Rk Motors
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
Aviso automático sobre o vencimento da habilitação, consultar imediatamente infrações e digitalizar a documentação do seu veiculo são algumas das comodidades da Carteira Digital de Trânsito. Conheça todos os benefícios da nova carteira digital e como fazer a solicitação da sua!

Carteira Digital de Trânsito: conheça o novo documento, como obtê-lo e as facilidades para o condutor

Publicado em 04/06/2021, por RK Motors

Aviso automático sobre o vencimento da habilitação, consultar imediatamente infrações e digitalizar a documentação do seu veiculo são algumas das comodidades da Carteira Digital de Trânsito. Conheça todos os benefícios da nova carteira digital e como fazer a solicitação da sua!

segurando celular carteira digital de transito

Fonte: R7

 

A Carteira Digital de Trânsito foi implantada no mês de dezembro de 2020. Até tal data, o aplicativo do novo documento já tinha sido baixado por mais de 18 milhões de pessoas, de acordo com dados do Governo Federal. E ao que tudo indica, até o final de 2021, mais de 40 milhões de condutores já devem estar em pose do documento digital.

 

Se você ainda não conhece o novo documento, a Carteira Digital de Trânsito (CDT) fica disponível por meio de um aplicativo gratuito para celulares com sistema operacional Android e iOS. Dessa forma, substitui a carteira de habilitação tradicional de papel – o que já representa uma facilidade e tanto para os motoristas.

E, ao contrário do que anda circulando pela internet, a Carteira Digital de Trânsito tem a mesma confiabilidade e autenticidade da tradicional. Além disso, as autoridades de trânsito já estão preparadas para conferir a veracidade deste novo documento digital, caso, por exemplo, um condutor seja parado na via e disponha apenas da Carteira Digital de Trânsito.

Também não há como um condutor passar ileso ao dirigir com uma Carteira Digital de Trânsito vencida ou, até mesmo, falsificada. Confirmando, assim, a segurança do novo documento.

Portanto, se você quer substituir a sua carteira de habilitação em papel pela digital, não se preocupe. Ao fazer todos os procedimentos corretamente, é possível circular com o veículo tranquilamente por todo o país.

 

Facilidades da Carteira Digital de Trânsito

Além de dispensar que você circule com a sua permissão para guiar sempre guardada em algum lugar, o documento digital conta com recursos tecnológicos, que facilitam muito a vida dos condutores. Por exemplo, meses perto de vencer a permissão para guiar, o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito emite avisos, evitando que sua habilitação acabe por vencer.

Além disso, com a Carteira Digital de Trânsito você tem acesso a infrações de trânsito cometidas e pontuações. Com isso, não é preciso mais consultar sites da internet, despachantes ou ir diretamente a um posto do DETRAN para obter tais informações.

Mais uma facilidade ao ter a nova carteira digital é visualizar pelo aplicativo o pagamento de multas. Também, ficar com os comprovantes de pagamento guardados no seu aparelho de telefone celular, caso venha a precisar deles.

E mais, pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito o condutor recebe alertas sobre recalls, ou seja, necessidade da troca de veículos ou peças por algum problema na hora da fabricação. Tem acesso também a campanhas educativas de trânsito, notícias, eventuais alterações relacionadas às leis de trânsito.

 

Toda a documentação do seu veículo também fica disponível de forma digital, no mesmo aplicativo. Você se livra daquele problema de perder ou se esquecer do local onde deixou a documentação do carro, moto ou outros veículos.

 

carteira digital de transito brasil

Fonte: DETRAN SP

 

Quem pode ter a nova carteira digital?

Para obter a versão digital da sua habilitação para dirigir é necessário que já tenha a carteira de transito impressa. Além disso, com o QR code na parte de trás.

Caso você ainda não tenha esta versão da carteira impressa, pode solicitar ao DETRAN do seu município.

 

Como fazer para ter a Carteira Digital de Trânsito?

Primeiramente, você precisa de um aparelho de telefone celular com sistema operacional Android ou iOS. Então, na loja de aplicativos, basta buscar pelo nome do app, por exemplo: “Carteira Digital de Transito”.

 

Atenção: o aplicativo é gratuito. Caso aparece um app que cobre taxas, não instale ou pague e denuncie.

Depois, com o aplicativo já instalado no celular, faça o seu primeiro acesso se cadastrando no site do governo federal (gov.br).

Após fazer o login, você ira mirar a camera do aparelho de telefone celular para o QR Code, que se localiza na parte de trás de sua carteira tradicional de habilitação.

O próprio aplicativo dispõe de um sistema que faz a conferencia dos dados que foram cadastrados com os que estão no banco de dados oficial do DETRAN. No caso, para evitar fraudes.

Por fim, você irá confirmar o CEP que você tem cadastrado no DETRAN. Assim, o sistema irá fazer todas as confirmações novamente e sua Carteira Digital de Trânsito será emitida.

 

Podem acontecer erros na hora de pedir a nova carteira digital?

Sim. O mais comum é que seus dados estejam desatualizados no DETRAN. Em especial, o CEP.

Neste caso, o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito irá alertar sobre o erro. Então, procure o atendimento do DETRAN.

Em alguns municípios o DETRAN pode atender via internet, mas em outros não. É preciso se informar e se necessário, comparecer pessoalmente a um posto do DETRAN e regularizar a situação, a fim de obter a Carteira Digital de Trânsito.

 

Documento do Veículo - CRLV Digital

Também é simples ter o documento do deu veículo digitalizado. Para isso, tenha em mãos o do número do RENAVAM do seu veículo. Este código dica na parte superior do documento.

Além disso, será preciso o código de segurança do CRV (extinto). Informe os dados nos campos correspondentes do aplicativo e o documento digital do seu veiculo será gerado.

crlv digital detran celular na mão

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

 

Providencie a sua Carteira Digital de Trânsito

 

Aproveite os avanços da tecnologia e os benefícios e comunidade da modernidade! Providencie tudo o que foi citado aqui. E peça a sua Carteira Digital de Trânsito e o documento digital do seu veículo.

O tempo é rápido. Se tudo estiver certo, em cerca de 20 ou 30 minutos, em média, você já tem a nova carteira registrada e validada automaticamente!

Livre-se de mais e mais papeis! Facilite o seu dia a dia. Comece, por exemplo, se cadastrando agora mesmo no site oficial do governo federal: www.gov.br .

 

Já imaginou contar com todas estas facilidades da nova carteira de habilitação?

 




LEIA MAIS: