Rk Motors
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
Quais jogos de corrida marcaram a sua infância? Confira esta lista com seis franquias lendárias que marcaram gerações!

Jogos de corrida que marcaram época: de Top Gear ao Road Rash

Publicado em 05/07/2021, por RK Motors

Quais jogos de corrida marcaram a sua infância? Confira esta lista com seis franquias lendárias que marcaram gerações!

super nintendo e mega drive

 

Quem foi criança na década de 1990 com certeza se lembra dos jogos de consoles como Super Nintendo, Mega Drive e Nintendo 64. Entre eles, os games de corrida talvez foram os que mais marcaram época e até hoje estão frescos na memória.

 

É por isso que resolvemos relembrar alguns dos títulos mais queridos por quem já passou muito tempo de frente à TV, com o controle das mãos. Muitas vezes, inclusive, escondidos das mães, preocupadas com as crianças obcecadas pela velocidade de carros e motos... Vamos lá?

 

Enduro

enduro atari

 

Quem é das antigas certamente se lembra do Enduro, um game clássico de corrida que marcou gerações. Com lançamento no início dos anos de 1980, entre 1983 e 1984, ele foi feito para o Atari 2600, um console que também marcou época.

 

O jogo em si, buscava se assemelhar à corrida de Fórmula 1. O jogador deveria ultrapassar determinadas quantidades de carros a cada dia, desviando de outros pilotos, e as dificuldades aumentavam à medida em que ele avançava.

 

Os gráficos, muito modestos se analisarmos com base nas tecnologias que temos hoje ou mesmo de 20 anos atrás, tinham uma jogabilidade arcade. Para aquela época, no entanto, eram mais do que suficientes para atrair a atenção das crianças e adolescentes que não soltavam as mãos do controle, mais parecia uma marcha. Sem dúvida alguma, não se pode falar sobre jogos de corrida sem citar o Enduro.

 

Gran Turismo

gran turismo

Sem dúvida alguma, a série Gran Turismo é uma das maiores dos games de corrida. Ela surgiu no final dos anos 1990, mais precisamente em 1997, por Kazunori Yamauchi, tornando-se uma franquia exclusiva da Sony.

 

Quando ocorreu o lançamento do Gran Turismo, já havia a jogabilidade tridimensional, que dá uma sensação de profundidade a quem joga. No entanto, o estilo arcade ainda dominava o gênero de corrida, o que foi mudando com o passar dos anos.

 

Ao todo, sete títulos foram lançados, para diferentes consoles. Além disso, cada um com um número diferente de carros e pistas, com uma tendência de crescimento entre as novas versões, com algumas exceções.

 

O Gran Turismo (1997/1998), por exemplo, rodava no PlayStation 1. O Gran Turismo 2 (1999/2000) também no PlayStation 1. Já o Gran Turismo 3: A-Spec (2001), campeão de vendas, e o Gran Turismo 4 (2004) foram projetados para o PlayStation 2.

 

O Gran Turismo 5 (2010) e o Gran Turismo 6 (2013), por sua vez, rodam no PlayStation 3. Por fim, o Gran Turismo Sport (2017) funciona no PlayStation 4.

 

Do mesmo modo, outros oito títulos secundários da franquia, cujas projeções foram para os PlayStations 2, 3 e Portable. Um deles, por exemplo, é o Gran Turismo 5 Prologue (2007/2008). Com toda a certeza, trata-se de um dos jogos mais lendários de corrida que já tivemos.

 

Top Gear

top gear

 

Quem não se lembra do Top Gear? Uma das franquias mais famosas de jogos de corrida, ela completa 29 anos em 2021 e fez história, especialmente, no Super Nintendo. Este, aliás, é um console muito querido e objeto de colecionadores.

 

Logo quando surgiu, em 1992, o Top Gear apresentou gráficos em 2D e permitia ao jogador escolher o nome do seu piloto, bem como um entre quatro carros. Um ano depois, surgiu o Top Gear 2, para o Super Nintendo, o Mega Drive e o Amiga, mas não fez tanto sucesso quanto o primeiro.

 

O Top Gear 3000, com lançamento em 1995, por sua vez tem o futuro como ambientação e volta a ser exclusivo pelo Super Nintendo, permitindo até quatro jogadores.

 

Os queridos Top Gear Rally 1 e 2 surgiram em 1997 e em 1999, respectivamente, para o Nintendo 64, outro console que marcou gerações e é fruto de nostalgia. O Top Gear Rally, aliás, foi o primeiro game da franquia a contar com 3D.

 

A estreia do jogo no PlayStation 2 ocorreu em 2000, com o Top Gear: Dare Devil, no formato para um jogador e também multiplayer. Ela traz pistas em cidades como Roma, Tóquio e Londres.

 

Por fim, o RPM Tuning, para PlayStation 2, computadores e Xbox, surgiu em 2004 e foi o último game da franquia a ser lançado. Ele acabou não tendo muito sucesso, também devido aos concorrentes àquela altura.

 

Daytona USA

daytona usa

 

Quem frequentava casas de fliperama da década de 1990 certamente se lembra do Daytona USA, um jogo da Sega que surgiu em 1993.

 

De modo geral, o game se dividia em três diferentes circuitos de corrida do Stock Car, para iniciantes, avançados e experts. Ela também possibilitava a opção multiplayer, o que reunia a garotada dos bairros.

 

Além disso, ele permitia conectar até oito cabines para uma mesma partida, de modo que as cabines duplas podiam totalizar até quatro participantes, enquanto as deluxe, até o dobro. A trilha sonora, vale lembrar, foi outro ponto forte desse jogo.

 

Em 1995, o Daytona USA teve lançamento para console, o Sega Saturn, e para a Microsoft Windows em 1996.

 

Mario Kart

mario kart

 

Não é segredo para ninguém que Mario é um dos personagens mais queridos do mundo dos games, não é mesmo? E a franquia Mario Kart, do mesmo modo, não fica para trás!

 

Com lançamento em 1992, o Mario Kart resiste até os dias atuais e já esteve em diferentes consoles. O primeiro game da série, Super Mario Kart, é um dos jogos de corrida mais lembrados, em todo mundo, quando o assunto é falar sobre games.

 

Todos os jogos da franquia contam com modos diferentes, mas todos eles possuem, como competidores, personagens do universo do Mario, como ele próprio, Luigi, Yoshi, Princesa Peach, Bowser e Toad. Os lançamentos foram acompanhando inovações, como os gráficos 3D, a função multiplayer e controles por movimento corporal.

 

Road Rash

road rash mega drive

 

Para fechar a nossa lista, trouxemos o Road Rash, outro game que tomou horas a fio das crianças e adolescentes da década de 1990. Com lançamento em 1991, para o Mega Drive, outro console lendário, ele acabou ganhando novas versões para outros consoles e durou até 2003.

 

O game, em si, trata de rachas, um tanto diferente dos títulos que citamos ao longo do texto. Além disso, ao invés de carros, os jogadores pilotam motos. Nas pistas, era possível agredir os oponentes com socos, chutes e até mesmo armas.

 

Consoles como Master System, Game Boy, Game Gear, 3DO, Sega Mega-CD, Sega Saturn, PlayStation, Nintendo 64 e até mesmo computadores ganharam versões. Vale contar que tivemos versões tanto em 2D quanto em 3D.

 

O game se despediu com a adaptação do título Road Rash: Jail Break para o console GameBoy Advance.

 

E ai, qual destes jogos fez parte da sua infância?

 

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS:

• Canal do Youtube – Clique aqui!
• Instagram – instagram.com/rkmotors.com.br
• Facebook – facebook.com/rkmotors.com.br
• Canal do Telegram – Clique aqui!

 

Vídeo





LEIA MAIS: