Rk Motors
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
Saiba quais são os perigos de uma postura incorreta durante a direção de um veículo. Além disso, aprenda a posição correta!

Malefícios para o corpo ao dirigir com a postura incorreta

Publicado em 29/07/2021, por RK Motors

Saiba quais são os perigos de uma postura incorreta durante a direção de um veículo. Além disso, aprenda a posição correta!

 

Malefícios para o corpo ao dirigir com a postura incorreta - rk motors

 

Você sabe quais problemas de saúde a má postura durante a condução de um veículo pode provocar? Pois bem, nós podemos adiantar que não são poucos.

 

Quando os instrutores falam, na autoescola, sobre a importância de ter uma postura correta, não falam por acaso. Maus hábitos podem provocar uma série de problemas ao motorista e é sobre esse assunto que vamos falar ao longo deste texto.

 

Vamos lá?!

 

Problemas na coluna

 

Dados de um levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que 80% dos brasileiros sofrem ou ainda vão sofrer com dores na coluna um dia. E a má postura na condução de um veículo, com toda certeza, ajuda a provocar esse problema.

 

Dores lombar,  cervical e dorsal, assim como escoliose, podem surgir em decorrência de situações como essa. A dor cervical, por exemplo, atinge a região que está entre o tronco e a cabeça, muitas vezes acompanhada de rigidez.

 

Já a dor dorsal, por sua vez, não é tão frequente, mas surge na região torácica posterior. Por fim, a escoliose provoca deformidade na coluna vertebral, podendo trazer incapacidades às pessoas que sofrem com ela.

 

Muitas vezes, as dores na região lombar são passageiras. No entanto, caso persistam, o indicado é procurar um especialista. Pessoas que dirigem muitas horas por dia, então, devem estar atentas a isso. Afinal, problemas na coluna podem ser muito incômodos.

 

É preciso, então, ter consciência sobre os hábitos corretos de postura ao dirigir!

 

Fadiga

 

Outro problema que surge ao motorista que não adota uma postura correta ao dirigir é a fadiga. Quem já sofreu com isso sabe o quanto é difícil.

 

A fadiga acontece porque, em suma, a má postura ao longo da direção acaba atingindo os músculos e as articulações do corpo humano. Desse modo, então, a capacidade de concentração do condutor, bem como a sua energia, acaba sofrendo.

 

Isso, portanto, promove uma série de problemas ao motorista ao longo do seu dia a dia. Falta motivação e ânimo para executar desde as tarefas mais básicas, como preparar um lanche e arrumar a cama, às tarefas mais complexas, como trabalhar e praticar exercícios físicos.

 

Ou seja, a fadiga atrapalha a sua produtividade. E sabemos o quanto isso é ruim!

 

Qual a postura correta?

 

Pois bem, sabemos que manter a postura correta durante a direção não é uma tarefa muito fácil. Afinal, muitas vezes a postura inadequada é mais fácil para o condutor ou condutora.

 

Mas vamos nos lembrar dos tempos de autoescola. Nós não aprendemos que, assim que entramos no carro, devemos ajustar os espelhos e, então, ajustar o assento? Pois é, essa é uma lição para a vida. Por isso, vamos explicar como deve ser a sua postura durante a direção.

 

Cabeça e braços

 

A cabeça do condutor deve se posicionar no encosto do banco. Desse modo, previne-se dores musculares no tronco, assim como se evita o "efeito chicote", que ocorre em caso de colisões traseiras, trazendo problemas como torcicolo e luxações das vértebras.

 

A dica, então, é se acostumar com a cabeça no encosto. Tenha isso sempre em mente, então. Além disso, os braços também merecem atenção.

 

O ideal é que os cotovelos se dobrem em um ângulo de cerca de 120º. Lembre-se de que, quando se estica muito os braços, o condutor acaba sentindo dores no pescoço, assim como nos ombros. Ou seja, os braços devem estar relaxados.

 

Mãos e pernas

 

Você sabe como posicionar as mãos corretamente? Pois bem, há duas posições indicadas: a 9h15 e a 10h10, como se fossem os ponteiros do relógio.

 

Desse modo, o motorista encontra mais liberdade para movimentar o volante com agilidade em situações de emergência, evitando a flexão das mãos de modo errado, o que acaba provocando dores nos braços. Além disso, lembre-se de que dirigir com apenas uma das mãos é uma infração média que pode implicar multa, assim como pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Só retire a mão direita do volante, então, para trocar a marcha.

 

Do mesmo modo, atente-se à posição das pernas. Os joelhos devem estar suavemente dobrados, de modo a alcançar os pedais de embreagem, freio e acelerador sem dificuldade.

 

Ou seja, sem a necessidade de esticar muito as pernas para chegar aos pedais, o que acaba evitando dores nas pernas e nas costas. Você, aliás, pode fazer um teste. Pressione o pedal da embreagem até o fim sem que precise retirar os ombros do encosto do banco.

 

Coluna e pés

 

Lembre-se de que a sua coluna, durante a direção, deve se apoiar completamente no encosto do banco. No entanto, nem todo mundo possui uma coluna reta, então cabe ao condutor ajustar o seu banco de acordo com a curvatura de sua coluna.

 

Muitas vezes, aliás, é uma boa ideia contar com uma almofada para preencher um espaço que fica entre o banco e as costas. Desse modo, você evita a compressão de órgãos, assim como eventuais problemas de circulação.

 

Atenção também aos pés, condutor. Sabemos que a direção exige um esforço do seu corpo, já que é preciso controlar os pedais durante todo o tempo.

 

Assim sendo, é uma boa ideia aliviar a tensão dos músculos apoiando os pés no chão, de modo completo, em intervalos. Ou seja, um descanso breve e regular.

 

Não se esqueça também de manter os calcanhares no assoalho quando estiver dirigindo. Assim, você garante estabilidade aos seus pés. Além disso, lembre-se de apoiar o pé esquerdo sempre no descanso, ao invés de sobre a embreagem.

 

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS:

• Canal do Youtube – Clique aqui!
• Instagram – instagram.com/rkmotors.com.br
• Facebook – facebook.com/rkmotors.com.br
• Canal do Telegram – Clique aqui!

 




LEIA MAIS: