Rk Motors
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
Experimente passar um dia dirigindo um e você entenderá o porquê dessa paixão pelos SUVs. Sua versatilidade é incomparável. 

Guia do SUV: Tudo o que você precisa saber!

Publicado em 19/07/2021, por RK Motors

Experimente passar um dia dirigindo um e você entenderá o porquê dessa paixão pelos SUVs. Sua versatilidade é incomparável. 

 

modelos de suv brasil 2021 - rk motors

 

Eles podem lidar com praticamente qualquer condição climática, transportar e rebocar materiais pesados e transportar vários adultos com conforto. 

 

Alguns SUVs oferecem maior capacidade de carga e outros são mais específicos para o conforto dos passageiros.

 

Os SUVs podem lhe oferecer muito. Mas nenhum SUV individual pode fazer tudo o que você deseja! Você terá que escolher suas prioridades.

 

Este guia de SUV ajudará você a decidir qual é o mais certo para você.

 

O que é um SUV?

 

O termo “veículo utilitário esportivo” foi cunhado para se referir a veículos grandes e robustos feitos para enfrentar situações off-road. Eles eram tradicionalmente fabricados em chassis de caminhões com carrocerias quadradas, semelhantes a vagões que colocam a área de carga na cabine com os passageiros em vez de em um porta-malas separado atrás deles.

 

Os Gearheads irão discutir se o primeiro SUV verdadeiro foi o International Harvester Travelall de 1953 ou o Jeep Wagoneer de 1963, eles estão todos errados. O primeiro foi o Chevrolet Carryall Suburban, em 1935. Pode não ser parecido com o SUV atual, mas os elementos básicos são os mesmos - uma construção off-road resistente, uma carroceria alta e uma atitude positiva.


Hoje, porém, os fabricantes de automóveis adotaram esse conceito em várias direções. Refletindo sobre todos os aspectos da forma, eles fabricaram veículos off-road e SUVs que oferecem experiências suaves na estrada, como os de um carro. Eles construíram SUVs que estão entre os maiores veículos disponíveis e SUVs menores do que carros pequenos. Mas o que todos eles tem em comum  é uma posição mais alta do assento do que a maioria dos carros e uma cabine que abrange o espaço de carga atrás da última fileira de assentos.

 

Crossover ou SUV?


Ao comprar um SUV, você encontrará duas denominações diferentes. Às vezes, elas são usados alternadamente e às vezes se referem a duas coisas diferentes. Isso acontece porque eles já foram usados para distinguir duas ideias diferentes, mas semelhantes. Com o tempo, a linguagem dos SUVs evoluiu para confundir a diferença.  Simplificando, tem a ver com a forma como um veículo é fabricado.

 

O significado de SUV?

 

Alguns veículos são fabricados com o que é conhecido como construção de carroceria. Isso significa que o chassi do veículo é construído separadamente da carroceria ao qual está preso. Fazer um veículo dessa forma permite que ele seja flexível, e isso tem vantagens e desvantagens.


Um veículo feito com estrutura de corpo no chassi pode flexionar para manter todas as quatro rodas em contato com o solo em terreno irregular e acomodar cargas pesadas e irregulares. As picapes são quase todas de corpo no chassi para aproveitar essas características.


Mas a flexibilidade integrada torna o manuseio do veículo mais frouxo. Mais flexibilidade no corpo também significa mais solavancos na cabine e consequentemente uma viagem mais dura.

 

O significado de Crossover?


Outros veículos são construídos com construção “unibody”. Isso significa que o chassi e a carroceria são feitos como uma estrutura única e rígida. Os veículos monobloco fazem curvas com mais precisão e oferecem um percurso muito mais suave na estrada. Sedans e cupês esportivos são construídos desta forma.


Muitos compradores querem a grande visibilidade e espaço de carga de um SUV, mas não planejam rebocar um barco ou tirá-lo da estrada. Para eles, os fabricantes desenvolveram SUVs monobloco.


Quando essa ideia era recente, a imprensa automotiva apelidou esses veículos de "crossovers". Como um músico country gravando um álbum pop, eles combinaram atributos de dois gêneros para criar algo com apelo cruzado. O Honda CR-V, por exemplo, é construído na plataforma do Honda Civic.

 

Com o tempo, os engenheiros confundiram os limites entre os SUVs clássicos e os crossovers, a ponto de os dois termos serem sem distinção hoje em dia. Mas quando você ouve alguém usar o termo crossover para distinguir algo de um SUV, provavelmente quer dizer que é construído como um carro, não como um caminhão.

 

Benefícios dos SUVs

 

O SUV tornou-se o tipo de veículo mais popular na América, graças a uma série de qualidades.


Altura do percurso

 

Um SUV permite que você veja mais veículos no trânsito do que um sedã. Claro, se todos nós comprarmos veículos mais altos, todos nós vamos querer veículos mais altos. Um estudo recente descobriu que os grandes SUVs de hoje são 11% mais altos do que há 20 anos. Essa tendência tem que acabar em algum momento, certo? Mas ninguém encontrou uma solução para as guerras de altura ainda. Portanto, individualmente, nós podemos ter uma visão melhor comprando um SUV mais alto.

 

Espaço de carga


com um sedã, você tem um porta-malas para armazenar a carga. Ele se estende até o final do chassi do veículo, mas só pode ser tão alto quanto a janela traseira. Com um SUV, a área de carga atrás dos bancos traseiros também se estende até o final da estrutura do veículo e ainda até o teto.


Aderência para todos os climas: a maioria dos SUVs oferece tração nas quatro rodas ou tração nas 4 rodas como opcional, apesar de muitos  terem tração dianteira em sua configuração básica. 

 

Estilo


Embora existam razões práticas para comprar um SUV, a maioria das pessoas compra um carro com base em emoções e no seu valor funcional.


Os SUVs transmitem uma competência rústica e pronta que poucos carros têm. Esse espírito vem em vários tipos. Um Land Rover Defender evoca a resiliência do safári, mas não há nada de esportivo em seu formato quadrado. Um Porsche Cayenne Turbo GT a 300 km / h é funcionalmente um excelente carro de corrida e muito mais elegante.


Você nunca deve levar seu Ford Bronco Sport a qualquer lugar mais desafiador do que o estacionamento do trabalho. Mas se isso faz você se sentir capaz, esse sentimento pode ser importante para você.

 

Segurança 


Os veículos de hoje oferecem muitos sistemas de segurança automatizados que podem ajudar a proteger você e sua família. Sistemas como monitoramento de ponto cego e alerta de tráfego cruzado traseiro são equipamentos padrão em alguns modelos e opcinais em outros.


Uma consideração de segurança que os clientes também podem querer ter em mente é que os SUVs mais altos podem ter um ponto cego frontal. Uma criança pequena ou animal de estimação pode ficar invisível do assento do motorista se estiver próximo à frente do veículo. Recomenda-se veículos com frenagem de emergência automática com detecção de pedestres para minizar isso.

 

Desempenho e potência 


Os SUVs são um pouco mais pesados que sedans e ficam consideravelmente mais altos. Isso influencia seu desempenho - um veículo mais pesado é mais lento do que um mais leve. Um veículo pesado na parte superior controla com menos capacidade do que um com um centro de gravidade mais baixo.


Mas os engenheiros inovaram para diminuir esses problemas. A maioria dos SUVs hoje em dia oferece potência suficiente para suportar facilmente seu peso no trânsito e ter uma dirigibilidade surpreendente.


SUVs luxuosos e voltados para o desempenho usam suspensões eletrônicas e sistemas de gerenciamento de terreno que podem dar a eles aderência na maioria das condições e torná-los a manobrar como os veículos menores faziam uma geração atrás.

 

Assentos e espaço 

Os SUVs vêm em modelos de duas ou três filas, com capacidade para quatro a oito pessoas, ou até mesmo nove. As mesmas regras gerais que regem o espaço do banco traseiro em carros se aplicam - SUVs pequenos podem trazer espaço limitado para os pés e para os quadris. No entanto, a linha da maioria dos SUVs significa que os passageiros do banco traseiro geralmente têm mais altura livre em utilitários esportivos.


A maioria dos SUVs de 2 filas acomoda cinco, exceto alguns modelos de luxo que usam assentos traseiros no lugar do banco traseiro.
Muitos SUVs de 3 filas oferecem aos compradores a escolha de um banco com capacidade para três pessoas ou duas cadeiras na segunda fila. As cadeiras são mais confortáveis para os adultos e oferecem espaço de armazenamento entre elas.

 

Porta-malas 


Os SUVs não têm um porta-malas tradicional, mas geralmente têm mais espaço de carga. O porta-malas de um carro atinge apenas a altura da base da janela traseira. A área de armazenamento de um SUV, no entanto, chega até o teto do veículo.

 

Os SUVs oferecem uma vantagem adicional de espaço de carga - você pode dobrar os bancos traseiros para acomodar objetos grandes e volumosos que ocupam grande parte da cabine.

 

Equipamento Off-Road

 

Os SUVs parecem projetados para sair da estrada, mas não sao todos que lidam bem com essas condições. 

 

O Hyundai Santa Fé, por exemplo, é um excelente SUV de tamanho médio de 2 filas que é conhecido por seu interior sofisticado e uma longa lista de recursos padrão. Ele é fabricado na mesma plataforma do carro de médio porte Hyundai Sonata. O Santa Fé oferece 8,2 polegadas de distância ao solo - pouco mais de 2 polegadas a mais do que o sedan. 

 

O Ford Bronco também é um excelente SUV de médio porte, conhecido por suas proezas off-road e sua clássica aparência robusta. Ele anda na mesma plataforma da picape Ford Ranger. Ele traz até 11,6 polegadas de distância ao solo. O Bronco vem apenas em 4x4, com um sistema de gerenciamento de terreno que permite ao motorista selecionar asfalto, lama, areia, neve e outras superfícies.


O Santa Fé enfrenta tranquilamente a lama, mas não foi construído para passar por riachos de montanha. O Bronco, por outro lado, vai quase a qualquer lugar que um veículo com rodas possa ir.

 




LEIA MAIS: