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RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
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Para uma empresa crescer e se firmar no mercado é preciso que ela esteja sempre atualizada, ou seja, sempre se adequando ao cenário atual.

Como calcular o retorno sobre investimentos da sua oficina mecânica?

Publicado em 25/08/2021, por RK Motors

Para uma empresa crescer e se firmar no mercado é preciso que ela esteja sempre atualizada, ou seja, sempre se adequando ao cenário atual.

 

ganhar dinheiro com oficina mecânica - rk motors

 

E isso só pode ser feito com novos investimentos. Por isso saber calcular o Retorno sobre Investimentos (ROI) é muito importante. É através desse indicador que você sabe se o que tem sido investido no seu empreendimento fez sua empresa ganhar ou perder.

 

Considerando o atual contexto econômico do País, fica mais evidente a necessidade de se ter uma gestão financeira assertiva. Que tal então, entender melhor o que é ROI, como calcular e quais as vantagens desse indicador para a sua oficina mecânica? Continue a leitura!

 

O que é ROI?

 

O Retorno sobre Investimentos ou ROI é uma métrica que permite ao empreendedor calcular quanto a empresa ganha ou perde diante de um investimento. Logo, o ROI pode ser empregado para medir qualquer ação que tenha como propósito ter lucros em curto, médio e longo prazo, como:

 

- As campanhas de marketing;

- Aquisição de ferramentas de gestão;

- A realização de treinamentos de venda;

- A implementação de novas estratégias para retenção de clientes, etc.

 

Com o uso correto do ROI, você é capaz de ver não só de os investimentos que têm maiores chances de gerar lucros, mas também otimizar os que já dão resultado.

 

Como é realizado ROI?

 

Siga fórmula:

 

- ROI = (receita – custo ÷ custo) × 100

 

Ela pode ser utilizada para calcular o ROI da empresa de forma geral e também para avaliar resultados de investimentos específicos.

 

Com o ROI você também identifica falhas que atrapalham o crescimento da empresa.

 

O resultado é em porcentagem, portanto permite visualizar quais as ações têm dado melhor retorno.

 

ROI na prática

 

Para ajudar você a entender o ROI, vamos dar um exemplo prático: um empreendedor administra tanto uma oficina mecânica quanto uma loja virtual de peças automotivas. Em um mês, as duas empresas conseguiram obter em vendas um total de R$ 185.000,00. Sendo que R$ 150.000,00 foi da oficina e R$ 35.000,00 da loja virtual.

 

Para manter o site em funcionamento, esse gestor precisa desembolsar R$ 5.000,00, enquanto na oficina necessita de R$ 15.000,00. Dessa maneira, a operação para calcular o ROI da loja virtual seria:

 

- ROI (35.000 – 5.000 ÷ 5.000) × 100 = 600%.

 

Ou seja, a loja virtual teve um ganho de 600% de retorno, a cada R$ 1,00 investido o gestor teve R$ 6,00 de lucro.

 

Já na oficina mecânica o ROI foi de 900%:

ROI (150.000 – 15.000 ÷ 15.000) × 100 = 900%.

 

Análise de ações individuais

 

No exemplo supracitado, o ROI da oficina mecânica e do site foi calculado individualmente, mas levando em consideração o lucro total da empresa. Mas, é possível analisar ações individuais que são realizadas dentro de cada empreendimento, tais como as estratégias de:

 

- Marketing de conteúdo;

- Mídias sociais;

- Blog corporativo;

- Campanhas no Google AdWords;

- E-mail marketing;

- SEO.

 

É importante destacar que o resultado do ROI varia conforme a qualidade do planejamento, eficiência da execução, entre outras ações. É necessário considerar:

 

- Que ações foram feitas ou deixaram de ser feitas e que influenciaram no resultado?

- Que ações resultaram em um alto ROI?

- Se existe a possibilidade de implantar as ações que resultaram em um alto ROI nas demais estratégias da empresa?

- Quais os diferenciais competitivos da empresa?

- As campanhas têm um retorno semelhante ao de concorrentes?

- Os resultados obtidos têm feito sua empresa se destacar no setor que atua?

 

No exemplo que mostramos, o ROI da oficina foi positivo. No entanto, é preciso entender que é possível se deparar com um resultado negativo também.

 

Quais são as informações necessárias?

 

Como você pode perceber, a fórmula para calcular o ROI é simples. Você só precisa do valor total da receita e do custo. Aqui é importante saber que receita é todo o dinheiro que a empresa conseguiu através das vendas durante determinado período.

 

Logo, é fundamental saber que na hora de calcular o ROI deve-se considerar apenas o valor adquirido pelo setor escolhido. Ou seja, se você quiser descobrir o ROI do departamento de marketing da sua oficina, por exemplo, considere somente o valor da receita e custo gerado pelo setor.

 

Já os custos são todas as despesas que tornaram possível o investimento. No caso da oficina mecânica, os custos são o salário dos funcionários, gastos com as estratégias de marketing, aquisição de novas ferramentas para otimizar o serviço, aluguel do espaço, entre outros.

 

Como utilizar o ROI em uma oficina mecânica?

 

Uma empresa nunca deverá permanecer em uma ação que não lhe dê os resultados esperados. Para não correr o risco de afetar a sustentabilidade do negócio, torna-se evidente que a utilização do ROI é fundamental.

 

Afinal, esse indicador é uma forma hábil de você controlar suas ações e verificar o retorno de cada um. A finalidade? Garantir que o lucro seja maior que o investimento.

 

Estratégias e investimentos

 

Imagine que a sua oficina está investindo em atendimento pós-venda com objetivo de fidelizar clientes. Essa estratégia pode ser encarada como um investimento. Contudo, essa ação terá um custo para ser executada. Logo, é preciso observar se o retorno vai ser maior que o investimento.

 

Neste caso, para saber se uma equipe de pós-venda vale a pena ser contratada, basta analisar:

 

- A diferença entre a taxa de retenção de clientes antes e depois da contratação do serviço;

- O nível de satisfação do cliente;

- Se a margem de lucros da empresa aumentou significativamente o investimento;

- Se o retorno foi maior que o investimento.

 

Todas as respostas para essas perguntas você consegue através da análise do ROI.

 

É através dele que você vai conseguir mensurar o desempenho da sua oficina mecânica, de maneira que seja viável assegurar a execução de cada ação.

 

Quais são os benefícios do ROI?

 

Para mensurar suas ações e visualizar os seguintes benefícios:

 

Melhoria na avaliação dos investimentos

 

Uma empresa deve fazer constantes melhorias e investimentos para continuar competitiva no mercado, logo o uso do ROI permite analisar quais ações geram os melhores resultados.

 

Então, com o resultado do ROI em mãos é possível fazer uma análise eficaz dos investimentos que estão sendo feitos.

 

Identificação de outros tipos de investimento

 

Com uma visão clara dos seus resultados, fica mais fácil saber quais estratégias estão dando mais certo em sua oficina.

 

Logo, isso também te possibilita ir atrás de outras soluções que garantam os resultados esperados ou realizar otimizações que potencializem a ação.

 

Visualização de possíveis melhorias

 

Considerando que um negócio deve prezar pelo bom investimento dos seus recursos, de forma que aumente o seu crescimento, fica evidente que ajustes devem ser feitos constantemente. Esse cuidado é essencial para evitar desperdícios e conseguir resultados positivos.

 

Auxílio na tomada de decisão

 

Com a alta competitividade é fundamental que todas as decisões tomadas sejam com base na análise de dados de indicadores e pesquisas. Ao fazer isso, suas escolhas passam a ter maiores chances de acertos.

 

Corte de gastos desnecessários

 

Tudo aquilo que não proporciona lucro e ajuda no desperdício de recursos deve ser descartado. Ao fazer isso, todos os gastos que são identificados como desnecessários vão sendo eliminados.

 

Aumento nos lucros da oficina mecânica

 

O fato de eliminar gastos desnecessários já ajuda com o aumento das suas receitas. No entanto, a utilização correta do ROI ainda ajuda você otimizar a sua gestão de preços e administrar o dinheiro da empresa da forma mais inteligente e lucrativa.

 

Resultados duradouros

 

O uso do ROI deve ser contínuo para assim garantir resultados positivos constantes no seu negócio. Além de acompanhar o desenvolvimento de duas ações é fundamental ter a capacidade de criar soluções rápidas para corrigir as falhas encontradas.

 

Aumento na moral da equipe

 

Mostrando resultados positivos através de números, influencia diretamente o engajamento e a motivação da equipe. Por outro lado, quando o colaborador não tem certeza do sucesso da própria empresa, ele se sente perdido e sem impulso para entregar um bom trabalho.

 

Fortalecimento da cultura

 

O uso do ROI pode fortalecer a cultura da sua oficina mecânica. Pois, a partir do momento em que você utiliza esse indicador, sua equipe consegue:

 

- Desenvolver um olhar analítico sobre as ações;

- Entender melhor o comportamento do consumidor;

- Focar na conquista de resultados melhores;

- Descobrir melhores oportunidades de crescimento;

- Adotar decisões mais precisas.

 

Qual é a importância de analisar o ROI da oficina mecânica?

 

Resumidamente o ROI na oficina serve para ter controle sobre os métodos, ferramentas e estratégias que são utilizadas para promover seu crescimento.

 

Mas, como escolher a melhor para o seu negócio? A resposta é simples: através do acompanhamento do ROI da empresa. Quando você acompanha o retorno sobre investimentos consegue encontrar as respostas para:

 

- Quais são as principais fontes de lucro da oficina?

- Quais são os canais de comunicação mais eficientes e condizentes com o perfil da sua empresa e do seu público?

- Quais melhorias podem ser realizadas para crescer suas vendas?

- O seu cliente tem ficado satisfeito?

- Seu marketing tem gerado os resultados esperados?

 

Importante destacar que a análise do ROI não dá respostas completas e suficientes, o que significa que você precisará aliar esse indicador a outras ferramentas.

 

O que é um bom ROI?

 

Aquele que o valor do retorno é maior que o investimento. No entanto, devemos deixar claro que esse indicador tem limitações, embora não prejudique em nada na sua eficiência.

 

Por exemplo, um retorno sobre investimento de 7% é bom ou ruim? A resposta é: depende da ação que está sendo analisada.

 

Isso porque, se o ROI de 7% se refere a um retorno diário, o resultado pode ser positivo. Agora, se esse valor diz respeito a um ROI de longo prazo, é sinal de que algo não vai bem.

 

Você também precisa saber que o cálculo do ROI não considera os seguintes fatores:

 

- O tempo de duração do investimento;

- As flutuações de valor causadas pelo aumento ou redução da inflação;

- A sazonalidade.

 

Sobre os resultados obtidos

 

O ROI pode ser facilmente manipulado, logo é fundamental saber a origem dos valores das receitas e dos custos que serão utilizados no cálculo.

 

Isso porque você pode avaliar, por exemplo, o resultado do ROI de dois serviços feitos considerando como receita o lucro bruto de cada um deles e o custo, bem como as despesas geradas para prestar o serviço.

 

A equipe do setor financeiro, entretanto, pode fazer a mesma análise ao utilizar valores diferentes. Nesse caso, o lucro líquido de cada serviço é considerado como receita, e os investimentos realizados para atrair o cliente e fazer a venda são vistos como custos.

 

Então, para que não ocorra descordos entre os resultados do ROI é muito importante que toda a empresa padronize os números a serem utilizados.

 

Como os produtos de qualidade interferem no ROI?

 

O investimento em ferramentas de qualidade colabora para a otimização de seus serviços e melhora a qualidade das suas entregas, sabia? O mesmo vale para o uso boas peças e produtos.

 

Quando o cliente vê que o estabelecimento utiliza itens de qualidade, feitos por marcas conhecidas, fica mais confiante e satisfeito. E isso influencia diretamente no aumento da lucratividade da empresa, porque o cliente, sem dúvidas, voltará a utilizar os seus serviços.

 

As chances de fidelizar o cliente ficam maiores e o retorno sobre investimentos também aumenta conforme o consumidor adquire seus produtos e serviços.

 

Mas, diante de tantas opções de marcas e produtos, como escolher a melhor?

 

O mercado automotivo tem se tornado cada vez mais amplo, favorecendo a diversidade de produtos e serviços. Para acertar na escolha é interessante primeiro que você análise o histórico e a reputação de cada um.

 

Qualidade de seus produtos

 

Em seguida, observe a qualidade dos produtos. A Fras-le, por exemplo, é uma fabricante de peças de fricção automotiva de altíssima qualidade, conhecida nacional e internacionalmente.

 

Esse reconhecimento se deve por ser uma empresa que preza pela segurança dos seus clientes. Suas peças são de alto nível de resistência e durabilidade.

 

Agora você já tem todas as dicas e informações necessárias para conseguir calcular ROI da sua oficina mecânica. E assim, identificar novas oportunidade de negócios e obter  estratégias com mais resultados.

 

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