Rk Motors
0
0
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
Mesmo sendo facultativo, o extintor pode render multa! Saiba todos os detalhes.

Você ainda anda com o extintor no seu carro? Saiba que você pode ser multado!

Publicado em 30/09/2021, por RK Motors

Mesmo sendo facultativo, o extintor pode render multa! Saiba todos os detalhes.

 

segurando extintor de incêndio carro

 

Com a Resolução 556/2015 do Contran, o extintor de incêndio deixou de ser obrigatório para os veículos de passeio e utilitários em circulação no país.

 

Porém, mesmo sendo um item facultativo hoje em dia, portar o extintor em desacordo com a legislação pode render infração grave e multa com 5 pontos na habilitação do condutor!

 

Neste artigo, a RK Motors te explica todos os detalhes para você não levar uma multa por causa do extintor do seu carro!

 

O uso do extintor passou a ser facultativo

 

extintor de incêndio carro

 

Desde outubro de 2015 não é mais de uso obrigatório o extintor de incêndio nos veículos de passeio e utilitários no Brasil. Com a Resolução do 556/2015 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), ficam dispensados de obrigatoriedade o item os seguintes veículos:

 

• Automóveis;

• Utilitários;

• Camionetas;

• Caminhonetes;

• Triciclos de cabine fechada.

 

Nestes casos, os proprietários poderão optar pelo uso do extintor de incêndio instalado na parte dianteira do habitáculo do veículo, ao alcance do condutor, desde que de acordo com as especificações do Contran.

 

É importante frisar que o extintor continua sendo obrigatório para os veículos da categoria caminhão, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus, veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis, líquidos, gasosos e para todo veículo utilizado no transporte coletivo de passageiros.

 

Quais os casos em que eu posso ser multado por ter um extintor no meu veículo

 

extintor de incêndio carro debaixo banco

 

A Resolução 556/2015 do Contran, em seu artigo 7º menciona que, os extintores deverão seguir as exigências como certificação de fabricação e prazo de validade de 3 ou 5 anos (a depender da categoria do veículo).

 

Porém a Resolução 556, mesmo dispensando a obrigatoriedade do item, estabelece que a partir de 1º de outubro de 2015, os proprietários de automóveis, utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada, que optarem pela utilização do extintor de incêndio, poderão utilizar apenas extintores de incêndio com carga de pó ABC.

 

Neste caso, os proprietários que optarem por transportar o extintor deverão seguir todas as especificações e exigências estabelecidas, semelhante ao período anterior à Resolução 556/2015.

 

Porém é importante estar atento! Conduzir transportando o extintor vencido, mesmo que no porta-malas do veículo acarreta em infração GRAVE, com multa de R$ 195,23, além de 5 pontos na CNH do condutor, e retenção do veículo no local até regularização para ser liberado seguir viagem.

 

Especialistas veem um equívoco neste tipo de infração, recomendando o proprietário que for notificado com este tipo de infração recorrer após ser autuado, pois não estaria colocando em risco diretamente a condução nem a segurança do veículo.

 

A importância de ainda ter um extintor no seu carro

 

como usar extintor de incêndio carro

 

Mesmo sendo dispensado atualmente para veículos de passeio e utilitários, o extintor de incêndio é um item fundamental e indispensável para combater incêndios.

 

Visto que nem sempre se sabe quando vai acontecer algum problema com o veículo, um curto circuito ou até uma colisão que ocasione algum tipo de princípio de incêndio, o extintor é um item que precisa sempre estar à mão do condutor do veículo ou de seus passageiros para qualquer situação mais grave.

 

Por isso, se você não possui extintor de incêndio no seu veículo, deixamos os principais motivos para você regularizar e ter um no seu carro:

 

• Incêndios podem ocorrer devido a diversos fatores, sejam eles envolvendo a parte elétrica do veículo ou alguma colisão que provoque um princípio de fogo; e a melhor forma de combater o fogo e salvar a sua vida e o seu patrimônio neste momento é com o extintor de incêndio.

• Principalmente em viagens longas e por estradas com menos movimentos, é de fundamental importância ter um extintor para prevenir qualquer situação indesejada envolvendo fogo no seu veículo. Segundos poderão ser cruciais entre um princípio de incêndio e ter seu veículo tomado pelas chamas.

• Ter um extintor no seu carro pode servir como ajuda para outras pessoas no trânsito. É muito comum ver cenas em nossas cidades de pessoas com fogo no seu veículo e poucas pessoas parando para ajudar neste momento crucial. Esteja pronto para ajudar, pois nunca se sabe quando será preciso.

• Leia; estude; faça algum curso sobre combate a incêndios e atendimento a primeiros socorros. Este tipo de qualificação pode prevenir e te deixar mais preparado para resolver qualquer problema que aconteça com você e com sua família.

 

Curtiu a nossa matéria de hoje? Então fique atento aos artigos exclusivos do nosso portal e esteja por dentro das principais notícias e curiosidades do mundo automotivo!

 

RK Motors – o seu guia automotivo!

 

ACOMPANHEM-NOS NAS REDES SOCIAIS:

• Canal do Youtube – Clique aqui!
• Instagram – instagram.com/rkmotors.com.br
• Facebook – facebook.com/rkmotors.com.br
• Canal do Telegram – Clique aqui!

 




LEIA MAIS: