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RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
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Ter os melhores serviços, com a melhor tecnologia e os melhores colaboradores sem dúvida são fatores que fidelizam e podem atrair novos clientes na propaganda boca a boca. Mas será que é o suficiente?

Como divulgar minha oficina mecânica? Veja nossas dicas!

Publicado em 05/07/2021, por RK Motors

Ter os melhores serviços, com a melhor tecnologia e os melhores colaboradores sem dúvida são fatores que fidelizam e podem atrair novos clientes na propaganda boca a boca. Mas será que é o suficiente?

Como divulgar minha oficina mecanica?

 

Atualmente com a abrangência e dependência que se tem da internet, não estar lá, é quase um tiro no pé. Então investir em marketing digital se tornou uma ferramenta crucial para conquistar novos clientes e ainda se comunicar com quem já frequenta a sua oficina.

 

Separamos algumas dicas, que não demandam muito investimento, mas que podem te colocar à frente de muitos concorrentes. Confira a seguir!

 

Google Meu Negócio

 

Sem pagar nada você pode fazer o uso da ferramenta Google Meu Negócio. Através dela você coloca seu negócio na área de buscas da sua região com fotos, endereço, telefone, horário de funcionamento e muitas outras informações.

 

Site

 

Ter um site da oficina pode passar muita credibilidade e profissionalismo. Descrever os serviços oferecidos, especialidades, fotos do local e até depoimentos são alguns dos benefícios de se ter um site próprio.  Atualmente já existem ferramentas que permitem a criação de uma página de forma simples, sem grande complexidade.

 

Redes sociais

 

Estar presente no Instagram e no Facebook é outra excelente forma de mostrar o seu trabalho. Neste caso, as postagens devem ser constantes e a interação com o público é primordial: sempre responda as mensagens recebidas e direcione ao setor competente, mesmo que isso seja feito uma vez ao dia. Criar uma conta nas redes sociais é de graça.

 

E-mail marketing

 

O contato regular por e-mail também é um ótimo instrumento de comunicação. Não precisa ser toda semana, mas mensalmente é importante lembrar que você existe para o seu cliente. Pode ser enviando promoções ou dicas. Se a sua base de clientes for grande, você pode contratar uma ferramenta de disparo de e-mails para facilitar. Mas se ainda estiver começando, pode enviar um a um diretamente. Aliás, essa personalização com o nome do cliente, é um diferencial, então aproveite enquanto for possível.

 

Você acabou de conhecer alguns recursos de marketing digital, que por si só já são bem eficientes, no entanto quando falamos de marketing, toda solução é bem-vinda.

 

Confira agora as estratégias de marketing off-line que também podem ser utilizadas na sua oficina.

 

Promoções ou cartão fidelidade

 

Todo mundo adora uma promoção ou um desconto! As promoções são ótimas para atrair novos clientes e você tem a chance de fidelizá-los com um ótimo atendimento. Outro jeito de fidelizar o cliente, é o cartão fidelidade. Você pode oferecer uma troca de óleo ou alinhamento e balanceamento a cada cartela completa.

 

Essa é uma ótima forma de fazer o cliente voltar para a sua oficina. É bom atentar-se que as promoções devem valer a pena para ambos os lados, e sempre tomar cuidado para passar credibilidade com as promoções.

 

Se preferir, contrate uma agência ou um profissional de comunicação para atuar nessa frente de negócio.  Veja alguns exemplos de promoções que podem ser criadas pela sua oficina mecânica:

 

  • “A partir da 3ª revisão, ganhe uma troca de óleo”;
  • “Indique 2 amigos e ganhe uma lavagem”;
  • “Curta a nossa página do Facebook e obtenha descontos”. 

 

Parcerias com seguradoras

 

Parcerias com empresas do seu segmento é outra boa estratégia de marketing. A parceria deve funcionar como uma via de mão dupla: a sua oficina oferece serviços a preços mais acessíveis e a seguradora envia um grande volume de clientes para a sua loja mecânica.

 

Treinamento de colaboradores

 

Os colaboradores devem ser pessoas preparadas para resolver os problemas dos clientes. Então investir em treinamento é um ótimo negócio. Ofereça cursos de especialização e atualização para a sua equipe, e incentive a participação em palestras, workshops e eventos relacionados ao segmento. 

 

Pós-venda

 

Oferecer um serviço de qualidade nem sempre será suficiente, e manter um cliente talvez seja mais difícil do que atrair novos. Para isso existe o pós-venda.

 

Com ele você pode realizar pesquisas de satisfação sobre o atendimento, o local, o serviço, os funcionários, o prazo, o preço e outros fatores que podem influenciar a preferência dos seus clientes. E isso pode ser feito por formulários, e-mails e até ligações telefônicas.

 

Lembre-se a sua oficina tem que ser vista e o seu cliente gosta de ser lembrado. Então, esteja sempre em contato com ele, através de um telefonema de pesquisa de satisfação, um whatsapp, e-mail, redes sociais. Ser competitivo também é saber se comunicar!

 

 

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