mecânico verificar os pneus e rodas a procura de possíveis rachaduras, amassados ou até perfurações. Muitas vezes é algo que passa desapercebido e pode ocasionar um acidente sério.

 

9- A correia dentada é um item que merece atenção

 

dicas automotivas sobre manutenção preventiva - RK Motors

 

A correia dentada é um dos itens de menos preocupação dos proprietários, visto que sua validade geralmente supera os 50 mil km. Porém, é preciso que o conjunto esteja bem ajustado e alinhado para o bom funcionamento do motor.

 

Ela é responsável por ligar o eixo-comando de válvulas ao virabrequim do motor, mantendo o sincronismo e controlando a abertura e fechamento das válvulas de admissão e escape, além do virabrequim e do comando de válvulas.

 

10- Faça a troca periódica das palhetas dos limpadores de para-brisa

 

dicas automotivas sobre manutenção preventiva - RK Motors

 

É muito comum os motoristas só lembrarem das palhetas dos limpadores do para-brisas quando inicia o período de chuvas. Isso faz com que não só a palheta passe alguns dias danificando o vidro, como você precise pagar um pouco mais caro (da mesma forma que o preço de guarda-chuvas em período chuvoso).

 

Esteja atento à troca destes itens, pois eles estão em constante agressão do sol e são muito suscetíveis à ressecamentos – o que pode danificar o para-brisas em caso de uso e podendo acarretar em um prejuízo ainda maior.

 

Curtiu nosso artigo de hoje? Lembre-se que o portal RK Motors é o melhor local para você encontrar o profissional certo mais próximo de você! Faça uma pesquisa e encontre o melhor local para cuidar da manutenção preventiva seu veículo!

 

RK Motors – O seu guia automotivo!

 

ACOMPANHEM-NOS NAS REDES SOCIAIS:

• Canal do Youtube – Clique aqui!
• Instagram – instagram.com/rkmotors.com.br
• Facebook – facebook.com/rkmotors.com.br
• Canal do Telegram – Clique aqui!

 




LEIA MAIS: