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RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
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Com o preço em alta e até ultrapassando os R$ 7 por litro em algumas cidades, o assunto combustível nunca esteve tão em alta.

Combustíveis aditivados: mitos e verdades

Publicado em 06/09/2021, por RK Motors

Com o preço em alta e até ultrapassando os R$ 7 por litro em algumas cidades, o assunto combustível nunca esteve tão em alta.

 

gasolina aditivada - rk motors

Imagem: freepik

 

Com base na realidade atual, especialistas e montadoras tem alertado sobre os mitos e verdades dos combustíveis aditivados, e são unânimes: eles são os mais recomendados para abastecer os veículos, uma vez que proporcionam muitas vantagens para o motor, especialmente a longo prazo.  

 

"Eles limpam, protegem e trazem mais performance e rendimento. O abastecimento frequente com combustíveis aditivados ajuda a manter bicos injetores, pistões e demais partes internas do motor nas melhores condições, por mais tempo", alerta Gilberto Pose, especialista em combustíveis da Raízen, licenciada da marca Shell.

 

No entanto ainda existem diversos mitos em torno da gasolina, etanol e diesel aditivado. Para sanar as dúvidas, reunimos as principais lendas e explicamos o que é mito e o que é verdade. Veja 7 mitos e verdades sobre o tema:

 

1. Gasolina aditivada é mais pura

 

Mito - O grau de pureza da gasolina não depende da quantidade de aditivos. O que define essa propriedade é o refinamento. No Brasil, a maior parte da gasolina comercializada nos postos é refinada pela Petrobras ou importada.

 

E é nesse ambiente, que a gasolina comum é feita e consequentemente, onde a pureza é definida. Depois, a gasolina é fornecida às distribuidoras, que são responsáveis por misturar os aditivos específicos. "Os aditivos não melhoram a pureza do combustível. Eles são compostos por detergentes, dispersantes e formadores de películas protetoras, que limpam e protegem o motor", explica Pose.

 

2. Combustível aditivado "vicia" o motor

 

Mito - Quanto mais utilizar o combustível aditivado, melhor é. A constância na utilização ajuda a limpar e manter o motor sem resíduos, protege e lubrifica as partes internas em contato com o produto para que deslizem e assim reduzam o gasto de energia e auxiliem a performance e o desempenho.

 

De acordo com Pose, "além dos benefícios a médio e longo prazo, no caso dos combustíveis aditivados da família Shell V-Power incluímos a tecnologia exclusiva Dynaflex, que possibilita ainda mais performance e rendimento, agindo em altas e baixas rotações do motor, seja no anda e para das cidades ou na fluidez das estradas".

 

3. Colocar combustível aditivado em carro que só utiliza comum causa falha no motor

 

Mito - As falhas ocorrem justamente pelos resíduos amontoados no motor, que atrapalham o fluxo correto de combustível. Ao abastecer com produtos aditivados, esses resíduos são limpos pelos detergentes que existem na fórmula. "Mas não se preocupe. Os dispersantes presentes nos combustíveis aditivados têm a função de ‘quebrar’ os resíduos que se desprendem do motor em partículas microscópicas, evitando que se acumulem nos filtros", tranquiliza Pose.

 

4. Combustível aditivado adiciona potência ao motor

 

Mito - Os combustíveis aditivados fazem a limpeza do sistema de injeção, válvulas e pistões, mantendo todo o motor com o fluxo correto de combustível, cooperando para a atuação e melhor performance. O que faz a diferença na potência é a octanagem do combustível.

 

Enquanto os combustíveis aditivados têm o mesmo índice de octanas que os comuns - no mínimo 92 octanas RON para a gasolina -, os combustíveis premium têm octanas superiores. Nos postos Shell, a gasolina de alto desempenho Shell V-Power Racing tem mínimo de 97 octanas RON, por exemplo.

 

"Mesmo os motores de baixa cilindrada ou flex podem ser abastecidos com combustível de alta octanagem. O diferencial de performance, porém, é mais perceptível em veículos com motores de alto desempenho", avisa Pose.

 

Se você tem dúvida quanto a indicação da gasolina premium para o seu veículo, consulte o manual do proprietário. "E abastecer o veículo com octanagens muito acima da aconselhada pelo fabricante não traz ganho de potência extra para o motor".

 

5. Usar combustível aditivado apenas uma vez é o suficiente

 

Mito - Um veículo que utiliza sempre combustível comum pode ter muitos resíduos nas partes internas do motor. Se a intenção é fazer a limpeza total, é necessário abastecer de 4 a 5 tanques com um bom combustível de qualidade. "O mais indicado é que o uso de combustíveis aditivados seja frequente pois, além de limpar, os aditivos evitam a formação de novos depósitos de resíduos", sugere Pose.

 

6. Tanquinho de partida a frio deve ser abastecido com gasolina aditivada

 

Verdade - O aditivo aumenta o tempo de resistência a oxidação, dando mais estabilidade aos combustíveis. Por ser utilizado com menos frequência, o ideal é que o tanque de partida a frio seja sempre abastecido com combustível aditivado. "Os aditivos retardam o envelhecimento da gasolina que, com o tempo, pode ficar mais densa devido a evaporação de frações leves e gerar falhas na partida do motor em dias mais frios", explica Pose

 

7. A gasolina não "suja" o motor, isso é culpa do lubrificante

 

Verdade - Os lubrificantes, por melhores que sejam, são um dos principais responsáveis pela formação de resíduos que prejudicam o bom funcionamento do motor. Com o tempo, os vapores liberados naturalmente pelos lubrificantes assentam nas válvulas de admissão e na ponta dos bicos injetores, impedindo a livre passagem de combustível e diminuindo o desempenho do veículo.

 

Utilizar combustíveis aditivados ajuda a expurgar o acúmulo de sujeira. "Os aditivos possuem detergentes que dissolvem os resíduos e previnem a formação de novos depósitos. Sem acúmulo de resíduos, a passagem do combustível no interior do motor flui melhor e com um fluxo correto, refletindo em uma melhora na performance e desempenho dos veículos", afirma Pose.

 

Os aditivados também possuem dispersantes que separam os resíduos em partes microscópicas, evitando problemas nos filtros de combustível.

 

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