Rk Motors
0
0
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
Considerado um caminho sem volta no setor automobilístico, a eletrificação tem invadido o segmento e levado as oficinas a se preparem para um novo jeito de trabalhar.

Como as oficinas vão se reciclar para receber os carros elétricos no Brasil?

Publicado em 23/08/2021, por RK Motors

Considerado um caminho sem volta no setor automobilístico, a eletrificação tem invadido o segmento e levado as oficinas a se preparem para um novo jeito de trabalhar.

 

motor carro elétrico nissan zero emission - rk motors

 

Novos lançamentos a todo momento e a indústria já confirmou, que num futuro próximo, só serão vendidos híbridos e elétricos.

 

Um exemplo é a marca Volvo, que confirmou a importação apenas de carros elétricos para o País. Aliás o Brasil, é um dos dois únicos mercados onde a marca sueca tomou essa decisão, considerada arrojada. O outro país é a Noruega, que adquire 100% de carros elétricos.

 

Apesar da notícia ter um ar de modernidade e parecer muito boa, ela já começou a causar dor de cabeça no setor de reparos. Os profissionais estão praticamente tendo que reaprender tudo o que já sabem, para  acompanhar a nova tecnologia.

 

“Esta é uma questão que já é ‘para ontem’. Todos os lançamentos da indústria têm sido elétricos, e os futuros também serão. Então as coisas já estão acontecendo, embora (a transição) ainda vá demorar um pouco”, afirma Ricardo Takahira, vice-coordenador da Comissão Técnica de Veículos Elétricos e Híbridos da SAE Brasil.

 

Mesmo com carros híbridos e elétricos ainda em pequena escala, a expectativa é que o setor mude rapidamente o cenário na próxima década.

 

De acordo com a ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos) este ano deve encerrar com cerca de 28 mil unidades de elétricos vendidos. O que representa um aumento de 42% em relação a 2020.

 

Fim da "manutenção tradicional"

 

O crescimento do segmento é bom, mas o problema é que nem todo mundo vai ter um bom serviço de pós-venda de qualidade.

 

“Hoje existem marcas conhecidas que já venderam muitos carros, mas não oferecem concessionárias, nem oficinas credenciadas para assistência técnica. Temos marcas grandes e consolidadas ao lado de outras menores sem um futuro muito definido. E todas vão precisar de conhecimento”, afirma Takahira.

 

Os carros 100% elétricos tem problemas diferentes dos veículos de motor a combustão. Se um carro elétrico permite que as revisões aconteçam em intervalos maiores por ter um menor desgaste nas peças, por outro a duração da bateria será menor.

 

Problemas como queda de autonomia após um período de recarga será um dos problemas que poderá acontecer. Daí entra a questão do custo: alguns pacotes novos de bateria são caros e podem custar quase o preço de um carro 0 km.

 

“A manutenção existe, mas ela é muito mais espaçada e é mais cara quando precisa ser realizada. Então todos os conceitos tradicionais vão mudar”, diz Takahira.

 

Com o fim da garantia, o consumidor geralmente recorre a um mecânico de confiança e no caso dos elétricos será da mesma forma. A questão é que a maioria ainda não está capacitado para isso.

 

“Vejo até semelhanças com o que ocorreu na transição dos carros a carburador para os equipados com injeção eletrônica. Mas hoje é um pouco pior, já que, quanto mais elétrico e moderno, maior será a quantidade de equipamentos de diagnóstico que você vai precisar”.

 

Em sala de aula

 

Algumas instituições, de olho no mercado, já estão oferecendo a capacitação para quem deseja aprender mais sobre veículos eletrificados.

 

O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) ministra cursos livres e de pós-graduação voltados exclusivamente para a manutenção de carros elétricos e híbridos.

 

“Algumas marcas utilizam a estrutura da escola para treinar a rede de concessionárias. São técnicos que repassam o conhecimento de treinamento e o Senai recebe os técnicos e profissionais de concessionárias. E isso funciona muito bem”, conta Ricardo.

 

Professor em diversas instituições de ensino na região Sudeste (como o próprio Senai), Takahira alerta que o conhecimento também é fundamental para evitar acidentes graves e até fatais.

 

Logo, as fabricantes precisam assegurar que seus colaboradores sejam treinados de forma correta.

 

“Se o profissional não for treinado corretamente, nem contar com EPIs, ele pode sofrer um acidente. É por isso que é de responsabilidade da própria empresa cuidar desse treinamento”.

 

Para Takahira, a manutenção dos eletrificados pode ser mais simples, mas precisa de atenção especial a um componente:

 

“O carro está ficando como uma televisão, em que você pode trocar alguns módulos e ela volta a funcionar. O problema está mesmo nas baterias”.

 

Já conhece a RK Motors? O seu guia automotivo! 

 

A RK Motors é um portal de pesquisa e informação dedicado ao setor automotivo e de utilidades para motoristas e viajantes. Somos apaixonados por tudo relacionado a carros, motos, caminhões, e todo o universo que os cerca.

 

Cadastre sua empresa agora GRATUITAMENTE

 

Aqui procuramos oferecer todos os dias o conteúdo de maior valor ao nosso público, levando informações que ajudem na tomada de decisões sobre compra de produtos ou prestação de serviços. Oferecemos para nosso público também dicas automotivas, notícias, matérias, roteiros de viagens e eventos que acontecem todos os meses em várias cidades do país. Além da pesquisa de empresas do setor automotivo, também temos a categoria de anúncios de postos de combustíveis, estacionamentos, restaurantes e hotéis.

 

TIPOS de ANÚNCIOS na RK Motors

 

• Anúncio em produtos ou serviços (Oficinas mecânicas, Auto centers, Auto elétricas, Autopeças, Borracharias, Chaveiros, Ferro velhos, Funilarias, Latoarias, Mecânica de caminhões, Mecânica de motos e muito mais categorias) *Grátis

• Anúncio em utilidades (Postos de combustíveis, Estacionamentos, Restaurantes e Hotéis) *Grátis

• Anúncio em banners (Escolha a posição na home do site e seu prazo de veiculação) *Pago

• Anuncie um texto (Matéria, notícia, dica, evento ou roteiro) *Pago

 

Cadastre sua empresa agora GRATUITAMENTE - AUMENTE SUA VISIBILIDADE E AS VENDAS DO SEU NEGÓCIO 

 

Conheça: ANUNCIE AQUI

 

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS:

• Canal do Youtube – Clique aqui!
• Instagram – instagram.com/rkmotors.com.br
• Facebook – facebook.com/rkmotors.com.br
• Canal do Telegram – Clique aqui!

 



LEIA MAIS: