Rk Motors
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
O presidente da República, Jair Bolsonaro, é um apaixonado por carros e motos. Sempre que pode, o chefe do Executivo passeia pelas cidades.

Bolsonaro, sua paixão por motos e a frota presidencial

Publicado em 16/06/2021, por RK Motors

O presidente da República, Jair Bolsonaro, é um apaixonado por carros e motos. Sempre que pode, o chefe do Executivo passeia pelas cidades.

Presidente Jair Bolsonaro durante passeio de moto pelas ruas de Brasília.

Foto: Alan Santos / Agência Brasil

 

Não é segredo para ninguém que o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (sem partido), tem paixão por carros e motos. Volta e meia, o chefe do Executivo surge sobre alguma máquina possante pelo país.

 

Nos meses de maio e junho deste ano, aliás, o presidente da República liderou dois passeios de moto com seus apoiadores. A primeira ocorreu em Brasília, no dia 9 de maio, quando ele deixou o Palácio da Alvorada e percorreu ruas da capital federal, ao lado de centenas de veículos.

 

Já a segunda aconteceu no Rio de Janeiro, no dia 23 de maio, quando ele partiu do Parque Olímpico da Barra, na Tijuca, e esteve ao lado de milhares de outras motos. A terceira, por sua vez, ocorreu em São Paulo, no último domingo, dia 13 de junho; do mesmo modo, na ocasião também milhares de simpatizantes o acompanharam.

 

Que tal, então, saber mais sobre os veículos que estão à disposição do presidente da República? Já dizemos, de antemão, que não faltam belos modelos!

 

O carro de cerimônias

O presidente Jair Bolsonaro desfila em carro aberto no incio do desfile de 07 de setembro

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

 

Não poderíamos começar por outro modelo que não fosse o carro de cerimônias. Trata-se de uma relíquia, o veículo oficial para desfiles de posses, visitas de Estado, bem como durante as comemorações da Independência da República.

 

O modelo é um Rolls-Royce Silver Wraith, de 1952. Seu motor possui seis cilindos em linha da Bentley, com 4,6 litros. Ele é acoplado a um câmbio manual com alavanca na coluna de direção. Vale lembrar que o veículo ganhou uma restauração em 2001 e sempre é alvo de uma preparação antes do uso.

 

O primeiro chefe do Executivo que o utilizou foi Getúlio Vargas, em 1953, durante as comemorações do Dia do Trabalho, em Volta Redonda, no Rio de Janeiro. Desde então, todos os presidentes passaram por esse carro, como também chefes de Estado de outros países. Podemos citar, por exemplo, o ex-presidente francês Charles de Gaulle e a rainha do Reino Unido, Elizabeth II.

 

Jair Bolsonaro, bem como os presidentes anteriores, desfilou sobre o carro em sua posse, em janeiro de 2019.

 

A frota presidencial

Ford Fusion Titanium frota presidencial carro presidente jair bolsonaro

Foto: Car Blog

 

A frota presidencial do Brasil possui carros da Ford, empresa que fechou suas fábricas no país este ano. O Ford Fusion Titanium é o modelo que venceu a licitação em janeiro de 2019.

 

Ao todo, são 30 unidades do sedã mexicano, na cor preta, sendo 12 delas altamente blindadas. É importante, aliás, que hajam carros idênticos para ajudar a dificultar a identificação de qual dos veículos carrega o presidente da República, modo de evitar eventuais atentados.

 

Sempre que se desloca em um carro presidencial, Jair Bolsonaro tema companhia de um comboio de carros (idênticos) com agentes de seguranças e uma ambulância. O esquema de segurança é uma responsabilidade do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), que tem vinculação com a Presidência.

 

Vale lembrar, além disso, que a frota também serve o atual vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB). Da mesma maneira, pode transportar familiares do presidente e do vice-presidente, titulares de órgãos essenciais da Presidência e personalidades que tiverem autorização.

 

Nas visitas que faz aos estados e às cidades, Jair Bolsonaro costuma alugar veículos diversos, de diferentes marcas. O presidente sempre faz questão de contar com modelos robustos para o seu transporte.

 

Detalhes dos carros à disposição de Bolsonaro

 

O Ford Fusion Titanium conta com um motor 2.0, com turbo de 248 cavalos e blindagem de nível três. Sendo assim, torna-se capaz de resistir a disparos de pistolas e até mesmo de submetralhadoras de calibre 9 milímetros.

 

Ele também possui piloto automático adaptativo, alerta de colisão, assistente de detecção de pedestres, frio a disco em todas as rodas e tração integral permanente.

 

Além disso, os veículos possuem proteção frontal, luzes intermitentes e rotativas, pneus à prova de tiros e suportes para armamento e munição. Sem falar de alarme sono, é claro.

 

A frota presidencial do Brasil também é capaz de carregar equipamentos eletrônicos de detecção, monitoramento e varredura. Do mesmo modo, GPS e rádio transreceptor.

 

Motos que Bolsonaro já pilotou

O presidente Jair Bolsonaro chega de moto ao Palácio da Alvorada e cumprimenta turistas

Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

 

Se carros são uma paixão de Jair Bolsonaro, as motos também são. O presidente da República já pilotou diferentes modelos desde que assumiu a Presidência do Brasil.

 

Em sua garagem, no Palácio do Planalto, por exemplo, ele guarda uma Honda NC 750X. Modelo intermediário, ela é de alta cilindradas e foi comprada em 2019.

 

Essa Honda possui um espaço inteligente no lugar onde costuma ficar o tanque. Como se fosse um baú, aliás. O tanque de combustível, por sua vez, está debaixo do banco, o que contribui para a melhora do centro de gravidade da moto.

 

O presidente também possui uma Honda NX 350 Sahara em sua garagem. No entanto, Jair Bolsonaro comprou a moto em 1994, zero quilômetro, quando era deputado federal pelo Rio de Janeiro.

 

O modelo trouxe algumas inovações ao mercado do Brasil. Entre elas, pode-se citar a partida elétrica e o estilo trail, que possui uma carenagem com bolha. O resultado disso é um maior conforto ao piloto, principalmente ao longo de viagens maiores, já que o vento é desviado.

 

Outros modelos da Honda já foram vistos com o atual ocupante do belo Palácio do Planalto. Entre elas, a XRE 300 e uma CG, muito popular no Brasil.

 

Por outro lado, Jair Bolsonaro também já pilotou modelos mais robustos, como a BMW G 650 GS. De média cilindrada, a trail possui visual reestilizado nos faróis e na carenagem, e possui protetor de farol contra pedras, bem como baú para carregar objetos.

 

Além disso, ela teve produção na Zona Franca de Manaus, no Amazonas, entre 2009 e 2016.

 

Para quem tem paixão por motos e carros, todos esses modelos são bem interessantes, não é mesmo? Não falta variedade entre eles!

 

Vídeo





LEIA MAIS: