Rk Motors
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
Já pensou em comprar um carro, uma moto, ou um caminhão em um leilão? Saiba como fazer isso e descubra se isso realmente vale a pena.

Como comprar carros, motos e caminhões no processo de leilão?

Publicado em 20/07/2021, por RK Motors

Já pensou em comprar um carro, uma moto, ou um caminhão em um leilão? Saiba como fazer isso e descubra se isso realmente vale a pena.

 

comprar-carro-de-leilão-rkmotors

 

Quem nunca pensou se seria uma boa ideia investir na compra de um carro, ou de uma moto, ou de um caminhão em um leilão? Afinal, de vez em quando sempre surge algum anúncio informando sobre algum leilão que está prestes a ocorrer.

 

Embora desperte dúvidas e desconfianças em muita gente, os leilões surgem como uma opção interessante para a compra de veículos, bem como de outros bens. Nosso propósito, então, é dissipar essas dúvidas ao longo deste texto, revelando se vale a pena comprar em um leilão e como fazer isso com segurança.

 

E então, você vem com a gente?!

 

Como funciona um leilão?

 

Como você deve saber, o leilão é uma modalidade de venda muito antiga que apresenta muitas vantagens aos vendedores e compradores. Trata-se de uma venda pública, aberta a qualquer pessoa que tenha interesse em participar do negócio.

 

Além disso, pode-se leiloar uma série de coisas em leilões. Entre elas, imóveis, antiguidades, bem como carros, motos e caminhões. Aliás, bens provenientes de pessoas físicas, empresas, concessionárias, seguradoras, bancos e mais.

 

Do mesmo modo, as vendas ocorrem tanto de bens únicos quanto em lotes com vários itens e acontecem em ambientes físicos e também no ambiente digital.

 

Em cada leilão, estipula-se um valor mínimo para o item ou o conjunto de itens à venda. Sendo assim, vence o comprador que oferecer o lance mais alto, desde que seja acima do valor mínimo.

 

Em leilões online, os sistemas costumam mostrar os lotes à venda, bem como os lances que as pessoas estão enviando. Vale lembrar, da mesma forma, que há uma contagem regressiva para o fim do processo.

 

Também vale destacar que qualquer pessoa que deseja participar de um leilão online deve se cadastrar previamente à plataforma em que ele vai ocorrer.

 

Como comprar carros, motos e caminhões em leilões?

 

Logo de cara, o leilão oferece a chance da compra de um carro, uma moto ou um caminhão por um valor menor do que o do mercado. Isso porque, em geral, o preço dos veículos costuma estar bem abaixo da tabela Fipe.

 

Os motivos que levam um carro, uma moto ou um caminhão a leilão são diversos. Pode ser a perda de valor de mercado, por exemplo, como também acidentes ou danos que tenham alterado suas estruturas. Além disso, é comum veículos irem a leilão após a troca de frotas de empresas ou até mesmo o não pagamento de financiamentos.

 

Do mesmo modo, vale lembrar que veículos apreendidos pelo Detran, há mais de 30 dias no pátio, também podem ir a leilão. Mas a questão é: vale a pena investir nesses veículos?

 

Pois bem, antes dos leilões, as empresas fazem vistorias dos veículos. Assim, elas podem checar o estado geral de cada um, identificando eventuais problemas. Após essa inspeção, é possível informar aos potenciais compradores todos os dados referentes aos veículos, de modo que eles saibam, de fato, sobre o que estão comprando.

 

Essas informações constam nos editais dos leilões, quer sejam presenciais, quer sejam online. Quem pensa em se aventurar nessa modalidade de compra, então, deve prestar muita atenção nisso. Afinal, você precisa saber exatamente o que está comprando, não é mesmo?

 

Vale lembrar que carros, motos e caminhões vendidos em leilões não contam com garantia. A exceção se dá se acaso o veículo em questão ainda tiver garantia de fábrica; neste caso, o comprador pode acionar normalmente.

 

Passo a passo

 

Chegou a hora de resumir tudo isso e mais em um passo a passo. Com ele, você vai ser capaz de levar um carro, uma moto ou um caminhão com segurança em um leilão.

 

Em primeiro lugar, certifique-se de que a empresa de leilões, bem como o leiloeiro, são verdadeiros e não fraudes. Logo depois, procure saber todas as informações a respeito do veículo que lhe interessar, verificando o edital, os documentos, bem como fotos e vídeos; se puder, visite o veículo pessoalmente.

 

O passo seguinte é estipular quanto pretende investir e dê o seu lance. Saiba exatamente qual o valor máximo que você pretende oferecer pela compra.

 

Arrematando o veículo, então, faça o pagamento conforme o estabelecido junto à empresa leiloeira e, enfim, agende a retirada do seu veículo.

 

Por que comprar carros, motos e caminhões em leilão?

 

A compra de carros, motos e caminhões em leilão apresenta algumas vantagens para você. É por isso que vale a pena considerar essa modalidade de compra.

 

A primeira delas, como já falamos, é o valor dos veículos. Na maioria das vezes, pode-se investir na compra de um carro, de uma moto ou de um caminhão por um preço abaixo do mercado. Ao mesmo tempo, no entanto, não há nada de errado nisso.

 

Leilões extrajudiciais permitem ao comprador ver o veículo antes da compra. Já em leilões judiciais, por sua vez, é necessária uma petição judicial para visitar o veículo.

 

Estamos falando, portanto, de boas oportunidades de investimentos. Imagine a possibilidade de pagar 50% a menos do que o valor nominal de um carro, de uma moto ou de um caminhão? Seria interessante tanto para quem quer um veículo para si, quanto para quem deseja um veículo para revender.

 

Outro ponto é que não se trata de uma compra cega. Leilões são regidos por editais rigorosos, que informam tudo que um comprador deve saber a respeito do carro, moto ou caminhão que pretende comprar.

 

Desse modo, você sabe em que está investindo e não se depara com amargas surpresas ao fazer o investimento.

 

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS:

• Canal do Youtube – Clique aqui!
• Instagram – instagram.com/rkmotors.com.br
• Facebook – facebook.com/rkmotors.com.br
• Canal do Telegram – Clique aqui!

 

Vídeo





LEIA MAIS: