Rk Motors
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
Conheça a história de um dos maiores colecionadores de carros antigos do Brasil!

Quem foi Og Pozzoli: uma das maiores lendas do antigomobilismo nacional

Publicado em 03/04/2022, por RK Motors

Conheça a história de um dos maiores colecionadores de carros antigos do Brasil!

 

Lenda do antigomobilismo nacional

(Foto: Auto Esporte | Reprodução)

 

Diversas personalidades marcam a história do mundo automotivo no país. São vários nomes que muitas vezes são pouco conhecidos até entre os amantes de carros.

 

Conheça hoje, neste artigo exclusivo da RK Motors, a história de Og Pozzoli: um dos maiores colecionadores de carros antigos do Brasil.

 

Quem é Og Pozzoli?

Lenda do antigomobilismo nacional

(Foto: Acelerando Por Aí | Reprodução)

 

Uma das maiores referências do antigomobilismo nacional foi carioca Og Pozzoli. Nascido em 27 de outubro de 1930 em Itaboraí/RJ, foi ainda criança para o estado do Rio Grande do Norte. No estado potiguar, serviu o Exército e chegou até o posto de sargento.

 

Ainda no Rio Grande do Norte, passou a se dedicar mais ao ramo de impermeabilização, negócio da família que possuía vínculo com empresas na Espanha, Dinamarca e na França.

 

Em 1956, aos 26 anos, resolveu se mudar para São Paulo. Para a mudança, decidiu ir digirindo um Opel P4 1937, levando ao todo 17 dias para chegar na capital paulista. No mesmo ano iniciou sua coleção de carros antigos, com um Lincoln Continental 1948. Mal sabia que daí sua coleção teria quase duas centenas de veículos clássicos.

 

Com os anos, Og Pozzoli foi se dedicando à aumentar sua coleção e foi um dos sócios-fundadores do Veteran Car Club do Rio de Janeiro, juntamente com grandes nomes do antigomobilismo como Roberto Lee, Eduardo Matarazzo e Angelo Martinelli Bonomi.

 

Pozzoli e seus mais de 180 carros antigos

Lenda do antigomobilismo nacional

(Foto: Estadão | Reprodução)

 

O colecionador Og Pozzoli foi um dos maiores ícones no assunto antigomobilismo no Brasil. Com uma coleção que chegou a ter mais de 180 exemplares, o carioca Pozzoli possuiu diversos exemplares raríssimos.

 

São diversos exemplares raríssimos na coleção de Og Pozzoli. Um dos carros mais raros de Og Pozzoli foi um Moon 6-45 Piton 1918, que havia pertencido a Washington Luiz, presidente do Brasil de 1926 a 1930. Quando foi encontrado por Pozzoli, o veículo encontrava-se em péssimo estado de conservação e foi restaurado nos mínimos detalhes.

 

Outro exemplar muito raro na coleção de Og Pozzoli é um ônibus Fiat 1914 configuração jardineira. O veículo é tão raro que Gianni Agnelli (herdeiro do grupo Fiat), procurou Pozzoli para comprar, oferecendo mais de 1 milhão de dólares – que foi recusado.

 

Lenda do antigomobilismo nacional

(Foto: Auto Esporte | Reprodução)

 

Mais um exemplar icônico da coleção de Pozzoli é o Lincoln V12 1938. O carro, que foi feito especificamente para servir presidentes americanos, foi um dos cinco únicos fabricados, restando apenas dois atualmente. O carro inclusive serviu de transporte para o Papa João Paulo II em visita ao Brasil, no ano de 1980.

 

Por falar em carros e celebridades, outros carros também serviram grandes nomes internacionais, como na outra visita do papa ao Brasil, que foi da cidade de Aparecida até São José dos Campos em um belíssimo Chrysler Imperial 1928. Outro que também deu uma volta no luxuoso carro americano foi o imperador japonês Akihito, em sua visita ao Brasil em 1978.

 

Lenda do antigomobilismo nacional

(Foto: Auto Esporte | Reprodução)

 

A coleção de Og Pozzoli possuiu mais de 180 exemplares de carros antigos de diversos continentes. Exemplares como o Cadillac azul 1959, o Hupmobile 1925, o Buick Sedanette 1941, o Lincoln Continental 1938 e o Mercedes 1939 se destacavam dentre as dezenas de raridades. Todo o acervo era mantido em 4 galpões na residência própria do colecionador, além de outros galpões e imóveis espalhados pelo estado de São Paulo.

 

O falecimento de Og Pozzoli

Lenda do antigomobilismo nacional

(Foto: Acelerando Por Aí | Reprodução)

 

Og Pozzoli, o sócio número 1 do Veteral Car Clube desde 1968, infelizmente nos deixou em novembro de 2017.

 

Após alguns meses em situação debilitada, Pozzoli mesmo assim comparecia aos eventos com seus 87 anos de idade. Sempre que podia chegava dirigindo um de seus clássicos ao lado de sua mulher, Maria Lúcia, com quem era casado desde 1963.

 

O colecionador Og Pozzoli faleceu no dia 17 de novembro de 2017 deixando uma esposa e quatro filhos, que ficaram responsáveis pela belíssima coleção deixada pelo apaixonado por carros antigos.

 

Curtiu a nossa matéria de hoje? Então acompanhe diariamente nosso portal e fique por dentro das principais notícias e curiosidades do mundo automotivo.

 

RK Motors – O seu guia automotivo!

 

ACOMPANHEM-NOS NAS REDES SOCIAIS:

• Canal do Youtube – Clique aqui!
• Instagram – instagram.com/rkmotors.com.br
• Facebook – facebook.com/rkmotors.com.br
• Canal do Telegram – Clique aqui!

 




LEIA MAIS: