Rk Motors
0
0
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
Balneário Camboriú recebe a segunda etapa do Campeonato Catarinense de Arrancada entre os dias 30 e 31 de julho e 1º de agosto.

Vem aí a 2ª etapa do Campeonato Catarinense de Arrancada em Balneário Camboriú

Publicado em 14/07/2021, por RK Motors

Balneário Camboriú recebe a segunda etapa do Campeonato Catarinense de Arrancada entre os dias 30 e 31 de julho e 1º de agosto.

 

capa campeonato catarinense de arrancada - rk motors

 

Entre os dias 30 e 31 de julho e 1º de agosto, a Fauesc (Federação de Automobilismo de Santa Catarina) promove a segunda etapa do Campeonato Catarinense de Arrancada. O evento ocorre no Speedway Music Park, em Balneário Camboriú.

 

O evento é, sem dúvida alguma, um dos mais esperados pelo público de automobilismo em Santa Catarina. Além disso, a expectativa é que o público encontre pilotos experientes ao longo do evento, que promete muitas emoções.

 

É sobre esse evento que vamos falar ao longo deste texto. Desse modo, portanto, confira cada detalhe e preste bastante atenção! Vamos lá?!

 

O Campeonato Catarinense de Arrancada 2021

 

campeonato catarinense de arrancada - rk motors

 

A atual edição do Campeonato Catarinense de Arrancada acontece em Balneário Camboriú, cidade a 80 quilômetros de Florianópolis, capital do estado. Ao todo, três etapas fazem parte da competição, que precisou se adaptar às normas de segurança que a pandemia da covid-19 estabeleceu.

 

A primeira etapa do evento ocorreu entre os dias 14 e 16 de maio deste ano, no Speedway Music Park. Do mesmo modo, a terceira e última etapa só ocorre ao longo dos dias 12, 13 e 14 de novembro, no mesmo lugar.

 

Durante a primeira etapa, os pilotos apresentaram grandes desempenhos e alcançaram recordes. Ao todo, mais de 100 pilotos participaram do evento.

 

Na ocasião, aliás, o presidente da Fauesc, Admir Cheisa, elogiou a potência dos carros, assim como o preparo dos condutores. A primeira etapa do Campeonato Catarinense de Arrancada ocorreu após 15 meses sem eventos oficiais do torneio.

 

Além disso, empresas como Atacadão Pneus, AG, Selmer e Unifique estão patrocinando a competição. Clique aqui e conheça, então, a página oficial do evento que promete embalar Santa Catarina.

 

Como funciona a arrancada?

 

Com toda certeza, a arrancada é um tipo de competição que cresce bastante pelo Brasil. Não por acaso, há cada vez mais torneios pelos estados, o que evidencia a expansão dessa atividade.

 

Em suma, a prática consiste em uma espécie de corrida que abrange veículos como carros e motos. Eles devem completar um trajeto reto e nivelado no menor espaço de tempo possível, partindo de um estado imóvel.

 

Nos Estados Unidos, aliás, a arrancada é muito popular. Não por acaso, lá ela é chamada de Drag Racing e possui vários e vários pilotos.

 

O tamanho de cada trajeto, inclusive, varia de acordo com os torneios e as provas. Há, por exemplo, uma distância de 402,5 metros, muito comum, mas há outras também bastante populares, como entre 201 e 301 metros, ainda que seu uso seja mais comum em rachas.

 

Estamos falando de uma competição que exige muita segurança. Em dias de chuvas, por exemplo, ainda que fraca, é comum que os organizadores optem pelo cancelamento das provas. Isso acontece porque os carros precisam de tração para que possam se manter na pista, o que se torna mais difícil com a chuva, já que ela diminui a aderência.

 

Além disso, é comum haver ambulância e bombeiros, bem como equipes com extintores para a prevenção de riscos. Vale ressaltar que a arrancada exige um carro com bom ajuste, bem como coragem do piloto.

 

Preparação, alinhamento e aceleração

 

A arrancada, aliás, se divide em três partes essenciais. A primeira é a preparação, que se dá quando os pilotos vão até a pista e recebem a ordem para o alinhamento.

 

A segunda parte é o alinhamento, que só ocorre quando a pista está limpa e sem obstruções, ou seja, sem carros na área de escape ou quaisquer detritos. Além disso, no alinhamento o piloto já está no lado da pista em que vai correr e aquece os pneus, de modo a aumentar a aderência, e ficam lado a lado.

 

A terceira e última etapa é a aceleração, com a arrancada em si. É nesse momento, portanto, que toda emoção vem à tona e os pilotos demonstram o que sabem de melhor!

 

Speed Music Park

 

Sem dúvida alguma, o Speed Music Park é uma das principais casas do automobilismo em Santa Catarina. Inovador desde o projeto, o lugar se orientou em três conceitos: velocidade, adrenalina e música.

 

A ideia, segundo a organização, é oferecer o que há de melhor nesses segmentos, bem como com o que há de mais moderno.

 

Ao todo, o Speed Music Park possui uma área de 158 mil metros quadrados. Para que você tenha uma ideia dessa dimensão, saiba que ela equivale a 19 campos de futebol.

 

A infraestrutura, bem robusta, possui estacionamento, kartódromo adaptável para várias práticas de automobilismo, casa de show, espaço para eventos, trilha ecológica, praça de alimentação, paintball e até mesmo uma escola de pilotagem. Tudo isso às margens da rodovia BR-101, sentido norte do estado catarinense.

 

Essa escola de pilotagem, aliás, tem como objetivo desenvolver pilotos a partir dos cinco anos de idade. Desse modo, apresenta-se como o primeiro passo para aqueles que desejam disputar e vencer as principais competições de automobilismo do Brasil e do mundo.

 

A praça de alimentação, por sua vez, é um espaço aberto e oferece opções de restaurante, bar, hamburgueria, lanchonete e chopperia todos os dias. Além disso, o Lounge Garden, espaço para shows e eventos, tem capacidade para receber mais de 1.500 pessoas.

 

Clique aqui e conheça mais o Speed Music Park!

 

Competição: 2ª etapa do Campeonato Catarinense de Arrancada

Quando: dias 30 e 31 de julho e 1º de agosto

Onde: Speed Music Park. Rua José Francisco Corrêa, 900, Nova Esperança, Balneário Camboriú, Santa Catarina

 

Vídeo





LEIA MAIS: