Rk Motors
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
Está pensando em se tornar um motorista de aplicativo, mas não sabe se vale a pena? Confira as vantagens e desvantagens dessa empreitada!

Vale a pena ser motorista de aplicativo?

Publicado em 11/06/2021, por RK Motors

Está pensando em se tornar um motorista de aplicativo, mas não sabe se vale a pena? Confira as vantagens e desvantagens dessa empreitada!

vale a pena ser motorista de aplicativo? rk motors

Imagem: Pexels

 

Sejamos sinceros: quem não conhece alguém que se tornou motorista de aplicativo de alguns anos para cá? Quer seja porque ficou sem emprego, quer seja porque precisou de uma renda extra para o orçamento? Pois bem, ter um carro na garagem, para muitas pessoas, acabou sendo uma alternativa financeira.

 

A decisão de se tornar motorista de aplicativo, no entanto, requer cuidados e atenção. Afinal, a nova fonte de renda vai implicar algumas vantagens e outras desvantagens ao dono ou dona do carro. Resta saber, portanto, se vale ou não a pena investir nessa ideia.

 

É sobre isso, aliás, que vamos falar ao longo dos próximos parágrafos. Você está prestes a conhecer os principais prós e os principais contras de se tornar motorista de aplicativo no Brasil. Vamos lá?

 

Vale a pena ser motorista de aplicativo?

 

As principais vantagens

Em primeiro lugar, pode-se destacar a rotina dinâmica que tem um motorista de aplicativo. Afinal, ao longo das horas em que ele trabalha, diferentes passageiros passam pelo seu carro e, muitas vezes, sobra conversa.

 

As pessoas, em geral, gostam de conversar sobre suas vidas e isso pode gerar uma boa troca de experiências, tornando o trabalho mais leve e agradável. Do mesmo modo, a cada viagem o motorista é levado para um destino diferente, o que acaba ampliando o seu conhecimento sobre a sua cidade e lhe permite conhecer melhor os bairros e ruas. Ou seja, o tédio praticamente não tem vez.

 

Outro ponto positivo que se pode destacar é o ganho conforme a produtividade. Quanto mais trabalha um motorista de aplicativo, maior vai ser a sua renda.

 

Isso tem uma ligação direta, aliás, com os horários. Quando uma pessoa passa a usar seu carro para aplicativos, ninguém lhe determina turnos de trabalho, ela decide.

 

Dessa maneira, se acaso alguém prefere dirigir durante a madrugada ele pode fazer isso. Como também pela manhã, ao longo da tarde ou durante noite. Sem contar que qualquer dia pode ser para folga, como também qualquer dia pode ser de trabalho. Não importa, então, se é um dia útil, fim de semana ou feriado.

 

Além disso, um motorista de aplicativo não sofre demissão. Na verdade, ele pode se expulso da empresa se cometer erros graves, mas no geral o clima é de estabilidade. O que é muito importante principalmente em tempos como os de agora, com tantas empresas fechando suas portas.

 

Os feedbacks que os motoristas recebem são outra vantagem. A cada viagem, o passageiro avalia como foi a experiência e pode até mesmo escrever sobre ela ou oferecer uma gorjeta. Trata-se, portanto, de um modo de reconhecer o bom trabalho de um motorista e também de apontar algo que pode ser melhorado.

 

Mas e aí? As vantagens que conheceu fazem sentido para você? A seguir, você vai descobrir se elas são suficientes para se destacar em meios aos contras que o trabalho como motorista de aplicativo revela.

 

As principais desvantagens

Já diz o ditado popular: "Rapadura é doce, mas não é mole". Brincadeiras à parte, quem decide se tornar motorista de aplicativo acaba encontrando alguns desafios pela frente. E, antes de qualquer coisa, é necessário pesá-los para saber se realmente vale a pena embarcar nessa empreitada.

 

O principal desses desafios, certamente, é a sua segurança. Ainda que os aplicativos contem com uma série de dispositivos para que as viagens sejam seguras e tranquilas, ainda assim há alguns riscos.

 

É por isso que o motorista precisa redobrar a sua atenção e agir de modo profissional. No fim das contas, basta seguir cada recomendação que a empresa lhe der.

 

Outro ponto negativo? Pois bem, já que você vai precisar do seu carro para trabalhar, ele vai rodar bem mais do que o normal. E isso, como você sabe, acaba gerando gastos. As peças do seu carro vão se desgastar mais rapidamente e, então, será preciso ter cuidado redobrado com revisões e manutenção.

 

Nada de deixar para depois ou ignorar: tudo deve estar em dia. Pense, por exemplo, se alguma peça resolve dar problema. Um dia só sem o carro pode lhe dar um prejuízo considerável.

 

Pesando na balança, se tornar um motorista de aplicativo lhe parece uma boa ideia? Bem, se acaso for, você precisa ler as dicas que estão logo abaixo.

 

Seja um bom motorista de aplicativo

Para a sua segurança, sempre conte com um aplicativo de rastreio em seu celular. O ideal é que você informe isso a seus amigos e familiares por precaução; afinal, toda segurança é pouca.

 

Partindo para a próxima dica, esteja atento às promoções nos postos de combustíveis. Lembre-se de que você vai precisar abastecer sempre, então é bom economizar quando for possível.

 

Do mesmo modo, tenha um bom plano de internet para o seu celular. Você vai precisar de uma boa conexão enquanto estiver trabalhando.

 

É óbvio, mas é bom lembrar: respeite todas as regras de trânsito. Além da segurança a você e aos demais condutores, pedestres e passageiros, uma boa condução evita reclamações de passageiros.

 

Talvez seja uma boa ideia criar playlists para agradar os passageiros. Aposte em estilos variados, para agradar os mais diferentes gostos.

 

Outra dica é pedir, sempre, uma indicação de rota ao passageiro. Ainda que você use um aplicativo próprio para isso, pode ser que o passageiro prefira um outro caminho. E isso pode pesar na sua avaliação.

 

Da mesma maneira, sempre que desconfiar de alguma solicitação de viagem, ligue para o passageiro. Tire suas dúvidas e se certifique da viagem que vai fazer.

 

Por fim, neste momento de pandemia da covid-19, sempre use máscara corretamente e opte por aquelas que forem mais eficazes, como a PFF2. Isso demonstra seriedade e profissionalismo, ao mesmo tempo que protege tanto você quanto o seu passageiro.

 

Além disso, deixe um pote com álcool em gel para o passageiro e não se esqueça de higienizar as suas mãos.

 




LEIA MAIS: