Rk Motors
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
Muitos motoristas que precisam do carro para sobreviver, estão preocupados. E a gente entende esse nervosismo. Veja 8 dicas de como prevenir Coronavírus no carro

Como prevenir a contaminação com Coronavírus no carro? 8 dicas de cuidados com higienização

Publicado em 29/05/2021, por RK Motors

Muitos motoristas que precisam do carro para sobreviver, estão preocupados. E a gente entende esse nervosismo. Veja 8 dicas de como prevenir Coronavírus no carro

Prevenir Coronavírus no carro

 

Embora muitos motoristas corram o risco de se contaminar diariamente, para eles é impossível permanecer em casa, com as contas chegando. Nestes momentos, a dúvida que boa parte deles têm, é: “Como reforçar os cuidados e como prevenir o Coronavírus no carro?”. “E se o passageiro se recusar a pôr a máscara?”.

 

É o caso do motorista do Uber, Ricardo Gianelle, 48, que precisa sair de casa todos os dias para colocar comida na mesa: “Eu não tenho outra saída, e claro, morro de medo. Eu não tomei vacina, minha mulher também não e ela não está trabalhando. Como é que eu faço? Como me protejo desse vírus e consigo colocar comida em casa mais tranquilo? Tem jeito?”, pergunta o profissional.

 

Tem sim, e uma das recomendações da OMS - Organização Mundial de Saúde, é de que as pessoas mantenham todos os cantos do veículo devidamente higienizados. Alguns cuidados são bem importantes e a gente te orienta como fazer:

 

Máscara e álcool em gel dentro do carro

 

Mantenha sempre, ao menos, três frascos de álcool em gel dentro do carro. Um perto de você e outros dois no banco do passageiro, um de cada lado na porta. Vale a pena comprar um pacote de máscaras descartáveis e deixá-lo à mostra, para o caso de algum passageiro "esquecido" entrar sem a proteção.

 

 Esta é uma ideia bem interessante. Alguns carros já dispõem desse recurso instalado e que permite ao motorista “se isolar” dos demais passageiros dentro do veículo.

 

Muitas locadoras de veículos e também empresas de transporte por aplicativo já estão adotando essa divisória nos carros. Consiste em um painel de acrílico que, instalado entre o motorista e o banco do passageiro, impede que haja qualquer tipo de contato e por consequência, qualquer propagação do vírus, seja por via oral ou respiratória.

 

Algumas empresas de transporte até criaram uma película para os motoristas a fim de protegê-los durante as viagens (Unidas e Cabify, por exemplo), e tais medidas auxiliaram a prevenir o Coronavírus no carro.

 

Aspirar o pó do carro

 

Quanto mais poeira o carro tiver, mais fácil será de o vírus permanecer dentro do veículo e contaminar alguém. Portanto, capriche ao aspirar o carro por dentro.

 

Esta é uma ótima maneira de prevenir o Coronavírus no carro. Existem aspiradores portáteis que podem ser adquiridos em várias lojas, e também outros de grande potência que ficam à disposição em alguns postos de gasolina - principalmente os postos que disponibilizam a lavagem de carro.

 

Aspire sempre nos cantos do veículo, aspire os tapetes, o carpete do carro e os estofados, e tente remover de toda e qualquer fenda a poeira que fica incrustada. 

 

Limpeza interna

 

Após aspirar, sempre é bom fazer uma limpeza com pano umedecido nos estofamentos, que pode utilizar uma mistura simples de água e sabão neutro ou ainda qualquer outro produto voltado para higienização do carro. Isso ajuda a prevenir o Coronavírus no carro.

 

Opte por janelas abertas

 

Quanto menos o ar permanecer retido no interior do carro, mais difícil será a propagação do Coronavírus. Isso porque, mesmo que o ar-condicionado seja sempre higienizado, as pessoas se manterão no interior do veículo, respirando o mesmo ar que, portanto, circula entre elas.

 

Limpeza dos pontos de contato

 

Se o contato com as pessoas portadoras do vírus é a principal forma de contágio, os pontos onde mais costumamos tocar dentro do carro são extremamente perigosos. Proteger e higienizar esses pontos pode ajudar a prevenir o Coronavírus no carro.

 

Volante, painel, porta-luvas, rádio, botão elétrico das janelas, maçaneta das janelas, trava das portas, enfim, são alguns pontos que podem expor passageiros e motoristas ao contato com o vírus da Covid 19.

 

Sem contar apertos de mão, abraços ou mesmo gotículas de saliva que se espalham pelo ar (quando alguém mesmo da família insiste em não fazer uso da máscara), todos esses fatores se acumulam e impregnam o interior do carro com esse vírus mortal.

 

O quê fazer?

 

Nestas horas, o ideal é utilizar álcool isopropílico para limpar todos os itens citados, principalmente os de maior uso pelo motorista, como por exemplo o volante e o câmbio. Vale ressaltar também que esta higienização precisa ser feita todos os dias e, se possível, duas vezes ao dia.  

 

Não se esqueça também da tela multimídia, freio de mão, puxadores externos das portas, e claro, ande sempre com um lenço de papel no bolso, para eventualmente passá-lo em qualquer lugar onde seja necessário puxar ou encostar a mão.

 

E preste atenção também com certas partes internas do carro, que tenham a superfície em couro ou espuma. Passar álcool nestas áreas pode estragar o interior do veículo.Nestes casos, utilize os produtos de limpeza recomendados.

 

Mantenha a lixeira do carro sempre limpa

 

Existem lixeiras para carro que são extremamente úteis e com elas, evita-se que o passageiro deixe o seu lixo espalhado pelo carro ou nos vãos das portas como muitos costumam fazer. Agora, o negócio é mantê-las sempre limpas e higienizadas.

 

Isso vale até para quem tem crianças em casa e costuma dar um passeio com elas até o mercado, por exemplo. Nem sempre as crianças escutam as orientações dos pais e, imagine um filho(a) seu(ua) recolhendo um papel usado desta lixeira? Ou ainda, tendo contato com um lenço de papel ou toalha descartável?

 

Por isso, a cada viagem, esvazie a lixeira e previna o Coronavírus no carro. 

 

Alerte os demais passageiros

 

É fato que já vimos diversas autoridades que deveriam dar o exemplo e fazer uso das máscaras, manter distanciamento social, higienizar as mãos com álcool em gel e etc, agirem com uma péssima postura. Desembargadores, juízes, advogados, ministros e etc.

 

Contudo, a colaboração ainda é a melhor forma de se evitar o contágio do vírus e prevenir o Coronavírus no carro. Avise a quem entrar no seu carro, sobre a necessidade de manter as medidas de proteção e higienização. A prevenção é a nossa melhor arma. Alerte, pois só assim, será possível conter os avanços da Covid 19.

 

Gostou das nossas dicas? Se você tiver alguma que faltou deixe nos comentários. 

 

Vídeo





LEIA MAIS: