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Saiba todos os detalhes sobre o Rally dos Sertões e seus quase 30 anos de história!

Rally dos Sertões: conheça a história de uma das principais competições automobilísticas do país

Publicado em 19/11/2021, por RK Motors

Saiba todos os detalhes sobre o Rally dos Sertões e seus quase 30 anos de história!

 

Rally dos Sertões - carros motos caminhões Quadriciclos UTVs - RK Motors 

 

O Rally dos Sertões está colocado atualmente como uma das principais provas off-road do calendário mundial. Com muita poeira, lama e decolagens insanas, os pilotos atravessam o Brasil em diversas estradas de terra e asfalto.

 

Neste artigo, a RK Motors traz para você todos os detalhes da história do Rally dos Sertões: a principal competição cross-country do Brasil.

 

As primeiras edições do Rally dos Sertões

 

Rally dos Sertões - carros motos caminhões Quadriciclos UTVs - RK Motors

 

O Rally dos Sertões teve como embrião a realização, em 1992, do Rally São Francisco. Este evento aconteceu em um trecho entre o interior de São Paulo e o nordeste brasileiro, em Alagoas.

 

Em 1993 o evento de fato alterou seu nome para Rally dos Sertões e teve sua largada na cidade de Campos do Jordão e chegada nas praias do Rio Grande do Norte. A competição só teve a categoria de motos e reuniu 34 participantes para realizar o percurso de 3,5 mil quilômetros.

 

No ano seguinte, o Rally dos Sertões teve seu trajeto aumentado para 4,5 mil quilômetros e contou com 44 pilotos – inclusive de fora do país. A partir de então o evento foi ficando cada vez maior, chegando ao ano de 2009 sendo incluído como uma das etapas do Mundial Cross-Country da Federação Internacional de Automobilismo, tanto para a categoria de carros quanto para caminhões.

 

No ano de 2022 o Rally dos Sertões terá sua 30ª edição e promete ser a maior de todos os tempos. O evento movimenta cerca de R$ 50 milhões em cada edição, com uma caravana de mais de 2 mil pessoas participando diretamente dos 15 dias de competição – fomentando principalmente a economia de diversas cidades e comunidades no sertão nordestino do país.

 

Para participar do Rally dos Sertões, os pilotos e navegadores precisam ser filiados à (Confederação Brasileira de Automobilismo) e os estrangeiros também precisam se cadastrar previamente na confederação para participarem do evento. No caso do credenciamento de motos passa a ser feito pela CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo).

 

Categorias e subcategorias do Rally dos Sertões

 

O Rally dos Sertões de 2019 possui basicamente cinco categorias:

 

  1. Carros

 

Rally dos Sertões - carros motos caminhões Quadriciclos UTVs - RK Motors

 

A categoria Carros está dividida em:

• T1-FIA (com peso mínimo que varia entre 860 e 2.050 quilos, e são equipados com motores turbo, mas com no máximo dois estágios e não são permitidos propulsores com pós-combustão);

• Protótipo-T1 (são modelos preparados ou protótipos com tração 4x4 ou 4x2, movidos a gasolina, etanol ou diesel);

• Pró-Brasil (são motores aspirados, mas não precisam ser da mesma marca do veículo, e o restritor de ar na admissão deve ter 38 milímetros com taxa de compressão livre;

• Super Production (podem ser movidos a gasolina, etanol ou diesel, com peso mínimo que vai de 1.150kg para veículos de 1.600 cc até 2.050kg para modelos com mais de 5.250 cc);

• Production-T2 (composta por carros de linha com pelo menos 1.000 unidades produzidas, movidos a gasolina, etanol ou diesel, mas devem utilizar restritor de ar na admissão, e podendo ser de fibra de vidro, mas deve manter a mesma aparência e dimensões do veículo original).

 

  1. UTVs

 

Rally dos Sertões - carros motos caminhões Quadriciclos UTVs - RK Motors

 

Esta é uma categoria meio termo, entre o quadriciclo e o carro. O UTV é a sigla para Utility Task Vehicle (Veículo multi-tarefas) e é guiado pelo piloto por meio de volante, banco com cinco de cinco pontos e pedais – semelhante ao carro. Utiliza-se da mesma motorização e homologação via CBM. Estreando de forma experimental no Sertões, possui uma gaiola com reforço na estrutura tubular para proteger piloto e navegador, portas rígidas, redes protetoras laterais e banco tipo concha. O uso de pneus é livre e o motor tem 89 cavalos de potência, podendo atingir até 130 km/h.

 

  1. Motos

 

Rally dos Sertões - carros motos caminhões Quadriciclos UTVs - RK Motors

 

Esta categoria tem a peculiaridade de poder levar dois motores reserva lacrados, que passam por vistoria dos comissários técnicos e podem ser trocados em qualquer momento do rally. Suas categorias são:

• Super Production (com preparação livre, as motos protótipos e originais de fábrica com motorização de 250 a 1300 cm³);

•  Production (aberta a motos originais de fábrica com até 700 cm³ de cilindrada, podendo ter motores de dois ou quatro tempos);

• Marathon (com as mesmas regras de manutenção da Production Aberta, mas com motores de 250 a 450 cm³ de dois e quatro tempos, podendo ser também motos fabricadas no Brasil com até 700cc).

• Over 45, que são motos nacionais ou importadas e que os pilotos precisam ter no mínimo 45 anos de idade.

 

  1. Quadriciclos

 

Rally dos Sertões - carros motos caminhões Quadriciclos UTVs - RK Motors

 

A categoria dos Quadriciclos conta com veículos de tração 4x2 ou 4x4. Os quadriciclos podem ter motorização de até 1.300 cm³ de cilindrada e assim como nas motos, podem levar dois motores-reserva lacrados, que passam por vistoria dos comissários técnicos da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e podem ser trocados em qualquer momento do rally.

 

  1. Caminhões

 

Rally dos Sertões - carros motos caminhões Quadriciclos UTVs - RK Motors

 

Esta é a categoria dos veículos maiores, que podem ser leves e pesados. Os veículos desta categoria precisam ter tração em ao menos dois eixos e devem utilizar como combustível o diesel vendido regularmente nos postos de combustíveis do Brasil. Os caminhões Leves se enquadram no peso entre 3.500 e 4.800 quilos, com preparação livre; e os Pesados precisam ter no mínimo 4.800 quilos, com preparação livre.

 

Curiosidades sobre o Rally dos Sertões

 

Rally dos Sertões - carros motos caminhões Quadriciclos UTVs - RK Motors

 

1 – Seu início foi apenas com categorias de motos. A primeira edição, em 1991 por exemplo, teve 9 dias de duração e contou com motos nas categorias até 250cc e acima de 250cc.

2 - O Rally dos Sertões passou a fazer parte do Campeonato Mundial de rally para motos (FIM) em 2005, atraindo grandes nomes do off-road mundial para o Brasil. 

3 – O Rally dos Sertões já é considerado uma das maiores competições off-road do mundo. Desde 2009 a prova passou a superar o trajeto de 5 mil quilômetros de trilhas pelo interior do Brasil – saindo de Goiânia (GO) para chegar em Natal (RN).

4 – O maior vencedor da competição tem 7 títulos. É o brasileiro Jean Azevedo, que já participou de dezenas de edições do Rally Dakar pilotando sua moto. Com 25 participações no Rally dos Sertões, Jean é o piloto com mais vitórias na competição, acumulando sete títulos, conquistados em 1995, 2000, 2002, 2004, 2005, 2015 e 2017.

5 – A 28ª edição foi a primeira vez em que a competição aconteceu em novembro, ou seja, na época de chuvas. A prova tradicionalmente acontece em agosto ou em períodos próximos, quando o clima é mais seco

 

E então, curtiu a nossa matéria de hoje? Então fique atento e acompanhe diariamente nosso portal e fique por dentro das principais notícias e curiosidades do mundo automotivo.

 

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