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RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
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Consumir pela internet, de forma rápida e sem sair de casa é a nova realidade e o novo jeito pandêmico de consumir, e o carro próprio voltou a ser um sonho de consumo.

Carro por assinatura esta na lista de desejos dos brasileiros

Publicado em 29/06/2021, por RK Motors

Consumir pela internet, de forma rápida e sem sair de casa é a nova realidade e o novo jeito pandêmico de consumir, e o carro próprio voltou a ser um sonho de consumo.

carro por assinatura rk motors

 

Que o coronavírus trouxe um novo modelo de comportamento de consumo para o mundo é inegável, no Brasil não foi diferente.

 

Segundo um levantamento divulgado pelo Instituto Vox Populi e encomendado pelo IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar), na última segunda-feira (28/06/2021), a pandemia fez crescer os interesses pelo carro próprio, aparelhos celulares, acesso à internet de alta velocidade e computadores.

 

"O medo de contágio pela covid-19 fez o carro voltar a ser objeto de desejo do brasileiro, como forma de evitar deslocamentos em veículos com aglomerações, enquanto o distanciamento social impôs maior uso de dispositivos eletrônicos e banda larga, para consultas em telemedicina, aulas online para filhos em idade escolar", avalia o superintendente executivo do IESS, José Cechin.

 

O estudo mostrou ainda que ter um plano de saúde está entre os três maiores desejos do brasileiro, atrás apenas da casa própria e da educação. Para Cechin, a mudança no ranking que colocou a casa própria entre os bens mais desejados em 2021 também pode ser um reflexo da pandemia.

 

O índice, que mede a intenção de continuar no plano de saúde atual, também alcançou o melhor desempenho na série histórica, iniciada em 2015. No período, o indicador aumentou de 86% para 90%, com o acréscimo de dois pontos percentuais entre 2019 e 2021.

 

"A taxa vem em linha com outros números da pesquisa e reforça que o brasileiro passou a valorizar ainda mais o plano de saúde em meio à pandemia", aponta Cechin.

 

Carros por assinatura: desejo repaginado

 

Com a pandemia, o carro que sempre foi uma paixão brasileira voltou a ser um sonho como a casa própria. Agora o mercado está adquirindo novos vieses de consumo, indo ao encontro da nova realidade: a modalidade de assinatura.

 

Trata-se de um modelo que tem como referência os serviços de streaming, como Netflix, Spotify e Amazon Prime. Segundo o ex-executivo da Aston Martin e da Nissan, Andy Palmer, em artigo recente publicado no Insider, o modelo tem grande potencial para atrair a geração Z.

 

“Simples e sem amarras, os serviços de assinatura parecem viáveis para todo tipo de produto”, avalia Palmer no artigo. De acordo com Martin, a indústria automotiva vem passando por mudanças significativas nos últimos anos e deve considerar sobretudo os novos hábitos de consumo.

 

 “Com o modelo Netflix se tornando tão popular em outros segmentos, é de se esperar que os consumidores comecem a exigir esse nível de flexibilidade para itens mais caros”, escreve o especialista.

 

“Executivos do setor automotivo têm dedicado maior parte do tempo e da atenção a aspectos técnicos e físicos dos carros que produzem”, opina. “No entanto, mudanças no comportamento dos consumidores estão fomentando outra grande mudança para a indústria”.

 

Para o ex-executivo da Aston Martin, o estilo de vida e o poder de compra dos Millennials e da Geração Z explicam o sucesso dos serviços por assinatura. As novas gerações teriam uma relação diferente com os veículos.

 

“Para os baby boomers, os carros eram sinal de prosperidade no pós-guerra”, cita. “Para a Geração X”, ele diz, “os carros simbolizavam status e riqueza”.

 

Mudança gradativa

 

Ainda segundo a análise de Andy Palmer, os empresários estão, aos poucos, entendendo e adequando seus negócios. Um exemplo é o da Volvo, que lançou no ano passado um serviço de assinaturas. Agora, recentemente a Ford lançou seu sistema de carros por assinatura 100% digital.

 

De acordo com Palmer, a grande vantagem do modelo por assinatura é conciliar a comodidade de aplicativos, como Uber, com a facilidade de o cliente ter um veículo sempre à disposição.

 

Outra tendência do setor que também pode influenciar o jeito de consumir os veículos é o aumento da frota de carros elétricos.  “Após certo tempo de uso, as baterias ficam menos eficazes”, observa Palmer. “Isso significa que você alcançará uma quilometragem cada vez menor com uma carga”.

 

“Em vez de substituir todo o veículo, o que seria caro e ineficiente, o leasing da bateria, pode se tornar o padrão para os motoristas em um futuro próximo”, prevê.

 

“O setor é conhecido por sua resistência a mudanças e pode achar difícil lidar com isso”, acrescenta Palmer. “A boa notícia é que isso requer uma mudança de marketing, em vez de operacional, que é mais fácil de gerenciar”, complementa.

 




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