Rk Motors
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
Não sabe se vale a pena participar de um consórcio para comprar o carro, a moto ou caminhão que tanto deseja? Descubra já!

Consórcio de carros, motos e caminhões vale a pena?

Publicado em 08/08/2021, por RK Motors

Não sabe se vale a pena participar de um consórcio para comprar o carro, a moto ou caminhão que tanto deseja? Descubra já!

 

Consórcio de carros, motos e caminhões vale a pena - rk motors

 

Está pensando em comprar um carro, uma moto ou um caminhão, mas não sabe como? Pois bem, o consórcio pode ser uma opção para você!

 

Se acaso você tem dúvidas sobre esse formato de compra, continue conosco. Ao longo deste texto, vamos lhe explicar porque o consórcio vale a pena para a aquisição de carros, motos e caminhões.

 

O que é um consórcio?

 

Em primeiro lugar, vamos definir o que é um consórcio. Estamos falando de uma forma de compra coletiva; ou seja, ela reúne pessoas em prol de um bem, que pode ser um carro, uma moto ou um caminhão.

 

Cada uma dessas pessoas conquista esse bem a partir de um fundo comum que elas constituem. Em cada mês, os membros do consórcio pagam parcelas que são as suas contribuições individuais ao fundo, o que permite que todos consigam chegar aos seus objetivos.

 

"Mas como isso acontece?", você pode perguntar. Pois bem, os participantes que estejam em dia com as prestações do consórcio podem participar de sorteios e, então, recebem uma das cartas de crédito que são entregues a cada mês.

 

Além disso, vale destacar que a contemplação no consórcio também pode ocorrer por meio de duas outras formas.

 

A primeira delas através de lances, destinada a quem não quer esperar pelos sorteios. Nesse caso, o membro adianta as parcelas e quem oferece um valor maior acaba sendo selecionado.

 

Já a segunda ocorre ao fim das parcelas, quando todas elas já foram pagas. Sendo assim, todos aqueles que não foram sorteados ou não ofereceram lances vão receber, enfim, suas cartas de crédito.

 

Essa carta de crédito, aliás, nada mais é do que um documento que o administrador do fundo emite, com o valor correspondente ao que cada grupo escolhe ainda na contratação do consórcio. Não é muito complicado, não é?

 

Quando vale a pena o consórcio de um carro?

 

Você precisa saber que um consórcio de carros vale a pena quando oferece uma baixa taxa de administração. Além disso, no entanto, a sua administração deve ocorrer pelas mãos de uma empresa idônea, com autorização do poder público a funcionar, correta e de boa reputação no mercado.

 

Sempre é bom, aliás, consultar as opiniões de clientes antes de fechar qualquer negócio com alguma administradora. Do mesmo modo, cabe procurar saber quais são as reclamações. Tudo isso evita dores de cabeça futuras, acredite.

 

A taxa de administração existe mesmo quando o consórcio está isento de juros. O comum é que a administradora cobre entre 14% e 20% do valor total pago.

 

Lembre-se, no entanto, de que há outras despesas e encargos financeiros na contratação de um consórcio. Há, por exemplo, o fundo de reserva, que serve para cobrir perdas em casos de inadimplência do grupo, assim como seguro de vida, que não é obrigatório..

 

De modo geral, o consórcio é uma boa opção de compra de um carro. Sabe por quê? Pois bem, porque não há incidência de juros, o que ajuda bastante o seu bolso.

 

Além disso, há a opção de parcelamentos flexíveis, adaptáveis às suas condições financeiras. Ou seja, você escolhe o número de parcelas e o valor a pagar por elas!

 

Saiba, no entanto, que muitas parcelas acabam implicando taxas administrativas maiores...

 

Por fim, o consórcio de carros ainda permite compras à vista. Sabemos que um pagamento assim é sempre uma boa opção, já que sempre chama um bom desconto. Sendo assim, quando contemplado em um consórcio, você recebe uma carta de crédito com o valor total do consórcio!

 

O consórcio para motos é uma boa opção?

 

Se o consórcio é uma boa opção para carros, por que não para motos, não é mesmo? Ainda que estejamos falando de um bem que, em geral, custa menos do que um carro, ainda assim nem todo mundo consegue juntar um dinheiro para a compra à vista.

 

Afinal, em tempos como os atuais, guardar dinheiro não é uma tarefa que qualquer pessoa consegue, não é mesmo? Por essas e outras, o consórcio vale muito a pena!

 

Afinal, também há ausência de juros, como ocorre no financiamento. O que se paga, além das prestações, é uma taxa administrativa que as administradoras cobram. Ao fim, percebemos que o custo final é muito mais baixo.

 

Além disso, você tem um poder de negociação muito maior no consórcio de motos. Ao receber a sua carta de crédito, o membro recebe o valor total de seu plano e isso lhe permite negociar a compra da sua moto, alcançando bons descontos. Outra vantagem é a segurança que o consórcio de motos oferece.

 

Com ele, você consegue se planejar de modo eficiente, sem contar com os imprevistos que a poupança sofre. O pagamento ainda conta com melhores prazos, em geral entre 60 e 100 meses para a quitação da carta de crédito.

 

Se for preciso, no entanto, é possível ampliar esse período ou até mesmo diminuir. Sem falar que o uso do crédito é flexível. Ou seja, você decide quando, onde e o que comprar!

 

E o consórcio para caminhões?

 

No caso da compra de caminhões, o consórcio também é uma ótima ideia. Lembre-se de que esses veículos custam mais e o consórcio oferece um modo mais simples para a aquisição do bem.

 

Ao contrário dos financiamentos, o consórcio de caminhões dispensa entrada ou taxa de adesão. O cotista, então, deve apenas pagar as parcelas mensais que concordou em pagar.

 

Como já dissemos, também não há taxa de juros; ou seja, menos carga tributária. E a burocracia é muito menor, já que o processo é simplificado. Para participar de um consórcio, basta apresentar a devida documentação e esperar pela efetivação do contrato.

 

Vale a pena, sim, participar de um consórcio para a compra de um caminhão. É um modo simples e mais econômico de garantir esse veículo!

 




LEIA MAIS: