Rk Motors
0
0
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
Londrina é a sede da 22ª Copa Brasil de Kart, competição que volta após dois anos. Com campeões na disputa, evento promete agitar a cidade.

Vem aí a 22ª Copa Brasil de Kart, em Londrina/PR

Publicado em 04/07/2021, por RK Motors

Londrina é a sede da 22ª Copa Brasil de Kart, competição que volta após dois anos. Com campeões na disputa, evento promete agitar a cidade.

copa brasil de kart

 

O mês de julho vai ser de muito movimento, literalmente, para Londrina. A cidade, com localização na região norte do Paraná, vai receber a 22ª Copa Brasil de Kart entre os dias 21 e 30 deste mês.

 

Com muita tradição, a Copa Brasil de Kart volta ao cenário do automobilismo nacional depois de cerca de dois anos. Em 2020, a competição não ocorreu, devido à pandemia da covid-19, o que tem deixado os pilotos ainda mais ansiosos para o evento.

 

Do mesmo modo, há uma sensação de retorno para a capital do café. Há mais de 20 anos, Londrina não recebia uma competição nacional de automobilismo. Trata-se, portanto, de uma bela oportunidade para o município se destacar nesse cenário do Brasil.

 

O evento acontece no tradicional Kartódromo Luigi Borghesi. Ao todo, os pilotos vão disputar provas em 15 diferentes categorias.

 

A 22ª Copa Brasil de Kart

 

De acordo com informações da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), mais de 80 pilotos já garantiram sua presença na 22ª Copa Brasil de Kart. As inscrições, aliás, estão abertas e ocorrem por meio da entidade; clique aqui para se inscrever.

 

Primeiro grupo

 

As 15 categorias que citamos vão ser divididas em dois grupos. O primeiro deles possui sete categorias (Mirim, Cadete, F4 Júnior, F4 Graduados, F4 SS/SSM, OK FIA e OK Júnior) e tem início no dia 21 de julho.

 

A abertura, inclusive, vai contar com sorteio e lacração de pneus, bem como com briefing para chefes de equipes e mecânicos. As demais atividades, por sua vez, seguem até o dia 25.

 

Nos dias 22 e 23, ocorrem treinos livres, a partir das 8h. Enquanto isso, no dia 24 acontecem as tomadas de tempo e as primeira e segunda baterias classificatórias. Por fim, as corridas finais ocorrem no dia 25.

 

Segundo grupo

 

O segundo grupo, no entanto, abriga outras oito categorias (Júnior Mentor, Júnior, Graduados, Sprinter, KZ, Sênior A, SS/SSM e F4 Sênior). As suas atividades, então, ocorrem entre os dias 26 e 30 de julho.

 

Bem como o primeiro grupo, o segundo vai promover sorteio e lacração de pneus, assim como com briefing para chefes de equipes e mecânicos, em seu primeiro dia. Nos dois seguintes, vai se concentrar em treinos livres.

 

A tomada de tempos, por sua vez, acontece no dia 29, bem como as primeira e segunda classificatórias. E as finais, portanto, ocorrem no dia 30.

 

De acordo com a Comissão Nacional de Kart (CNK), a divisão das categorias em dois grupos se deu para dar maior tempo de pista aos pilotos. Ao site da CBA, o presidente da CNK comentou sobre o assunto.

 

"Conseguimos colocar na programação mais treinos e as corridas também ficaram mais longas do que nos últimos anos. Queremos que as experiências vividas pelos pilotos durante este campeonato sejam as melhores possíveis", disse Rubens Carcasi.

 

Clique aqui e conheça a programação completa.

 

"Velhos" campeões na disputa

 

Sete dos campeões da 21ª Copa Brasil de Kart, que ocorreu em 2019, estão de volta à competição. Eles vão a Londrina, portanto, a fim de manter o título em suas mãos.

 

O piloto paranaense Eduardo Paulo de Araújo, por exemplo, venceu na categoria Júnior Mentor, há dois anos, e agora disputa pela Júnior. Já o paulista João Pedro Orban, por sua vez, deixou a categoria Novatos para disputar a vitória pela categoria Graduados.

 

Outro piloto que levou medalha de ouro em 2019 foi o catarinense Gabriel Gomez. Naquele ano, ele venceu pela categoria Codasur Júnior e volta à Copa Brasil de Kart em duas categorias, a Graduados e a OK FIA.

 

Enquanto isso, o carioca Valdemiro Araújo busca uma quarta medalha de ouro pela Copa Brasil de Kart. Ele foi vencedor em 2007, 2017 e 2019, e está competindo pela categoria F4 Super Sênior Master, a mesma em que disputa este ano.

 

Olin Galli é outro piloto do Rio de Janeiro que já venceu a Copa Brasil Kart. Na última edição, ele faturou o ouro pela categoria Internacional OK e, neste ano, volta à competição pela categoria OK FIA. Além disso, ele tem nove títulos no Campeonato Brasileiro de Kart e foi quatro vezes campeão sul-americano na modalidade.

 

O gaúcho César Santos é outro campeão que desembarca em Londrina este mês. Em 2019, ele venceu pela categoria Ceccato Racing e, além disso, possui dois títulos do Sul-Brasileiro, em 2019 e 2020, como também foi campeão brasileiro em 2019.

 

Classificação para o FIA Motorsport Games

 

A 22ª Copa Brasil de Kart também vai classificar pilotos para o FIA Motorsport Games. Os participantes que forem campeões pelas categorias OK FIA e OK Júnior vão representar o Brasil na competição internacional que ocorre entre os dias 29 e 31 de outubro, em Paul Ricard, na França.

 

Além disso, cada campeão da Copa Brasil de Kart vai receber, como prêmio, a isenção para a inscrição no Campeonato Brasileiro de Kart. Esta competição, aliás, ocorre em dezembro deste ano.

 

Os três melhores colocados nas categorias de formação (Júnior, Graduados, KZ, OK Junior e OK), inclusive, vão receber troféus. Do mesmo modo, o chefe da equipe ou mecânico do vencedor de cada categoria vai receber um troféu.

 

Kartódromo Luigi Borghesi

 

O Kartódromo Luigi Borghesi, com localização no bairro Santa Mônica, é um dos mais tradicionais do Paraná. Com inauguração em 1995, ele recebeu o nome do empresário e ex-piloto que deixou a Itália para vir ao Brasil e sua administração é de responsabilidade da Associação dos Kartistas da Região de Londrina (AKRL), por concessão da Prefeitura.

 

Desde a sua fundação, o kartódromo tem se modernizado e tem estrutura para receber grandes eventos automobilísticos. Ao todo, aliás, ele conta com cinco traçados, o que permite uma variedade nas corridas.

 

Em seu complexo, há o Estádio do Café e o Autódromo Ayrton Senna. Suas pistas contam com características de média-baixa velocidade e possui 1.154 metros de extensão, enquanto a largura varia entre sete e nove metros.

 

copa brasil de kart

 

Vídeo





LEIA MAIS: