Rk Motors
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
Você já é motorista de caminhão, mas quer ter mais liberdade e ganhar mais?

Como se tornar um caminhoneiro autônomo? Veja nossas dicas!

Publicado em 05/08/2021, por RK Motors

Você já é motorista de caminhão, mas quer ter mais liberdade e ganhar mais?

 

Como se tornar um caminhoneiro autônomo - rk motors

 

Então, tornar-se um caminhoneiro autônomo pode ser uma ótima opção. Embora a modalidade apresente desafios que ainda necessitam de ajustes, o trabalho autônomo oferece a oportunidade de conquistar a independência financeira e dar início a um novo negócio.

 

Prova disso é que cada vez mais profissionais têm optado por esse estilo de trabalho. No entanto, para garantir o sucesso da sua carreira, é necessário ter em mente que trabalhar por conta própria requer muito esforço e dedicação. Afinal, você será o seu próprio chefe e o responsável por administrar o seu serviço. 

 

Isso significa que a busca por clientes, o monitoramento da qualidade das suas entregas, o gerenciamento de contas, a organização da agenda, a elaboração de contratos e a criação do cronograma de manutenções do caminhão serão tarefas de sua responsabilidade. 

 

Portanto, é importante, antes de tudo, verificar se o trabalho autônomo condiz com o seu estilo de vida pessoal. Afinal, além das funções que são agregadas, é preciso saber administrar muito bem o seu dinheiro. Uma vez que, não ter um ganho fixo, passará a ser parte da sua realidade.

 

A profissão de autônomo

 

Quando iniciada de forma correta, a profissão de caminhoneiro autônomo proporciona inúmeras vantagens, como: 

 

  • Com uma boa gestão financeira, é possível aumentar a margem de lucro;
  • Permite trabalhar no próprio ritmo, dentro do combinado com o cliente;
  • Possibilita passar mais tempo com a família, uma vez que você mesmo define o seu período de trabalho;
  • Proporciona mais qualidade de vida.

 

Para te ajudar fizemos um artigo com todos os detalhes para você ser um caminhoneiro autônomo de sucesso.

 

Elabore um plano de ação

 

Como você passará a ser responsável por tudo, será de extrema importância ter um plano de ação. O objetivo é assegurar que todos os seus compromissos sejam realizados sem atrasos ou maiores problemas. 

 

O plano de ação consiste em organizar seus afazeres por itens e subitens, de modo que você consiga ter uma melhor noção das prioridades. Dispor desse recurso permite que você planeje e tome decisões com antecedência, garantindo, assim, mais acerto e a correção antecipada de eventuais problemas. 

 

Para você montar um plano de ação eficiente, é preciso atentar para três fatores fundamentais:

 

  • Definir foco da atividade

 

Ser objetivo e definir o foco das suas atividades é essencial para aproveitar melhor o tempo, eliminar o retrabalho e tornar suas ações eficazes. Quando se tem um propósito, automaticamente, você dispensa ações que não agregam. Sendo assim, o foco vai ajudar você a ir direto ao que precisa ser resolvido, sem o risco de perder tempo com distrações.

 

  • Ter um cronograma

 

Montar um cronograma permite que você tenha maior consciência das suas tarefas, sem correr o risco de deixar algum compromisso importante de lado. Além disso, ajuda na organização e a priorizar as atividades que precisam ser finalizadas logo.

 

  • Planejamento financeiro

 

Ter o controle das suas finanças é o que vai garantir que o seu negócio decole. Afinal, saber controlar seus gastos é fundamental para não correr o risco de ficar no vermelho. 

 

Dispor de um planejamento financeiro é uma forma eficiente de manter as contas em dia e não extrapolar o orçamento.

 

Então, para não correr o risco de ficar sem saldo, é preciso se planejar, economizar e, sobretudo, saber gastar na hora certa. 

 

Veja os passos para um planejamento financeiro eficiente:

 

  • Registrar todas as suas despesas fixas e variáveis e os investimentos que pretende fazer a curto, médio e longo prazo;
  • Pensar em diferentes cenários. Como o objetivo, aqui, é se preparar para lidar com imprevistos, o ideal é considerar um cenário realista, um otimista e um pessimista;
  • Traçar um caminho para alcançar seus objetivos;
  • Rever sempre o seu planejamento, para identificar possíveis melhorias.

 

Habilitação na categoria

 

Se você pretende permanecer atuando na profissão de motorista ou se está pensando em entrar para o ramo, saiba que um dos requisitos básicos para exercer a função é dispor de uma CNH válida para a categoria.

 

Sendo assim, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), para dirigir um caminhão é necessário que o motorista seja aprovado nas categorias C (para caminhões de carroceria única) e/ou E (para caminhões articulados, como a composição formada pelo cavalo mecânico mais implemento). 

 

Para habilitar-se nessas categorias, o motorista precisa seguir a ordem de aprovação. Ou seja, começar pela categoria B e esperar um ano sem cometer infrações graves ou gravíssimas ou reincidir em infrações médias para, então, habilitar-se na categoria C. O mesmo tempo de espera e orientações valem para obter a categoria E.

 

Vale ressaltar que, independentemente de a habilitação ser na categoria C ou E, para obter a aprovação, mudar de categoria ou renovar o documento, o futuro caminhoneiro autônomo precisa se submeter ao exame toxicológico. Finalizado o processo, você pode utilizar a CNH Digital ou física.

 

Como se sair bem na avaliação

 

Para ajudar você a conquistar a sua aprovação, separamos algumas dicas. Confira!

 

- Seja estudioso

 

Mesmo que você seja um motorista com experiência, é muito importante ter um tempo para estudar o conteúdo teórico. Ter as regras de trânsito na ponta da língua fará toda a diferença no momento de fazer a prova prática e de dirigir pelo país, garantindo mais segurança à sua atuação. 

 

- Pontualidade

 

Respeitar o horário de realização do teste é fundamental, pois além de evitar que você perca a prova, permite que tenha tempo para se preparar e manter a calma. 

 

- Cautela

 

Tanto na teoria quanto na prática, é preciso que você tente controlar o nervosismo e mantenha a calma para conseguir concluir todas as etapas. Na prova teórica, por exemplo, ter cautela no momento de responder às questões evita que marque uma alternativa por engano. 

 

O mesmo vale para a prova prática: ser cauteloso faz com que você saiba o que tem que ser feito e não se perca por conta do nervosismo. Além disso, ajuda a lembrar com facilidade tudo o que estudou e aprendeu. 

 

- Cuidado com as pegadinhas

 

Outra dica sobre as provas teóricas do Detran diz respeito às “pegadinhas”. Muitas das questões podem dar a entender que as respostas são óbvias, mas, quando lidas com mais atenção, você percebe que não são. Por isso, tenha muito cuidado e sempre releia as perguntas.

 

- Administre o seu tempo

 

Ambas as provas do DETRAN têm um limite de tempo para ser concluídas. Para não correr o risco de não conseguir terminar ou se apressar ao final, perdendo em capricho, é fundamental se organizar para administrar bem esse tempo.

 

- Pratique para tornar-se através da prova um caminhoneiro autonômo

 

Independentemente da sua experiência com o volante, praticar antes de fazer a prova é muito importante. Além disso, muitas das vezes, as manias que foram adquiridas como motorista podem atrapalhar o seu desempenho.

 

Abra seu MEI

 

É possível formalizar a sua atuação e desfrutar dos benefícios de um microempreendedor. Ao abrir seu MEI tudo isso é possível.

 

O Microempreendedor Individual (ou MEI) é o tipo de empresa mais simplificado que o governo oferece. Seu principal objetivo é permitir que o prestador de serviços tenha seu próprio CNPJ. Veja algumas dicas para abrir um MEI.

 

O que é necessário para abrir o MEI?

 

O MEI funciona com o mínimo de burocracia. Prova disso é que a maioria dos trâmites e processos pode ser feita pela internet. Nesse caso, basta acessar o site do governo federal, clicar na opção “Formalize-se” e seguir as orientações.

 

Os documentos necessários são:

 

  • RG (número e órgão de emissão);
  • Título de eleitor;
  • CPF;
  • Declaração do Imposto de Renda;
  • Dados do endereço residencial completo;
  • Dados para contato, como e-mail, telefone fixo e celular. 

 

Além disso, você deve acrescentar informações sobre o seu negócio, como:

 

  • O tipo de atividade que é realizada;
  • A forma de atuação. 

 

Quais as vantagens de ser caminhoneiro autônomo MEI?

 

A partir do momento em que você se torna um Microempreendedor Individual, tem como novas possibilidades:

 

  • Emissão de nota fiscal;
  • Ampliação da cartela de clientes;
  • Acesso a descontos exclusivos na aquisição de peças e acessórios automotivos, quando comprados diretamente com o fornecedor;
  • Facilidade para conseguir empréstimos e máquina de cartão, entre outros serviços financeiros.

 

O MEI também permite que você tenha acesso aos benefícios da previdência (INSS). Ou seja, mantendo a sua contribuição mensal (DAS) em dia, você tem direito a:

 

  • Aposentadoria;
  • Auxílio-doença;
  • Pensão;
  • Salário-maternidade, para as mulheres caminhoneiras autônomas;
  • Auxílio-reclusão.

 

Invista em especialização

 

Embora muitos pensem que a profissão de motorista e caminhoneiro autônomo seja apenas dirigir um veículo, como profissional, você pode ir além. Procure cursos de especialização que agreguem conhecimento. Afinal, investir na sua carreira é uma forma de obter diferenciais. 

 

Sendo assim, como caminhoneiro autônomo, você pode se especializar em:

 

  • Materiais biológicos;
  • Cargas perigosas;
  • Direção defensiva;
  • Manutenção e segurança;
  • Transporte coletivo;
  • Transporte de emergência.

 

Todas essas especializações permitem que o seu conhecimento seja expandido, pois você passa a entender melhor como são os processos que envolvem seu trabalho.

 

Parcerias de sucesso

 

No mercado empreendedor, ninguém obtém sucesso trabalhando sozinho. A busca por parcerias que tenham a mesma visão que a sua é fundamental para ajudá-lo a promover o seu negócio. Então, como caminhoneiro autônomo, é importante que você procure os seguintes parceiros:

 

Marketplace de logística e transporte

 

O marketplace nada mais é do que uma plataforma digital que permite que diferentes varejistas anunciem seus produtos. Como exemplo de marketplace temos as plataformas:

 

  • Magazine Luiza;
  • Americanas;
  • Amazon;
  • Mercado Livre.

 

O marketplace tem a mesma proposta que um shopping center, com diversas empresas reunidas em um mesmo lugar para vender seus produtos. A diferença é que todo o processo de compra ocorre por meio digital.

 

Dessa forma, assim como existe um marketplace de varejo, é possível encontrar plataformas específicas para o serviço de transporte, com a oferta de serviços de transportadoras e caminhoneiros autônomos.

 

Soluções integradas

 

Por ser uma solução que reduz os passos para a contratação, agiliza o processo de transporte e entrega e oferece maior controle sobre o serviço prestado, muitas empresas têm recorrido às opções oferecidas pelo marketplace de frete. Por esse motivo, estar inserido nessa plataforma é uma maneira de ganhar visibilidade e expandir suas possibilidades de contrato. 

 

Atualmente, existem diversas opções de marketplace de frete em que você pode anunciar seus serviços, mas a mais conhecida entre os profissionais de transporte tem sido: FreteBras, TruckPad, Cargo X, Fretefy, Quero Frete, Sontra Cargo, Mudaqui e Busca Cargas.

 

Manutenções em mecânicas de procedência

 

O caminhão é a sua principal ferramenta de trabalho, logo para garantir a realização de seu serviço, você precisa prezar pelo seu bom funcionamento. Nesse caso, o primeiro passo para manter seu veículo sempre funcionando bem é criar um cronograma de manutenções e segui-lo pontualmente. 

 

O ideal é realizar manutenções preventivas, a fim de evitar o surgimento de problemas na mecânica do caminhão que possam atrapalhar a sua rotina e causar ainda mais prejuízos. Além disso, é muito estar atento para a qualidade das peças e componentes que são adquiridos. 

 

Embora as peças paralelas sejam mais acessíveis, nem sempre essa opção é vantajosa, pois são produtos de baixa qualidade, com pouca durabilidade. Por terem um tempo de vida útil menor, você precisa substituir as peças com mais frequência.

 

Adquira peças originais

 

Por esse motivo, ressaltamos a importância de adquirir peças originais e que sejam fabricadas por empresas de confiança.

 

Ao escolher fazer as manutenções do seu caminhão apenas com profissionais qualificados e que utilizem produtos de qualidade, principalmente os que compõem o sistema de freios, você está investindo na sua principal ferramenta de trabalho e garantindo a sua segurança e conforto. 

 

Marketing pessoal

 

Mostre que seu trabalho é de qualidade. E para garantir essa primeira boa impressão, é muito importante que você invista na sua imagem. Confira nossas dicas:

 

Esteja legalizado

 

Como caminhoneiro autônomo, você deve saber que, para trafegar com segurança e tranquilidade pelas estradas brasileiras. Mantenha o cronograma de revisões do veículo em dia e cuide da parte burocrática. Para exercer a profissão de forma legal, portanto, é essencial dispor de toda a documentação necessária. Para você ter uma ideia, ao ser pego sem a documentação de transporte, você corre o risco de: 

 

  • Ter as atividades suspendidas;
  • Receber aplicação de multas;
  • Ter o veículo o apreendido;
  • Sofrer restrições no seu CNPJ.

 

Os documentos necessários para manter a legalidade do seu serviço são:

 

  • NF-e ― Nota Fiscal eletrônica;
  • DAMDFE ― Documento Auxiliar do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais;
  • DANFE ― Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica;
  • DACTE ― Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico;
  • MDF-e ― Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais;
  • CT-e ― Conhecimento de Transporte Eletrônico;
  • RCTR-C ― Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Cargas;
  • CRLV ― Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.

 

Seja cordial com o cliente

 

A maneira como você trata os seus clientes também influencia muito a sua reputação. Ofereça um atendimento de qualidade, procurando ser cordial e o mais transparente possível.

 

  • Tenha um cartão de visitas

 

O cartão de visitas nada mais é do que uma estratégia que facilita a comunicação entre você e seu potencial cliente, pois é dele que constam todas as informações de contato de que o consumidor precisa para solicitar os seus serviços.

 

Atenção à parte jurídica

 

Ao longo deste artigo, falamos sobre as vantagens de abrir o MEI e a importância de manter a documentação em dia. Como caminhoneiro autônomo, você se torna responsável por agilizar todas essas questões burocráticas, mas isso não significa que não possa ter ajuda de especialistas.

 

Nesse caso, o apoio de um contador faz toda a diferença, pois esse profissional tem como função ajudá-lo a cuidar de questões financeiras, econômicas, tributárias e patrimoniais.

 

Vídeo





LEIA MAIS: