Rk Motors
0
0
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
Fusca? Maverick? Opala? Quais carros clássicos mexem com a sua memória e são o seu sonho de consumo? Vamos relembrar lindos modelos!

Carros antigos e clássicos mais desejados no Brasil

Publicado em 31/08/2021, por RK Motors

Fusca? Maverick? Opala? Quais carros clássicos mexem com a sua memória e são o seu sonho de consumo? Vamos relembrar lindos modelos!

 

Ford Maverick GT - RK Motors

Imagem: The Garage

 

Você é ou conhece alguma pessoa completamente apaixonada por carros antigos? Pois bem, não é difícil encontrar alguém assim, que se encante mais facilmente por uma relíquia do que por um lançamento, não é mesmo?

 

Engana-se, aliás, quem não vê valor em carros clássicos e antigos. Eles unem a tradição de tempos outros e características que se perderam no tempo, por economia das montadoras, por exemplo.

 

Ao longo deste texto, nós vamos relembrar alguns dos modelos favoritos dos brasileiros. Carros antigos que se tornaram clássicos e, ainda hoje, mexem com o coração e a memória de quem não esquece de bons possantes.

 

E aí, vamos lá?!

 

Chevrolet Opala

 

Sempre que se fala em carros grandes, alguém vai mencionar o Opala, um dos clássicos da Chevrolet. E não é para menos, não é mesmo? Afinal, estamos falando de um dos mais lendários carros que já passaram por aqui.

 

O Opala surgiu ainda na década de 1960, mais precisamente em 1968. Ele saiu de cena, no entanto, em 1992, mas permanece vivo na memória e na garagem de muitos brasileiros.

 

Foram muitas versões e diferentes motores ao longo de seus 24 anos de produção. Um carro versátil, o Opala consegue agradar tanto aqueles que prezam por luxo e requinte quanto aqueles que procuram por velocidade e alta potência.

 

Além disso, vale destacar a sua versão perua, a Caravan. Trata-se de outro carro muito conhecido e querido pelos brasileiros, já que possui um porte robusto e chama a atenção. Sem dúvida alguma, dois grandes acertos da Chevrolet!

 

Volkswagen Fusca

 

Vamos logo a, provavelmente, o carro mais famoso de nosso país: o Fusca. Produto da alemã Volkswagen, esse carro é um dos mais queridos que já passaram por nosso país; não por acaso, aliás, haja vista a sua história no Brasil.

 

O Fusca surgiu em meio à Segunda Guerra Mundial, na Alemanha. No entanto, ele chegou ao Brasil como um carro simples, que se dirigia à população mais econômica do país.

 

Acontece que o veículo acabou se tornando um verdadeiro astro da indústria nacional, vendendo mais de três milhões de unidades até 1996, ano em que saiu, de modo definitivo, de linha. Todo esse sucesso tem inúmeras justificativas.

 

Em primeiro lugar, o Fusca é um carro com manutenção barata e muito fácil de dirigir. Por isso, então, conseguiu agradar condutores de ambos os gêneros, de diferentes tamanhos e até mesmo gostos.

 

Trata-se, aliás, de um carro com muita procura por colecionadores, que buscam restaurá-los para desfilar em suas cidades. Muita gente ainda tem um desse em sua garagem e, na maioria das vezes, é um chamego só.

 

Vai e vem carros, mas o Fusca permanece!

 

Volkswagen Kombi

 

Mais um modelo clássico da Volkswagen, com toda certeza, é a Kombi. A "velha senhora", como é chamada por muitos, ainda é bastante vista pelas ruas do país; assim como o Fusca, um verdadeiro patrimônio nacional.

 

A Kombi chegou ao Brasil em 1958 e teve produção, em nosso país, por longos 53 anos. Ela saiu de linha, portanto, apenas no fim de 2011, já que se tornou inviável investir em sua produção.

 

Isso porque, a partir de 2012, surgiu a obrigatoriedade da instalação de airbags e freios ABS nos veículos nacionais, elementos muito importantes, é claro.

 

Além disso, é importante lembrar da simbologia na Kombi. Em meados dos anos de 1960, o veículo se tornou símbolo do movimento hippie. Do mesmo modo, tornou-se um ícone contra a ditadura militar que governava o Brasil (1964-1985).

 

A Kombi, aliás, foi usada de diversas formas pelos brasileiros. Construções, indústrias, fretes, comida de rua, por exemplo, foram algumas atividades às quais o veículo da Volks foi usado. Sempre com muita precisão, já que o veículo possui um resistente motor boxer e um confiável chassi alemão.

 

Ford Maverick GT

 

Sem dúvida alguma, o veículo produzido pela Ford no Brasil que mais desperta paixão nos saudosistas é o Maverick GT. E, cá para nós, isso não ocorre para caso: o carro é realmente conquistador!

 

Em nosso país, o Maverick também lançou duas versões especiais, Luxo e Super Luxo. No entanto, foi a versão GT que mais conquistou corações do Oiapoque ao Chuí.

 

Esportivo, elegante e descolado, o Maverick GT chama atenção por onde passa, esbanjando a potência de seu motor V8 302, de 197 cv. Esse veículo, aliás, teve lançamento em 1973, mas suas produção se encerrou sete anos depois, em 1980.

 

A Ford chegou ainda a lançar uma versão 2.3, de quatro cilindros, mas não foi, nem de longe, o mesmo êxito do GT de que todos nos lembramos. Ainda assim, de todo modo, é um carro vivo na memória dos brasileiros!

 

Fiat 147

 

Chegamos, enfim, a uma das marcas que mais vendem carros no Brasil, a Fiat. Dona de clássicos como o Uno e o Palio, a gigante italiana chegou ao Brasil com um carro que, ainda hoje, desperta nostalgia nos motoristas: o famoso 147!

 

Trata-se do primeiro carro que deu início às atividades da montadora em nosso país, em 1976. Sua produção ocorria em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. O veículo chamou a atenção do mercado e mostrou que a Fiat veio para brigar, tornando-se o carro-chefe da marca em nosso país.

 

Concorrente do Fusca, o Fiat 147 era um pouco menor e ainda mais leve. Com faróis quadrados e cantos arredondados, o carro contava com um bom espaço interno, comportando até cinco pessoas sem aperto. Ou seja, pequeno por fora e grande por dentro!

 

O carro ainda teve a versão pick-up, com os mesmos motores, de 1.05 e 1.3 litro. Além disso, a Fiat ainda lançou uma versão mais longa do carro, a Panorama, bem como a versão Rallye, a City e o sedã Oggi. Por fim, ele saiu de linha em 1986.

 

Para você, qual dessa lista te cativa mais? E qual outro modelo poderia estar aqui? Até a próxima!

 

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS:

• Canal do Youtube – Clique aqui!
• Instagram – instagram.com/rkmotors.com.br
• Facebook – facebook.com/rkmotors.com.br
• Canal do Telegram – Clique aqui!

 



LEIA MAIS: