Rk Motors
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
Tudo o que você precisa saber antes de comprar um carro que saiu de linha!

Vale a pena comprar um carro que saiu de linha? 10 dicas infalíveis!

Publicado em 26/01/2022, por RK Motors

Tudo o que você precisa saber antes de comprar um carro que saiu de linha!

 

vectra gt - Vale a pena comprar um carro que saiu de linha?

 

O sonho de muitos brasileiros é poder ter um carro novo na garagem e poder trocar todo ano por um 0km. A sensação de retirar um carro novo na concessionária e poder ir dirigindo para casa com o plástico ainda no banco é única.

 

Porém saiba que mesmo veículos que já saíram de linha podem ser um bom negócio para você que procura um veículo confiável e que não te traga prejuízos.

 

Neste artigo, a RK Motors traz para você 10 dicas infalíveis para você se atentar antes de decidir comprar um carro que já saiu de linha.

 

O carro vendeu bem?

 

O primeiro ponto para se atentar antes de comprar um veículo que saiu de linha é a sua reputação. É um veículo que foi bem falado no mercado? É ainda bem comercializado ainda hoje?

 

Comprar um veículo que na época de seminovo teve uma boa reputação pode ser um bom indicativo, pois haverá muitos mecânicos e oficinas que trabalham com este veículo, além de certamente o mercado dispor de uma oferta muito grande de peças de reposição. Fique atento a isto!

 

A mecânica é partilhada com outros modelos?

 

O segundo questionamento a ser feito antes de comprar um carro que já saiu de linha é se a mecânica é partilhada com outros modelos do mercado automotivo.

 

Existem diversos modelos que já saíram de linha que ainda mantém uma mecânica usada hoje em dia em veículos com poucos anos de uso. Este é um indicativo claro de que o veículo que fora de linha ainda possui uma mecânica moderna e que facilitará suas manutenções futuras.

 

Será um bom custo-benefício?

 

O terceiro ponto é verificar se este veículo será um custo-benefício, tanto agora quanto no futuro. É preciso anotar diversos aspectos do veículo e tentar calcular se será vantajosa essa compra.

 

Faça uma pesquisa de mercado e veja se este veículo já perdeu muito valor, se já obteve sua desvalorização anual, se costuma perder muito preço em relação a veículos da mesma categoria. Verificar carros de outras marcas e com as mesmas especificações é sempre uma boa alternativa em caso de dúvidas ao verificar o custo-benefício de algum modelo em específico.

 

Qual o preço da manutenção deste veículo?

 

O próximo ponto é verificar o preço de manutenção deste veículo. Atualmente é possível não só saber a reputação do veículo nas oficinas, mas também em sites especializados e principalmente em vídeos no Youtube de avaliações do modelo em específico.

 

Faça uma pesquisa sobre a oferta de peças desse veículo que já saiu de linha, pois, dependendo do modelo, peças de lataria e até uma simples lanterna pode ser difícil de conseguir. Verifique também a disponibilidade de peças originais e paralelas no mercado, e se essas peças existem na sua região – pois ficar com o carro parado esperando peça de reposição é prejuízo na certa.

 

Ainda dá para fazer seguro do veículo?

 

Outro indicativo a se levar em conta antes de comprar um veículo que já saiu de linha é se as companhias seguradoras ainda aceitam o seu veículo. É muito comum diversas seguradoras terem restrições de aceitação de modelos. E isto não é por acaso.

 

Seguradoras geralmente não aceitam determinado veículo com base em situações de sinistro passados, com preço de mão de obra, valor das peças de reposição, disponibilidade de mercado, etc. Ou seja, se a seguradora não aceita é sinal que ela teve prejuízos passados ao reparar tais veículos. Fique atento!

 

Seu aspecto visual ainda é atual?

 

Este é um ponto que poucas pessoas se atentam. Um quesito muito importante, não só na compra de carros novos, seminovos ou até fora de linha, é o aspecto de design exterior. É um veículo com apelo moderno?

 

No caso de um veículo que já saiu de linha, é preciso verificar se existe o aspecto ainda atual nas linhas e detalhes estéticos do veículo, pois certamente afetará o preço de revenda. Alguns modelos são feitos para atrair clientes de anos específicos, logo perdendo o gosto dos compradores e perdendo valor ao longo do tempo.

 

Fará bem para a minha satisfação pessoal?

 

Além de todos os quesitos anteriores, é preciso saber se esta compra será uma satisfação pessoal para você. Muitas pessoas tem um gosto específico por determinado modelo e permanecem anos com aquele desejo em mente

 

Avalie todos os pontos anteriores e veja se esta compra te fará bem. Ignore as pessoas que buscam status ao ter um carro na garagem, pois nem sempre é um sinônimo de satisfação ao dirigir.

 

Este carro prejudicará a minha saúde financeira?

 

Este é um dos pontos mais cruciais. Este será um carro que prejudicará minha saúde financeira, tanto a curto, médio ou longo prazo?

 

Fazer um estudo inicial e uma projeção futura de manutenções e gastos é indispensável na hora de comprar um veículo que já saiu de linha. Faça um planejamento financeiro, coloque todas as despesas futuras previsíveis no papel e calcule qual será seu gasto futuro para possui este tão sonhado carro na garagem.

 

Comprar um importado será uma dor de cabeça?

 

Para comprar um carro importado que já saiu de linha é necessário ter uma atenção redobrada. Com a desvalorização do real e o preço alto dos veículos importados, comprar um modelo desta categoria pode ser uma dor de cabeça.

 

Faça uma boa pesquisa na internet sobre todos os pontos listados anteriormente e principalmente: faça uma prospecção de gastos futuros com manutenções, pois certamente o gasto com modelos importados que já saíram de linha pode ser mais que o dobro de um modelo nacional.

 

Dica final: faça uma vistoria prévia do veículo!

 

A dica final é você pedir uma vistoria prévia do veículo. Tanto para lojistas como para particulares, exija uma inspeção prévia feita em um local certificado antes de decidir a compra por um veículo que já saiu de linha.

 

A vistoria veicular fará com que você descubra todo o histórico de carros, inclusive de donos, situações de colisões, acidentes, e até problemas jurídicos passados. É uma forma de ter um diagnóstico mais preciso sobre a situação real do veículo usado.

 

guia automotivo, guia de oficinas, oficinas perto de mim - rk motors

 

Lembre-se que o portal RK Motors é o melhor local para você encontrar o profissional certo mais próximo de você! Faça uma pesquisa em nosso site e encontre as melhores lojas, oficinas e prestadores da sua região!

 

Curtiu nosso artigo de hoje? Então acompanhe nosso portal e fique por dentro das principais novidades e curiosidades do mundo automotivo.

 

Confira o artigo Os 7 carros que deverão sair de linha em 2022.

 

RK Motors – O seu guia automotivo!

 

ACOMPANHEM-NOS NAS REDES SOCIAIS:

• Canal do Youtube – Clique aqui!
• Instagram – instagram.com/rkmotors.com.br
• Facebook – facebook.com/rkmotors.com.br
• Canal do Telegram – Clique aqui!

 




LEIA MAIS: