Rk Motors
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
Veja o que esperar dessa profissão que acompanha a evolução dos carros.

Profissão de mecânico automotivo: Dia a dia, cursos, salário e carreira!

Publicado em 28/06/2021, por RK Motors

Veja o que esperar dessa profissão que acompanha a evolução dos carros.

mecanico automotivo - rk motors

 

Responsáveis pelo ir e vir das pessoas, matérias-primas e produtos, os veículos têm papel fundamental no cotidiano da sociedade. Atualmente estima-se que cerca de 165 mil carros são produzidos diariamente no mundo. Logo, a mecânica automotiva é um setor que busca aperfeiçoamento constante e o mesmo se aplica a profissão de mecânico automotivo.

 

O mecânico automotivo, deve sobretudo acompanhar a evolução da área de atuação, especialmente quando falamos em segurança, economia e meio ambiente.

 

A profissão

 

Para ser mecânico automotivo é importante saber que freio, motor, câmbio, injeção eletrônica, sistema de suspensão e direção são só algumas das 30 mil partes que compõe um carro. E que o candidato à profissão deverá conhecer a função de cada uma, não apenas isoladamente, mas como todas elas se conectam.

 

Outro fator importante é a inspeção dos veículos. Como as peças sofrem desgaste com o tempo, o mecânico automotivo também é responsável por fazer a parte preventiva, ou seja, mesmo quando o carro não tiver um problema aparente, o profissional entra em cena com a inspeção.

 

O mecânico automotivo também deve avaliar o veículo como um todo, podendo diagnosticar falhas e evitar novos problemas. No cotidiano, as principais atividades dessa profissão são:

 

  • Conferir os componentes de um veículo automotivo, desde o sistema de suspensão até o filtro de óleo;
  • Realizar um relatório técnico, com os principais problemas apresentados;
  • Executar a manutenção, como pequenos reparos, limpeza de componentes ou troca de peças;

 

A profissão do mecânico geralmente começa em oficinas particulares ou concessionárias. Esses estabelecimentos funcionam como verdadeiras escolas para os profissionais da área de reparação automotiva, afinal, eles aprendem no dia a dia de trabalho com profissionais mais experientes. No entanto, é imprescindível fazer cursos e se atualizar sempre, para ocupar melhores oportunidades.

 

O profissional da área de manutenção automotiva tem uma grande responsabilidade, pois qualquer item que fique fora do padrão de fábrica pode causar um acidente.

 

O dia a dia

 

Para começar o dia, o mecânico verifica o cronograma para entender quais veículos vai receber. Com horário agendado, ele conversa com cliente e prospecta as informações para identificar possíveis problemas.

 

Em alguns casos, ele realiza um teste de rodagem para verificar melhor as falhas relatadas. Por exemplo, no caso de um ruído, que só pode ser checado com o veículo em movimento.

 

Após identificar o problema, o profissional passa o orçamento para o cliente. Em caso de aprovação, inicia-se o processo de reparação.

 

E quais são as características importantes para ser um bom mecânico automotivo?

 

Confira:

  • Paixão por carros
  • Capacidade de resolver problemas
  • Raciocínio lógico
  • Boa comunicação interpessoal
  • Atenção aos detalhes
  • Agilidade
  • Disposição
  • Concentração

 

Como é a formação do mecânico automotivo?

 

Muitos profissionais começam após realizar um curso de qualificação profissional em mecânica de automóveis leves. No Senai, por exemplo, essa formação prepara os alunos para realizar manutenção dos sistemas mecânicos e eletroeletrônicos de automóveis pequenos.

 

Além de veículos leves, existem outras especialidades na área. Veja:

  • Mecânico de manutenção em motores ciclo otto;
  • Mecânico de motores ciclo Diesel;
  • Mecânico de veículos pesados rodoviários;

 

Outra opção é o curso de técnico em manutenção automotiva, também oferecido pelo Senai. São dois anos de curso que tratam de disciplinas mais introdutórias como fundamentos mecânicos, fundamentos elétricos e comunicação interpessoal e, depois, desenvolvem a capacidade operacional, tendo como base em situações reais do mercado de trabalho.

 

A tecnologia dos veículos automotores está em constante evolução, por isso, a atualização e aperfeiçoamento devem ser constantes na profissão. É fundamental acompanhar as tendências do mercado, mesmo com curso profissionalizante ou técnico. Fábricas de veículos fazem reciclagem constante de seus mecânicos.

 

Mercado de trabalho

 

Oficinas reparadoras, montadoras de veículos e concessionárias, são alguns dos locais onde os mecânicos automotivos podem trabalhar. Atualmente o mercado está aquecido e o salário é considerado alto, uma vez que trata-se de uma carreira de nível técnico/médio.

 

Na hora da contratação, a empresas geralmente exigem conhecimentos específicos relacionados à manutenção preventiva e corretiva, e até mesmo experiência com marcas específicas como Fiat, BMW, Mercedes-benz, VW e outras.

 

Outro fator importante é saber usar equipamentos como scanner, máquina de balanceamento, trocador de pneus, multímetro, osciloscópio.

 

Movidos pelo desejo de ter o próprio negócio, alguns profissionais escolhem ter a própria oficina. Neste caso, é importante desenvolver um plano de negócio, ter dinheiro para investir e contar com uma boa equipe de atendimento.

 

Para ficar atualizado sobre as tendências do setor é essencial participar de eventos da área. Como por exemplo, a Automec, uma feira que reúne as soluções mais modernas que existem para reparação de veículos leves.

 

O futuro reserva grandes transformações no trabalho do mecânico. Com a tendência dos carros elétricos cada vez mais próxima, os profissionais também já devem buscar conhecimento nesse tipo de veículo.

 

Salário

 

Segundo dados plataforma Glassdoor, um mecânico automotivo recebe em média R$ 1.876 por mês. As montadoras costumam pagar valores mais altos, como é o caso da General Motors (GM). Nesta multinacional americana, o salário do profissional chega a R$ 2.683.

 




LEIA MAIS: