Rk Motors
0
0
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
Medida de prevenção contra roubos, furtos e acidentes, por exemplo, os seguros para cargas são essenciais para quem trabalha com transporte.

A importância do seguro nas cargas e fretes

Publicado em 24/08/2021, por RK Motors

Medida de prevenção contra roubos, furtos e acidentes, por exemplo, os seguros para cargas são essenciais para quem trabalha com transporte.

 

seguro de cargas e fretes - rk motors

 

Você sabe dizer por que é importante contratar um bom seguro para cargas e fretes? Trabalha, por acaso, com transportes de cargas?

 

Sobre isso que este artigo vai falar. Em instantes, você vai descobrir porque as transportadoras e os motoristas autônomos não devem abrir mão de contratar seguros para suas operações. Vamos lá?!

 

Por que contratar seguro para cargas e fretes?

 

Em primeiro lugar, você sabe exatamente do que se trata o seguro de carga? Pois bem, trata-se de uma apólice que ou o proprietário da carga ou a empresa transportadora ou o motorista autônomo deve contratar.

 

A principal função do seguro de carga é garantir uma segurança do transporte, tendo em vista que ele cobre eventuais problemas que podem ocorrer ao longo do transporte de mercadorias. Podemos citar, por exemplo, danos às cargas que ocorrem devido a acidentes na estrada.

 

Desse modo, o proprietário da carga não perde a sua mercadoria, já que vai ser ressarcido pelo seguro que contratou.

 

Da mesma forma, o seguro para carga também assegura o proprietário em casos de roubos e furtos. Sabemos que há quadrilhas especializadas em roubo de cargas pelo Brasil, então se precaver contra elas é uma medida sensata e cautelosa.

 

Além disso, há seguros para cargas diversas, cobrindo também eventuais prejuízos que podem ocorrer na operação do transporte. Eles surgem, por exemplo, quando as mercadorias são mal condicionadas, assim como em outras situações.

 

Estamos falando, então, de uma maior segurança à carga. Ou seja, uma preocupação a menos tanto para as empresas transportadoras e motoristas autônomos, como também para os proprietários das cargas.

 

O seguro é sempre o melhor caminho!

 

Modalidades do seguro para carga

 

Você deve imaginar que nem todo seguro para carga é igual ao outro, não é mesmo? E não é mesmo, já que há duas modalidades que os separam.

 

As apólices se destinam a dois tipos diferentes de serviço de frete: transporte nacional e transporte internacional. Cada um deles, é claro, possui as suas particularidades, que você vai conhecer neste momento.

 

O seguro para transporte nacional se dá tanto em uma apólice avulsa, ou seja, uma por viagem, como também em apólice aberta, quando há mais de um deslocamento, desde que sejam comunicados, um a um, por meio de averbação.

 

No seguro para transporte internacional, por sua vez, estão as operações relativas ao comércio exterior. Neste caso, então, proprietários de cargas são capazes de contratar o seguro intermodal.

 

Pois bem, ele oferece uma cobertura contra riscos para todo transporte que conduz uma carga. Além disso, para além de indenizar o dono da carga em casos de perdas e danos, o seguro intermodal ainda cobre impostos, fretes, lucros e despesas, já que a sua contratação tem como base os Termos Internacional de Comércio.

 

Lembrando ainda que, em geral, o frete de cargas ocorre tanto por transporte de frota particular quanto de frota terceirizada e motorista autônomo.

 

Como contratar seguro para carga?

 

Contratar um seguro para carga não exige nenhuma dor de cabeça. Trata-se de um processo simples e muito importante para o proprietário de mercadorias.

 

O primeiro passo, então, é procurar diferentes seguradoras de carga. Afinal, assim você é capaz de comparar os seus serviços e, com calma, avaliar o que é melhor para você.

 

Lembre-se, aliás, que uma boa escolha pode lhe trazer tranquilidade e segurança, enquanto uma má escolha pode ser a razão para um problema posterior, atrapalhando o seu negócio.

 

Além disso, não foque apenas no valor financeiro do seguro. Muitas vezes, é bom destacar, o barato acaba saindo caro! Por isso, tome bastante cuidado e considere as variáveis, principalmente a cobertura.

 

Como se calcula o valor do seguro de cargas?

 

Uma dúvida que paira sobre a cabeça de quem está pesquisando sobre seguro para cargas é a respeito do valor. Afinal, como se calcula o preço a ser cobrado pelas seguradoras.

 

Pois bem, essas empresas costumam considerar cinco pontos ao definir o valor. O primeiro deles é o modal que a transportadora ou o motorista autônomo usa.

 

Ou seja, trata-se de um transporte rodoviário, aeroviário, aquaviário?

 

Do mesmo modo, as empresas seguradoras também consideram qual é o tipo de mercadoria carregada. Afinal, carregar madeira, por exemplo, é bem diferente do que carregar animais, concorda?

 

Além disso, considera-se o valor médio, assim como o valor máximo por embarque. Da mesma forma, o tipo de cobertura do seguro (danos em casos de acidentes, prejuízos ao longo da operação, furto e roubo etc).

 

Por fim, é claro que a empresa seguradora também se preocupa com o itinerário a ser feito. Afinal, uma coisa é transportar uma carga de Florianópolis para Curitiba. Outra, bem diferente, é transportar uma carga de Florianópolis para Salvador, não é mesmo?

 

E o rastreamento de veículos?

 

Além da contratação de um seguro para cargas, torna-se importante para o proprietário investir no rastreamento. Mas você sabe por quê? Pois bem, trata-se de um modo para reduzir as dificuldades que os profissionais de fretes encontram no dia a dia.

 

Com o rastreamento, é possível acompanhar o veículo, assim como a carga que está transportando, ao longo de toda a operação de transporte. E esse acompanhamento se dá por meio de aplicativos de celular, como também através de softwares de rede e até mesmo sinais de rádio ou satélite, a depender da ferramenta que você escolher.

 

Estamos falando de uma segurança a mais. Pense, por exemplo, na possibilidade de uma carga ser roubada durante o transporte. Com o rastreamento, torna-se mais fácil descobrir onde ela está.

 

Fora outras vantagens que o rastreamento oferece, como otimização na criação de rotas e mais agilidade nas entregas.

 




LEIA MAIS: