Imagem: freepik
A infraestrutura oferecida ainda é fraca, mas a boa notícia é que tem subido consideravelmente o número de vendas desse tipo de veículo, o que tem refletido diretamente no aumento do número de postos de recarga disponíveis no país. Ainda longe do ideal, nunca foi tão simples recarregar um carro elétrico.
De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), em uma pesquisa realizada com a Tupinambá Energia, o número de eletropostos aumentou 50% entre os meses de março e julho de 2021, indo de 500 pontos para 754 — sendo 735 em operação. O grande destaque fica para o estado de São Paulo, que possui quase metade de todos os eletropostos existentes no Brasil. Não foram contabilizados, porém, carregadores particulares e os das concessionárias.
Além disso, foi traçado um perfil de recarga do país, que considerou semipúblicos, como shoppings e supermercados. Logo a divisão atual encontra-se assim:
- Exclusivamente Tipo 1;
- Exclusivamente Tipo 2 (a grande maioria);
- Exclusivamente CHAdeMO;
- Exclusivamente CCS 2;
- Tipo 1 e Tipo 2 (pontos com ambas as opções);
- Tipo 2/CHAdeMo/CCS 2 (pontos com as três opções);
- Padrão Tesla.
A maioria desses equipamentos são de até 7,4 kW por causa da infraestrutura elétrica dos imóveis. Mas tem crescido o número de estações de 11 kW e 22 kW devido a venda de mais veículos que utilizam essas cargas em corrente alternada. Quanto à potência, os equipamentos unicamente CCS2 atuam com 24 kW e os que operam com plugues AC e DC na maioria são de 50 kW.
Já a divisão por estado ficou dessa maneira:
- São Paulo: 49,31%;
- Santa Catarina: 11,03%;
- Rio de Janeiro: 9,31%;
- Paraná: 7,93%;
- Distrito Federal: 7,59%;
- Minas Gerais: 6,21%;
- Espírito Santo: 2,76%;
- Rio Grande do Sul: 2,07%;
- Pernambuco: 1,72%;
- Goiás: 1,03%;
- Bahia: 0,34%;
- Mato Grosso: 0,34%;
- Mato Grosso do Sul: 0,34%.
NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS:
• Canal do Youtube – Clique aqui!
• Instagram – instagram.com/rkmotors.com.br
• Facebook – facebook.com/rkmotors.com.br
• Canal do Telegram – Clique aqui!