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RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
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Com o avanço da digitalização do mundo atual, devido a pandemia, todo negócio que se preze tem no mínimo a obrigação de estar presente nas redes sociais.

Empresas do setor automotivo: Como entrar no ambiente digital?

Publicado em 20/09/2021, por RK Motors

Com o avanço da digitalização do mundo atual, devido a pandemia, todo negócio que se preze tem no mínimo a obrigação de estar presente nas redes sociais.

 

midias sociais e marketing digital para oficina mecânica - rk motors

Imagem: freepik

 

Lá é onde tudo acontece, se compra, se vende e ainda onde todo esse processo pode começar. No setor automotivo os impactos econômicos da pandemia foram significativos, já que este não é um tipo de serviço tão essencial e acessível a muitos. Mas, no setor de transporte de alimentos, remédios, operações policiais e dos profissionais de saúde que dependiam dos transportes em geral, o que foi demandando do serviço de oficinas mecânicas, foi muito expressivo.

 

De acordo com algumas pesquisas, com a pandemia alguns negócios sofreram uma queda 40% ou mais na prestação de serviços automotivos, principalmente nos reparos causados pós colisões. Alguns estabelecimentos chegaram a viver problemas com abastecimento de peças automotivas, além de ter que pagar o aluguel, a folha de pagamento de funcionários e outras despesas, ainda com a diminuição do faturamento.

 

Mas se por um lado foi muito ruim, por outro melhorou. A jornada do cliente mudou com a adoção do digital, ficou mais “fácil” e um dos primeiros passos é estar presente, na internet.

 

Como o cliente te encontra?

 

Atualmente a jornada do cliente foi reescrita, ganhando contornos bem diferentes, inclusive fazendo uma relação com a venda antes mesmo do contato com o vendedor. Hoje em dia é possível antes mesmo do primeiro contato, fazer uma pesquisa completa procurando ofertas, combos de serviços, modelos, cores, simular preços e várias outras possiblidades. A internet na verdade é a nova vitrine do seu negócio.

 

Sua oficina esta presente nas redes sociais?

 

Se você ainda não está nas redes sociais, por favor, corra! Faça conteúdos, os quais deverão ser postados de acordo com você, com o seu negócio, com o tipo de serviço, com o seu público-alvo, entre outras diversas particularidades. Mas uma coisa é certa: estar nas redes sociais vai permitir que você estabeleça uma conexão direta com seu consumidor.

 

Elencamos algumas dicas preciosas para você. Confira abaixo!

 

- Faça um perfil exclusive para seu negócio:

- Mantenha seus seguidores bem-informados: sempre atualize suas redes sociais em relação ao horário de funcionamento, produtos ou serviços oferecidos em seu empreendimento, imagens do estabelecimento e canais para contato. No Instagram, por exemplo, você pode fornecer um link direto para o WhatsApp do seu negócio ou o seu website direto na biografia do seu perfil.

- Organize as informações e disponha cada vez mais seus perfis nas redes sociais para transmitir confiança e mostrar-se atualizado para o seu público.

- Foco no atendimento ao cliente: sempre interaja com os potenciais clientes, responda comentários, mensagens privadas. Use resposta informativas, bem escritas, rápidas.

- Monitore sua presença online: Mesmo que você não esteja em todas as redes sociais, é sempre bom procurar os comentários e menções sobre o seu negócio em outras plataformas, assim como checar palavras-chaves usadas nas buscas do google.

- Seu negócio não esta no Twitter? Tá ok! Mas vale a pena buscar o nome do seu estabelecimento e descobrir o que seus consumidores estão falando de você. Isso também se aplica ao Reclame Aqui, ou outras plataformas que ajuda a alinhar a confiança do seu cliente no seu negócio. Verifique as avaliações da sua página no Facebook e no Google Meu negócio.

- Estimule o feedback dos clientes: deixe claro que você adoraria ouvir um retorno deles.

- Estimule o compartilhamento de conteúdo feito por seus clientes também - às vezes, uma simples foto no Instagram ou stories publicado no Facebook podem mostrar seu negócio para outros consumidores.

 

Google Meu Negócio

 

É uma empresa que divulga sua marca com base nos resultados de pesquisa, no Google e no Google Maps. Logo entre seus benefícios estão:

 

- Encontrar sua empresa pelo Google Maps ― incluindo um tour virtual nas proximidades do local. Essa funcionalidade permite que você tenha uma visualização de 360º e oferece opções de rotas até o estabelecimento;

- Permite visibilidade à empresa, já que os clientes terão acesso a dados como endereço, e-mail, site e o telefone para contato ― permitindo que o usuário possa efetuar a ligação diretamente da própria plataforma;

- Permite que o usuário acessar informações do horário de funcionamento e de maior movimentação; também é possível cadastrar fotos internas da empresa e da oficina.

- Mostra a avaliação dos clientes através de comentários e notas;

- Permite o compartilhamento de perfis em outras redes sociais, como Facebook e Instagram. Assim você poderá ser achado pelo seu cliente no momento certo, quando ele estiver precisando de um serviço seu.

- Para fazer o cadastro da sua empresa nessa plataforma, é simples, basta disponibilizar: nome real da empresa; endereço; telefone próprio da empresa; horário de funcionamento; categorias; serviços oferecidos pela empresa;

- Nunca se esqueça de manter as informações do seu negócio sempre atualizadas.

 

Fazendo conteúdo para engajar o cliente

 

Sempre faça um conteúdo direcionado de acordo com o perfil de cliente. Faça com que ele se identifique com você. Esse é o grande segredo! Sempre mescle um pouco de conteúdo institucional, de vendas, de leveza. O importante é sempre conversar com ele e manter interessado no seu perfil.

 

Ah, não esqueça de fazer vídeos, utilizar depoimentos positivos do seu negócio e compartilhar o cotidiano da oficina (storytelling), é fundamental! Tudo isso leva você a criar com o cliente um lado emocional, que vai além da prestação de um serviço. Ofereça ainda um conteúdo interessante, para engajar seu cliente e fazer você ser mais visualizado na linha do tempo.

 

Os Blogs

 

Eles também são uma plataforma interessante para a produção de conteúdo. Oficinas geralmente possuem muito mistério e concepções errôneas, por que não ter um blog onde você dá dicas de como cuidar do seu carro, aplicativos que todo bom motorista pode utilizar para aumentar a vida útil do motor ou até mesmo montar com a ajuda de seus clientes o carro dos sonhos ideal!

 

Se abrindo para o cliente, você o deixará a vontade para consumir além do seu serviço, a essência da sua marca. Crie uma relação de amizade entre a sua conta e ele.

 

Whatsapp business e benefícios

 

Hoje em dia todo mundo tem um WhatsApp e acreditamos que o seu negócio também. Todo mundo usa esse app, por que não usar?

 

O aplicativo tem uma versão Business adaptada apenas para que empresas consigam ter uma comunicação rápida, direta e eficaz com seus clientes, sem que seja necessário gastar.

 

Alguns dos benefícios são:

 

- Permite que as empresas coloquem informações sobre localização, e-mail para contato, outros telefones, horário de funcionamento, categoria dos serviços e até link para a sua própria página na web.

- Possui versão web, ou seja, você pode ser usado tanto através de um smartphone como de um computador ou notebook.

- As empresas podem ter uma mensagem automática para horários de atendimento, quando o cliente entra em contato pela primeira vez, e ainda para sinalizar ausência.

- Possibilidade de programar um atalho para as perguntas feitas mais frequentemente com uma resposta pré-pronta, o que ajuda você a se comunicar mais rápido.

- O aplicativo permite que você categorize as mensagens de acordo com “rótulos” ou “etiquetas”, tornando possível monitorar mensagens especificas, sobre temas específicos.

- Trata-se de um canal de atendimento e de vendas, ou seja, você pode usar para atender o seu cliente sem sair de casa ou para prospectar serviços com antigos clientes,

- Comunicação direta com o seu cliente.

 

Dica extra: seja ágil no seu atendimento, pois estar online é estar disponível e pronto para atender.

 

MarketPlaces

 

Existem plataformas de marketplaces que funcionam como uma espécie de serviços, por exemplo:

 

- Mercado Livre: Permite a compra e venda de peças para todo Brasil;

- Tempo Tem: É um marketplace de serviços, no qual usuários podem solicitar serviços e diversas oficinas e profissionais autônomos podem oferecer seus orçamentos e serviços.

- OLX: Catálogo de compra e venda na internet, onde se vende compra peças e serviços:

- GetNinjas: Marketplace de serviços, onde os usuários podem solicitar serviços e diversas oficinas e profissionais autônomos podem oferecer seus trabalhos;

 

Muitas empresas de automóveis e oficinas que revendem peças usam os marketplaces a fim de assegurar mais um canal de vendas.

 

A recomendação é que você insira o seu negócio no digital, aos poucos. Conheças melhor as ferramentas, pesquise, informe-se para ficar mais confiante nas plataformas.

 

Busque trocar ideias com donos de outros empreendimentos, faça um planejamento para conhecer o seu público, analise seus concorrentes, leia mais materiais sobre produção de conteúdo e busque sempre se renovar.

 

Já conhece a RK Motors? O seu guia automotivo! 

 

A RK Motors é um portal de pesquisa e informação dedicado ao setor automotivo e de utilidades para motoristas e viajantes. Somos apaixonados por tudo relacionado a carros, motos, caminhões, e todo o universo que os cerca.

 

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Aqui procuramos oferecer todos os dias o conteúdo de maior valor ao nosso público, levando informações que ajudem na tomada de decisões sobre compra de produtos ou prestação de serviços. Oferecemos para nosso público também dicas automotivas, notícias, matérias, roteiros de viagens e eventos que acontecem todos os meses em várias cidades do país. Além da pesquisa de empresas do setor automotivo, também temos a categoria de anúncios de postos de combustíveis, estacionamentos, restaurantes e hotéis.

 

TIPOS de ANÚNCIOS na RK Motors

 

• Anúncio em produtos ou serviços (Oficinas mecânicas, Auto centers, Auto elétricas, Autopeças, Borracharias, Chaveiros, Ferro velhos, Funilarias, Latoarias, Mecânica de caminhões, Mecânica de motos e muito mais categorias) *Grátis

• Anúncio em utilidades (Postos de combustíveis, Estacionamentos, Restaurantes e Hotéis) *Grátis

• Anúncio em banners (Escolha a posição na home do site e seu prazo de veiculação) *Pago

• Anuncie um texto (Matéria, notícia, dica, evento ou roteiro) *Pago

 

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