Rk Motors
0
0
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
Agradar toda a família com a compra de um veículo nem sempre é tarefa fácil, justamente por esse motivo: cada um tem um estilo!

Caminhonete ou SUV: Qual você prefere? Confira 7 dicas para se decidir!

Publicado em 19/09/2021, por RK Motors

Agradar toda a família com a compra de um veículo nem sempre é tarefa fácil, justamente por esse motivo: cada um tem um estilo!

 

Caminhonete ou SUV - rk motors

 

E quando a escolha é entre uma caminhonete e um SUV, a tarefa complica. Para te ajudar nessa escolha separamos 7 dicas que vão te ajudar muito na hora de decidir. Confira!

 

1. Conheça bem cada modelo e alie as suas necessidades

 

É muito importante conhecer as características do veículo que você cogita adquirir. E o principal, aliar com as suas necessidades. SUVs e picapes possuem propostas diferentes, ainda que os dois sejam utilitários.

 

Se houver dúvida entre caminhonete ou SUV devido ao espaço interno, talvez nenhum deles sirva pra você. Os sedans também são muito espaçosos, têm uma boa capacidade de carga e passageiros e geralmente são mais em conta, tanto em relação à compra quanto à manutenção.

 

1.1. SUVs

 

Os SUVs — Veículos Utilitários Esportivos — pela definição são automóveis mais robustos quando comparados a sedans ou hatches e capazes de transportar geralmente até sete passageiros .

 

Sua estética geralmente é mais robusta e moderna. São carros feitos para quem gosta de viajar com a família e tem um gosto por aventuras, mas exige conforto e espaço.

 

Os SUVs também se destacam, por alguns modelos, virem com tração nas quatro rodas, o que é ótimo para trilhas e terrenos difíceis. Na cidade, devido a sua altura maior, passam uma sensação de mais segurança.

 

1.2. Caminhonetes

 

Apesar de terem sido criadas para transportar cargas, é um modelo que ganha a preferência de muitas famílias devido à presença e confiabilidade.

 

Desde as versões mais compactas — como a Fiat Strada — até os modelos gigantescos — como a Dodge Ram 2500 — as caminhonetes são muito fortes e prontas para encarar obstáculos que outros automóveis jamais seriam capazes.

 

Da mesma forma que os SUVs, possuem versões equipadas com tração nas quatro rodas. Outro detalhe importante são os motores a diesel, que trazem muito torque (responsável pela capacidade do motor produzir força motriz, ou seja, fazer a roda do veículo girar) e resistência.

 

2.  Quantos passageiros você costuma transportar?

 

É fundamental que se analise o número de passageiros que utilizarão o veículo no cotidiano. Os SUVs podem transportar geralmente até sete passageiros com muita tranquilidade, já as picapes — mesmo as versões com cabine dupla ou estendida — podem de duas e seis pessoas no máximo. Logo, se a sua família for grande, as caminhonetes talvez não sejam a melhor alternativa.

 

3. Analise o conforto dos passageiros

 

Nesse aspecto os SUVs lideram. Alguns modelos de picape são feitos exclusivamente para trabalho e, nesses casos, o bem-estar fica em segundo lugar.

 

O que não significa que as caminhonetes sejam desconfortáveis — de fato, alguns modelos são excelentes em relação a isso —, mas, geralmente elas não tem como prioridade o bem-estar dos passageiros.

 

Uma questão comum desses veículos é o acesso aos bancos traseiros. Em muitos casos de cabine dupla, as portas e o espaço para as pernas são pequenos.

 

4. Atente-se à capacidade de carga e ao material transportado

 

SUVs são melhores para transporte de pessoas e objetos pessoais, como bagagens para viagens, itens para prática de esporte e outros. Já as picapes performam melhor para levar materiais sujos ou pesados, como pedra, areia, madeira, móveis, eletrodomésticos grandes, etc...

 

5. Observe o terreno

 

Em áreas rurais e terrenos mais difíceis — como estradas de terra com muitos buracos, pedras e outros obstáculos — as picapes levam uma pequena vantagem. O que se deve por conta de sua altura em relação ao solo ser, normalmente, maior que a dos SUVs.

 

Além disso, há maior oferta de picapes com motores a diesel em relação aos SUVs. Por possuírem muita força e tração, esses modelos são considerados superiores quando o assunto é afrontar atoleiros, transportar cargas pesadas em terrenos escorregadios e em grandes aclives.

 

6. Pesquise os custos de cada um

 

As picapes geralmente consomem mais combustível e, principalmente as versões a diesel, são mais caras. Por serem considerados veículos de trabalho e estarem sujeitas a muitas situações de risco — como roubos e acidentes — o seguro das picapes pode custar mais caro.

 

Mesmo sendo mais resistentes, os amortecedores e outros itens da suspensão sofrem desgaste e a troca raramente é barata. Faça um bom planejamento financeiro e verifique se essas despesas cabem no seu bolso.

 

7. Confira o número de itens de série e a tecnologia utilizada

 

Os SUVs possuem os melhores itens de série, e ainda trazem  famosos “mimos”. Em relação à segurança, esses veículos têm uma excelente tecnologia embarcada, com sistemas como controle de frenagem de emergência automático, detector de ponto cego, controle de tração e estabilidade, entre outros. 

 

Escolher uma caminhonete ou SUV pode até ser difícil, mas, com toda certeza, se você se guiar pelas nossas dicas e se atentar aos detalhes, a chance de acerto é maior. Independente do tipo de automóvel faça sempre um test-drive além da pesquisa.

 

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS:

• Canal do Youtube – Clique aqui!
• Instagram – instagram.com/rkmotors.com.br
• Facebook – facebook.com/rkmotors.com.br
• Canal do Telegram – Clique aqui!

 




LEIA MAIS: