Rk Motors
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
Se você mora em regiões onde existem fábricas de automóveis, você já deve ter se deparado com um carro camuflado nas ruas.

Carro camuflado: por que os fabricantes usam disfarces em seus veículos?

Publicado em 27/07/2021, por RK Motors

Se você mora em regiões onde existem fábricas de automóveis, você já deve ter se deparado com um carro camuflado nas ruas.

 

newhondacivic carro camuflado - rkmotors

 

Com apliques e pinturas foscos ou até quadriculados cobrindo toda a lataria, às vezes os disfarces podem ser mais leves ou mais pesados, e isso está diretamente relacionado à proximidade do lançamento. Mas afinal, qual o motivo de tudo isso?

 

É simples: os fabricantes não querem que imagens ou informações sobre futuros modelos circulem antes do lançamento. Primeiro, para que a novidade seja uma surpresa e tenha impacto ao ser apresentada.

 

Em segundo, porque quando o consumidor descobre que determinado veículo será substituído por uma segunda geração ou até por outro inédito, ele geralmente posterga a  compra. E as montadoras não querem que as próprias vendas sofram quedas.

 

Como um carro pode ser camuflado?

 

O assessor técnico Ricardo Dilser explica que as marcas do Grupo Stellantis utilizam dois tipos de disfarces quando desenvolvem novos veículos. Na fase inicial, quando há apenas informações extraoficiais em circulação, os protótipos rodam quase 100% encobertos, com pintura em preto fosco e até apliques sobre a lataria. O objetivo é impedir a percepção de todos os detalhes de design e das formas.

 

Em um segundo momento, quando o lançamento já está confirmado e próximo, o carro é camuflado de maneira mais leve. Nessa fase, o disfarce contém adesivos plásticos, geralmente dispostos em uma trama quadriculada, conhecida como “zebrada”. Esse tipo de estampa também dificulta a percepção de volumes e das linhas gerais do veículo, mas já permite ver algumas características.

 

Dilser traz como exemplo o Pulse, novo SUV da Fiat, baseado no Argo: o modelo teve o nome revelado na última edição do programa Big Brother Brasil, está com lançamento confirmado para o mês que vem e já teve até algumas fotos oficiais divulgadas. Desse modo, as unidades que realizam os testes finais de rodagem exibem a roupagem zebrada, mais leve. Porém, antes disso, o carro ainda rodava escondido ao máximo.

 




LEIA MAIS: