Rk Motors
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
Conheça os 7 veículos que deixarão de ser comercializados no Brasil no próximo ano!

Os 7 carros que deverão sair de linha em 2022

Publicado em 09/10/2021, por RK Motors

Conheça os 7 veículos que deixarão de ser comercializados no Brasil no próximo ano!

 

Não é novidade que o mercado de carros novos está passando por um período turbulento. Em nosso portal inclusive já trouxemos matérias sobre o comparativo do crescimento do mercado de carros usados em relação a estagnação dos 0km.

 

Desse modo, muitas montadoras estão procurando remodelar seus portfólios para otimizar custos e buscar uma recuperação de mercado nesse cenário pós-pandemia.

 

No artigo de hoje, a RK Motors traz para você os 7 carros que deixarão de ser comercializados no Brasil em 2022.

 

Honda Fit

 

Honda Fit - rk motors

 

Lançado em 2003, o Honda Fit fez sucesso por onde passou. O monovolume da marca japonesa chegou a ser produzido em 12 países incluindo o Japão, Brasil, China, Índia e Indonésia.

 

Porém, aqui no Brasil o Fit parece está nos seus últimos momentos. Após quase 20 anos de mercado, o Honda Fit vendeu apenas 5358 unidades de janeiro a agosto. Um número de vendas irrisório comparado ao sucesso de vendas que já foi um dia.

 

A marca japonesa apresentou a nova versão reestilizada do modelo no Japão. Contudo, com o fracasso nas vendas aqui no Brasil e a nova versão ter desagradado até o público asiático, tudo indica que a Honda estará descontinuando o Honda Fit em alguns mercados, e isso inclui o Brasil.

 

Volkswagen Fox

 

Volkswagen Fox - rk motors

 

O Fox é outro modelo que está com os dias contados. O veículo que já foi um sucesso de vendas atualmente sofre queda brusca nas vendas, tendo vendido apenas pouco mais de 13mil unidades em 2021.

 

A situação está tão complicada que em agosto o modelo da Volkswagen vendeu apenas 926 unidades em todo o país.

 

A montadora alemã já vem descontinuando alguns carros da família Fox, como foi com o SpaceFox e outras versões de versão menor. Já no caso do Fox parece que vai ser inevitável, devido VW estar aposentando gradativamente os veículos com base na antiga plataforma PQ24 – isso inclui o Gol, Voyage, Saveiro e Fox. Porém, ao contrário do Fox, parece que os outros três modelos ainda terão um fôlego de produção até 2023.

 

 

Fiat Uno

 

Fiat Uno - rk motors

 

O tempo passa, mas parece que o Fiat Uno não sai do gosto do brasileiro. Desde 1984 no mercado brasileiro, o hatch continua fazendo sucesso entre os consumidores.

 

O modelo, diferente dos outros mencionados, vendeu 18.639 unidades de janeiro a agosto deste ano. Parece impressionar, porém seu substituto – o Mobi – vendeu quase 55 mil unidades no mesmo período.

 

Desse modo, com um design defasado e com uma falta de itens tecnológicos que possam o diferenciar no mercado, tudo indica que o modelo estará finalmente se aposentando em 2022. O mais provável é que a montadora foque suas energias na melhoria e diversificação das versões do Mobi e aposente o irmão mais velho no próximo ano.

 

Fiat Doblò

 

Fiat Doblò - rk motors

 

O Fiat Doblò é um daqueles carros que parece que ainda se mantem no mercado por falta de bons concorrentes. Seu design que passa por um leve facelift anual desde 2009 segue ainda no mercado com um número de vendas razoável, mesmo com seu valor acima dos R$ 120 mil reais.

 

Porém, mesmo com a capacidade de transportar 7 passageiros, o Fiat Doblò é incompatível com o valor oferecido pela marca, justificado também pela ausência de itens mais tecnológicos.

 

Segundo jornalistas especializados da área, o Fiat Doblò, que está no mercado desde 2002, será fabricado apenas até o 31 de dezembro deste ano. Portanto, o modelo já não será mais fabricado em 2022, apesar de continuar a queima de estoques do monovolume pelo menos durante o primeiro trimestre do próximo ano.

 

Chevrolet Ônix e Prisma

 

Chevrolet Ônix e Prisma - rk motors

 

Outro modelo famoso do mercado nacional pode estar se despedindo das concessionárias em 2022. O Chevrolet Ônix e o Prisma estão na lista dos que deixarão de ser comercializados no próximo ano.

 

Os dois modelos, que já foram renomeados para Joy e Joy Plus em 2019 parece que não cativou os consumidores brasileiros. Isso é tão verdade que, com a escassez no mercado de semi-condutores e o aumento do preço dos carros novos, os modelos anteriores (Ônix e Prisma) chegaram a vender mais do que os modelos 0km.

 

Desse modo, a Chevrolet estará em cima do muro nesta virada para 2022 para decidir quais dos modelos prosseguirão sendo comercializados, ou se serão substituídos por um novo veículo, mais moderno e reestilizado para o próximo ano.

 

Hyundai Ix35

 

Hyundai Ix35 - rk motors

 

É verdade dizer que a Hyundai Caoa foi uma das responsáveis pelo aumento das vendas das categorias de carros maiores e mais robustos. Foi uma tendência após 2010 a procura de modelos maiores para a família – no padrão de veículos americanos e 4x4.

 

Porém, o Ix35 da Hyundai andou todos esses anos na sombra do Tucson, sendo considerado quase que uma segunda categoria, e com o lançamento do Creta, esse distanciamento pareceu ficar ainda maior.

 

Então, devido à concorrência interna com o Creta e com o lançamento do New Tucson no mercado mundial (fazendo com que o Ix35 fosse descontinuado em alguns países) parece que o Ix35 esteja se preparando para a aposentadoria no Brasil. Sem contar que o veículo sequer aparece na linha dos 50 modelos mais vendidos do país. É difícil visualizar uma continuidade do modelo nessas situações para 2022.

 

Curtiu a nossa matéria de hoje? Então acompanhe diariamente nosso portal e fique por dentro das principais notícias e curiosidades do mundo automotivo.

 

RK Motors – O seu guia automotivo!

 

ACOMPANHEM-NOS NAS REDES SOCIAIS:

• Canal do Youtube – Clique aqui!
• Instagram – instagram.com/rkmotors.com.br
• Facebook – facebook.com/rkmotors.com.br
• Canal do Telegram – Clique aqui!

 




LEIA MAIS: