Rk Motors
0
0
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
Não é novidade que o setor de seminovos não para de crescer. A alta do preço dos carros novos e a necessidade urgente de ter um carro próprio em virtude da pandemia só aceleraram esse mercado.

A compra e venda online de carros e as fraudes

Publicado em 18/09/2021, por RK Motors

Não é novidade que o setor de seminovos não para de crescer. A alta do preço dos carros novos e a necessidade urgente de ter um carro próprio em virtude da pandemia só aceleraram esse mercado.

 

A compra e venda online de carros e as fraudes - rk motors

Imagem: freepik

 

De acordo com a Fenabrave, associação de concessionários do País, em 2021 o crescimento foi de 48,8% na venda de automóveis e comerciais leves de segunda mão. Entre janeiro a agosto, foram comercializados 7,587 milhões de unidades contra 5 milhões no mesmo período de 2020. 

 

Com essa alta, reunimos as dicas de alguns especialistas, especialmente para quem precisa com urgência vender um carro usado. Confira!

 

Dicas para compra e venda de carros online

 

Assim como o comprador faz a inspeção geral no carro escolhido, o vendedor também deve se atentar para esse fato. Para tanto, algumas empresas oferecem suporte – e até fazem fotos profissionais do carro e cuidam de toda a captação de clientes. Mas essa comodidade tem custos.

 

Se você gosta de fazer tudo sozinho, o primeiro passo é não realizar negociações injustas. Para isso, a dica é pesquisar a tabela FIPE para saber o valor do seu veículo. Isso dá a exata noção de quanto é possível receber pelo veículo em questão e, sobretudo, não cair na conversa de compradores especulativos que querem tomar proveito do seu interesse na venda.

 

Pé atrás

 

Sempre desconfie. Atualmente, o anonimato da internet é muito perigoso. Portanto, pesquise o nome do interessado para ter a certeza de que está falando com o real comprador.

 

O encontro para conhecer o carro in locco é sempre uma oportunidade para pessoas de má fé se aproveitarem da vulnerabilidade do dono, e roubarem ou furtarem o veículo. Baseado nisso sempre marque encontros em locais públicos de grande movimento, acompanhe e mantenha sempre a chave do carro com você enquanto mostra o veículo. Se tiver GPS no veículo, deixe-o sempre ativo”, indica Diego Fischer, especialista em transações online e CEO da Carupi, startup que presta assessoria na compra e venda de veículos usados e seminovos.

 

Nesse sentido, ao mostrar o carro, não deixe o CRV (antigo DUT) à mostra. Uma simples foto do documento pode ser suficiente para estelionatários fazerem um financiamento usando seu veículo. Isso bloqueia o carro para transferências. E, no mais, concede dívidas ilegais ao proprietário.

 

Test-drive seguro

 

“Explique ao interessado os detalhes de dirigibilidade do automóvel e sempre acompanhe o teste no banco da frente”, indica Fischer. Isso pode evitar acidentes e multas por causa de comportamentos inadequados, como por exemplo o uso do celular ao volante.

 

Depois de fechar a venda, deve-se garantir que o valor caiu em sua conta antes de efetuar a transferência. Consulte seu gerente do banco, caso precise. “Cuidado com cartas de crédito de consórcio e com transferências que vão compensar mais tarde, como DOCs”, ressalta Fischer.

 

Assinatura do CRV

 

Quando receber o pagamento, vá com comprador até o cartório e garanta a assinatura do CRV. Na prática, se o vendedor assinar o CRV e o comprador não assinar, poderá delongar a transferência por meses. Ou seja, o carro estará no seu nome, mas em posse de outra pessoa.

 

Vistoria

 

Em transações online de compra e venda, todo cuidado é pouco. E para o sucesso da negociação, é preciso sempre verificar o produto por completo. Em se tratando de automóveis, nunca abra mão de consultar o Renavam e conferir se há pendências.

 

Mas se essas ações não forem suficientes, é necessário encontrar empresas especializadas para fazerem a vistoria. Apenas um laudo técnico irá descobrir se o carro já foi batido, se apresenta dados na estrutura, ou mesmo se participou de leilão ou foi vítima de roubos ou furtos.

 

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS:

• Canal do Youtube – Clique aqui!
• Instagram – instagram.com/rkmotors.com.br
• Facebook – facebook.com/rkmotors.com.br
• Canal do Telegram – Clique aqui!

 



LEIA MAIS: