Rk Motors
0
0
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
Speedway Music Park é o palco da etapa da competição, que acontece nos dias 11 e 12 e tem gerado grande expectativa.

2ª Etapa do Catarinense de Arrancada Truck em setembro em Balneário Camboriú

Publicado em 16/08/2021, por RK Motors

Speedway Music Park é o palco da etapa da competição, que acontece nos dias 11 e 12 e tem gerado grande expectativa.

 

2ª etapa Catarinense de Arrancada Truck - RK Motors

 

O mês de setembro reserva um grande evento automobilístico em Balneário Camboriú, uma das mais charmosas cidades de Santa Catarina. Estamos falando da 2ª etapa do Campeonato Catarinense de Arrancada Truck, um dos mais tradicionais do estado.

 

O evento ocorre nos dias 11 e 12 do próximo mês, no Speeday Music Park, um dos principais palcos locais de automobilismo. A expectativa, portanto, é de grandes desempenhos por parte dos competidores, que participaram da primeira etapa no ano passado.

 

Que tal ficar por dentro do assunto? Continue com a gente, então!

 

Catarinense de Arrancada Truck

 

Mais uma edição do Campeonato Catarinense de Arrancada Truck está prestes a acontecer. Balneário Camboriú, uma das cidades favoritas das organizações de eventos automobilísticos, mais uma vez recebe uma etapa dessa competição.

 

O Campeonato Catarinense de Arrancada Truck, aliás, conta com a organização da Fauesc (Federação de Automobilismo de Santa Catarina), também responsável por uma outra série de competições.

 

Arrancada de caminhões

 

As disputas de arrancada de caminhões já existem há mais de 30 anos. Elas surgiram, inclusive, em Santa Catarina, mais precisamente no município de Balneário Arroio do Silva, a 285 quilômetros de Balneário Camboriú, por meio de motoristas profissionais.

 

No início, as disputas não atraíam grandes públicos, mas essa realidade foi mudando no decorrer do tempo. Cada vez mais, pessoas passaram a assistir as arrancadas dos caminhões e novos competidores foram surgindo, somando suas máquinas aos campeonatos, que se multiplicavam por outros estados também.

 

Além disso, é importante destacar que o crescimento dessa modalidade também trouxe melhorias às disputas. Com mais motoristas e maior interesse nas disputas, assistimos às melhorias dos veículos, que passaram a estar mais equipados e preparados para as provas.

 

Há caminhões, aliás, que são preparados única e exclusivamente para essas provas. E de diferentes marcas, como Volkswagen, Mercedes, Volvo, Scania e Iveco.

 

Lembrando, além disso, que a arrancada é uma prática automobilística que se estende a tantos outros veículos, como carros e motos. No entanto, em cada um desses veículos ela ganha particularidades, o que só aumenta o show e a valoriza mais.

 

Como funciona na prática

 

A arrancada de caminhões funciona em três partes essenciais: a preparação, o alinhamento e a aceleração. Que tal saber a respeito delas, então?

 

Pois bem, na preparação todos os pilotos dirigem os seus caminhões à pista, de dois em dois, e assim recebem a ordem para se alinharem, assim que a pista estiver limpa e sem qualquer obstrução. Já no alinhamento, os pilotos realizam o borrachão, aquecendo seus pneus, de modo a aumentar a aderência junto à pista.

 

Além disso, eles vão ao pinheirinho e alinham-se na linha das fotocélulas de larga.

 

A arrancada, então, vem logo depois, na aceleração. Quatro lâmpadas coloridas, do amarelo ao verde, iniciam uma sequência. Assim que os caminhões partem, então, aciona-se o cronômetro, que só para sua contagem quando o caminhão passa pela fotocélula ao final do percurso.

 

Dessa maneira, então, registra o tempo e a velocidade final.

 

Lembrando que, se acaso o piloto do caminhão movimentar o seu veículo antes que a lâmpada verde se acenda, ele perde a sua largada, o que chamamos de "queimada". Não é muito difícil de entender, não é mesmo?

 

Speedway Music Park

 

Não há dúvidas de que o Speedway Music Park é um dos principais palcos do automobilismo de Santa Catarina. Mês a mês, a casa recebe uma série de provas e etapas de diferentes competições, como o Campeonato Catarinense de Arrancada Truck.

 

Não por acaso, aliás. O Speedway Music Park conta com uma estrutura robusta e capaz de atender a diferentes desafios.

 

O seu projeto, ao ser criado, seguiu três conceitos básicos: velocidade, adrenalina e música. Seus organizadores, então, buscaram oferecer o que há de melhor e mais moderno nesses pilares e vem conseguindo isso.

 

A área total do Speedway Music Park é de 158 mil metros quadrados. Do mesmo modo, a casa está localizada às margens da BR-101, no sentido norte de Santa Catarina.

 

Lá, os visitantes encontram estacionamento, praça de alimentação, trilha ecológica, casa de shows, espaço para eventos, kartódromo adaptado para diferentes práticas automobilísticas, escola de pilotagem e até mesmo paintball.

 

A escola de pilotagem, por exemplo, desenvolve pilotos a partir dos cinco anos de idade. A ideia, então, é prepará-los para grandes disputas do Brasil e do mundo no futuro, até porque o Brasil é, de modo histórico, um celeiro de grandes nomes do automobilismo, não é mesmo?

 

Já em relação ao paintball, há um campo com 1.400 metros quadrados, equipamentos modernos e até mesmo jogos noturnos. Cada partida dura uma 1h30 e também há espaço para família com deck, assim como serviço de bar.

 

Além disso, a locação de kart é disponível tanto para adultos e crianças quanto para grupos de competição. Cada competidor recebe capacete e macacão.

 

Do mesmo modo, vale a pena comentar sobre a trilha ecológica, localizada no Morro do Boi. Ela possui três quilômetros de extensão e o percurso tem a companhia de um guia. Os participantes percorrem a trilha, aliás, sobre um quadriciclo.

 

Serviço

 

O quê: 2ª Etapa do Campeonato Catarinense de Arrancada Truck

Onde: Speedway Music Park. Rua José Francisco Corrêa, 90. Bairro Nova Esperança, Balneário Camboriú, Santa Catarina

Quando: dias 11 e 12 de setembro de 2021

 




LEIA MAIS: