Rk Motors
0
0
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
O setor precisa buscar no mercado alternativas para agregar mais economia e aumentar o ganho em suas operações.

Dicas para aumentar a lucratividade de uma empresa de transporte

Publicado em 05/09/2021, por RK Motors

O setor precisa buscar no mercado alternativas para agregar mais economia e aumentar o ganho em suas operações.

 

dicas fundamentais para que empresas de transporte aumentem a lucratividade - rk motors

Imagem: freepik

 

Os anos de 2020 e 2021 impuseram diversos desafios para todos com a Covid-19. Especialmente no setor de transporte, com a variação nos preços de combustíveis, insumos e pneus, o setor precisou buscar no mercado alternativas para agregar mais economia e aumentar o ganho em suas operações.

 

Flávio Batista, CEO da FB Consult – empresa especializada em consultoria em gestão de transportes – e criador do método “Transportadoras Lucrativas”, vem acompanhando de perto o cenário do Brasil e em diversos outros países. O executivo tem observado a necessidade de aprimorar a gestão, de finanças à logística, uma vez que para obter aumento do frete de acordo com a necessidade do transportador, deve haver a busca pela excelência nos setores que estão sob o controle da empresa, para que o negócio seja viável.

 

“Por 13 anos trabalhei em multinacional e transportadora e aprendi a entender onde estão os gargalos que muitas vezes aumentam os custos, diminuem a produtividade e, claro, diminuem o lucro”, conta o CEO da FB Consult.

 

Dicas para transportadoras

 

Diminuir custos e aumentar a produtividade é fundamental de acordo com Flávio Batista, para que empresas do setor de transporte tenham equilíbrio no orçamento e cresçam a lucratividade. Logo, o especialista deu algumas dicas práticas de como potencializar os negócios na indústria do transporte. Confira:

 

1 – Invista na estratégia da sua transportadora

 

“A estratégia define a estrutura”, citou Flávio. Para ele essa definição é que determina a rapidez com que uma empresa chegará ao sucesso.

 

Definir qual o tipo de cliente a empresa quer e oferecer uma estrutura de acordo, é um dos fatores mais importantes para o sucesso. A estrutura física, de pessoal, tecnologia e processos de gestão que a empresa irá ter, deve ser fundamentada no tipo de cliente e mercado que ela vai operar.

 

2 – Foque em ter a equipe certa na transportadora

 

Atrair, captar, habilitar e reter talentos, são itens essenciais para se ter uma transportadora lucrativa. Deve haver atenção redobrada para o marketing.

 

A capacitação é um dos itens mais efetivos e possuir um plano de desenvolvimento individualizado para assegurar que o profissional tenha as competências técnicas e emocionais necessárias para o trabalho, e por fim, contar com a retenção que passam por planos de cargos e salários, clima organizacional e endomarketing.

 

3 – Gestão é primordial na transportadora

 

Outro ponto essencial, segundo Flávio Batista, é o investimento em gestão de frotas. Este tem sido um dos principais obstáculos que adiam os processos de consultoria. “Observei várias vezes que muitas empresas não atingiram seu potencial por usarem sistemas obsoletos e ineficazes de gestão de frotas. A revolução tecnológica chegou com força no setor de transporte de cargas”, observa o CEO da FB Consult.

 

Por se tratar de um nicho específico de mercado, é necessário que as empresas de transportes encontrem soluções próprias para a gestão de frotas.

 

“As transportadoras precisam de softwares e serviços personalizados, de soluções que integrem a parte de manutenção, fiscal, logística e estoque e permitam ao administrador ter um overview de toda a operação. Assim é possível reduzir custos”, afirma Paulo Raymundi, CEO da Gestran, empresa de Curitiba que cria softwares para transportes há mais de 20 anos.

 

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS:

• Canal do Youtube – Clique aqui!
• Instagram – instagram.com/rkmotors.com.br
• Facebook – facebook.com/rkmotors.com.br
• Canal do Telegram – Clique aqui!

 




LEIA MAIS: