Rk Motors
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
Conheça mais sobre o jovem brasileiro considerado o melhor piloto de Drift da América Latina!

Diego Higa: o brasileiro que pode se tornar uma lenda do automobilismo nacional

Publicado em 01/10/2021, por RK Motors

Conheça mais sobre o jovem brasileiro considerado o melhor piloto de Drift da América Latina!

 

Piloto Diego Higa, automobilismo, Drift Drifting

 

Já ouviu falar de Drift? Aquela modalidade de automobilismo em que os carros andam quase de lado em altas velocidades?

 

Pois você nem imagina que existe um brasileiro que está dominando tudo na modalidade e que tem tudo para se tornar uma das maiores lendas do Drift e do automobilismo brasileiro no Século XXI!

 

Conheça neste artigo exclusivo da RK Motors a história de Diego Higa, o piloto de Drift considerado o melhor da América Latina na modalidade.

 

Drift: do Japão para o mundo

 

Piloto Diego Higa, automobilismo, Drift Drifting

 

O Drift (ou drifting) é uma técnica de direção de carros inventada no Japão na década de 1970, que consistem em pilotar o veículo deslizando nas curvas e escapando a traseira, sendo necessário girar o volante em direção oposta à curva para controlar o nível de derrapagem.

 

O criador da técnica foi o lendário piloto japonês Kunimitsu Takahasi. A criação do estilo de pilotagem veio depois da sua participação na competição “All Japan Touring Car Championship”, onde, há 50 anos atrás, o piloto fez fama ao bater seu veículo em alta velocidade em uma das curvas durante a competição, e que foi preciso sair derrapando na curva para continuar na corrida. Depois desse fato foi que deu início ao chamado Drift Japonês.

 

As primeiras competições aconteciam nas estreitas e sinuosas montanhas do Japão de forma ilegal e nas madrugadas, para que não fossem descobertas pela polícia local. E a partir de filmagens e da popularização da fama da modalidade, o Drift foi se espalhando pelo mundo.

 

Os carros utilizados para o Drift geralmente são leves e de tração traseira com motores de alta potência. Os mais usados são o Nissan Silvia, Toyota AE86, Mazda RX-7, Nissan Skyline, Nissam 180SX, entre outros.

 

A popularização do Drift no Brasil

 

Piloto Diego Higa, automobilismo, Drift Drifting

 

O Drift chegou ao Brasil em meados de 2006, impulsionado pela fama do filme Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio. Após o lançamento do filme diversos vídeos, documentários e matérias de revistas circularam o mundo falando sobre a modalidade, o que difundiu o Drift de vez para fora do Japão.

 

No Brasil, a modalidade se popularizou efetivamente no final de 2011, com o primeiro evento mensal promovido na cidade de Itú/SP. No evento, o Drift passou a ser oferecido para o público realmente como um dia de espetáculo, com circuito fechado e algumas equipes fazendo manobras nos seus carros especialmente preparados para a modalidade.

 

Após isso, diversas disputas e campeonatos regionais passaram a se popularizar, fazendo com que mais pilotos e equipes investissem em cursos, treinamentos e competições Brasil afora. E entre eles está um jovem que vem ganhando os holofotes do Drift no país e no mundo.

 

Diego Higa: a nova promessa do automobilismo nacional

 

Piloto Diego Higa, automobilismo, Drift Drifting

 

Diego Higa é um jovem piloto de 24 anos nascido em Santos, litoral de São Paulo. Sua iniciação no automobilismo veio aos 13 anos de idade com as primeiras competições no Kart, e anos depois, influenciado pelo seu pai, começou as primeiras aulas de Drift.

 

Seu início no Drift se deu dirigindo uma Chevrolet Suprema, carro totalmente inapropriado para a modalidade, porém fez com que ele desenvolvesse muitas habilidades pilotando um carro tão diferente.

 

Em 2015, aos 18 anos, já conseguiu ser campeão do SuperDrift Brasil (considerada a mais importante competição de Drift do Brasil e da América Latina) no seu primeiro ano de disputa.  E a façanha não acaba por aí: ele já acumula o hexacampeonato consecutivo no campeonato desde então!

 

Além disso, ele já acumula o 4º título do Campeonato Brasileiro de Drift, o Vice-Campeonato Mundial de 2016, no King of Nations Drift World Championship, o vencedor do prêmio Capacete de Ouro do ano de 2019 da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), e outros títulos diversos, somando mais de 38 troféus na modalidade.

 

Piloto Diego Higa, automobilismo, Drift Drifting

 

Porém, o que colocou o jovem Diego Higa nos holofotes do cenário automobilístico mundial foi a ter vencido a competição promovida pela série Hyperdrive, da Netflix. Derrotando outros 27 competidores de todo o mundo, o jovem brasileiro (a época com apenas 21 anos) apelidado de “Baby-Faced Assassin” ganhou o 1º lugar na série de streaming, lhe rendendo fama mundial frente aos veteranos do Drift mundial.

 

Diego Higa também ficou famoso pelos seus vídeos de pilotagem nas redes sociais, desde filmagens em autódromos até em vídeos publicitários filmados nas ruas das cidades. Uma das últimas proezas de Diego Higa foi dirigir o seu Nissan 350Z num circuito fechado fazendo Drift a impressionantes 220km/h!

 

Entre os possantes que Diego Higa já dirigiu e competiu estão seu Ford Mustang GT 2006 usado na competição Hyperdrive, o Nissan 350Z usado nas suas principais competições no Brasil, Toyota Supra, Skyline R34 usado na série King of Nations, Cadillac CTS, entre outros belíssimos esportivos que estão na sua garagem.

 

Piloto Diego Higa, automobilismo, Drift Drifting

 

Atualmente ele treina regularmente em um circuito privado na cidade de Registro/SP, onde dá aulas e cursos privados de Drift, além de fazer seus vídeos e gravações para seu canal do Youtube. Com certeza, após este cenário de pandemia, virão mais competições e mais títulos para esse jovem piloto que já colocou definitivamente seu nome entre os maiores pilotos do automobilismo brasileiro.

 

Curtiu a nossa matéria de hoje? Então acompanhe nosso portal e fique por dentro das principais notícias e curiosidades do mundo automotivo.

 

RK Motors – o seu guia automotivo!

 

ACOMPANHEM-NOS NAS REDES SOCIAIS:

• Canal do Youtube – Clique aqui!
• Instagram – instagram.com/rkmotors.com.br
• Facebook – facebook.com/rkmotors.com.br
• Canal do Telegram – Clique aqui!

 




LEIA MAIS: